v. 8, n. 17, 2019, Publicação contínua

					Visualizar v. 8, n. 17, 2019, Publicação contínua
Publicado: 06-01-2019

Apresentação

  • Apresentação

    Claudemir de Quadros
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836098

Artigos

  • Práticas de gestão: um estudo de caso na Escola Municipal Santos Anjos/RS

    Angela Thums, Rosangela Fritsch
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834029
  • Sociedade civil e fornecimento de educação de adultos

    Thiago Bogossian
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834863
  • O papel dos arquivos pessoais e institucionais para o estudo de gestão administrativa: um estudo sobre os diretores da FCM/Unicamp

    Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, Everardo Duarte Nunes
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834219
  • Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância

    Andrea Moura da Costa Souza, Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Marcos Antônio Martins Lima, Blússia Tétis Brito Batista
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133831922
  • Desafios do coordenador na gestão de cursos de graduação: um estudo comparativo em universidade pública e privada

    José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto, Maria Aparecida Bovério, Vanessa Terra Pereira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834412
  • Ideação de produtos e serviços na perspectiva da inovação: propostas para ambientes escolares

    Adriane Terezinha Filipetto, Ana Paula de Almeida, Marcos José Andrighetto, Tiago Saideles, Claudemir de Quadros
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133835707
  • Accountability e o mosaico da política de avaliação da educação superior brasileira

    Alisson Slider do Nascimento de Paula, Frederico Jorge Ferreira Costa, Kátia Regina Rodrigues Lima
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834902
  • A autonomia da escola na perspectiva da gestão democrática: entre o preposto e o existente no interior de uma escola pública de Belo Horizonte/MG

    José Márcio Silva Barbosa, Fernando Alvarenga Cardoso Coelho
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133833782
  • Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais

    Marcos Antonio Martins Lima, Andrea Moura da Costa Souza, Blússia Tétis Brito Batista, Luís Antônio Rabelo Cunha
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133831919
  • Processo avaliativo utilizado pelos professores do ensino médio nas aulas de educação física da rede estadual de ensino de Santa Rosa do Sul/SC

    Leonan Peres Santana, Robinalva Ferreira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133835180
  • Censo escolar e Sistec: as mais importantes bases de coleta de dados para a EPT

    Franciele de Lima Machado
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834593
  • Gestão escolar: a influência do modelo democrático na formação do aluno

    Natália Carvalho Rosas Quinquiolo, José Manoel Quinquiolo
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133835556
  • Olimpíada brasileira de informática no município de Videira/SC: ferramenta web para avaliar o perfil dos competidores

    Leila Lisiane Rossi, Luiz Gustavo Moro Senko, Hygor Albert Fernandes Marques, Maria José de Castro Bonfim
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133835949
  • Políticas inclusivas para pessoas com deficiência no Brasil

    Cristian Evandro Sehnem, Silvia Maria de Oliveira Pavão
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133834984
  • O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente

    Ronison Oliveira da Silva, Erinaldo Silva Oliveira, Paulo de Sá Filho, Daniel Nascimento e Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836102
  • A gestão estratégica do conhecimento como instrumento de geração de valor: um estudo de caso em instituição privada de ensino básico

    Chateaubriand Pinto Bandeira Júnior, Alejandro Martins Rodriguez, Catarina Medeiros Bandeira, Lucas Borchartt Bandeira, Lucinaldo dos Santos Rodrigues
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133835465
  • Afirmação de políticas educativas de âmbito municipal num território regionalizado: o caso da Região Autónoma da Madeira

    Eduardo Alves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836358
  • Sistematização de dados: uma análise do estado da arte no campo educacional

    Assis Leão da Silva, Vilma de Albuquerque Santos, Cristiano Dornelas de Andrade, Wilma dos Santos Ferreira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836283
  • Avaliações municipais: uma revisão bibliográfica (1990-2016)

    Antônia Bruna da Silva, Maria Beatriz Fernandes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836817
  • O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar e suas contribuições à prática docente

    Eliene Farias Silva
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836808
  • A gestão democrática no contexto da legislação brasileira: lutas e embates para a democratização do ensino público

    Pierre André Garcia Pires, Rafael Marques Gonçalves
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133836395
  • Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior

    Simone Boruck Klein, Salette Silveira Azevedo, Paula Bitar Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133837497
  • Formação docente e o uso das tecnologias no âmbito escolar

    Felipe Becker Nunes, Cláudia dos Santos Klinski
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133837809
  • Avaliação progressiva na E. E. M. Dr. Brunilo Jacó, Redenção/CE

    Fernando Moura Mendes, Joana Elisa Röwer
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133837651
  • O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o Prêmio Escola Nota Dez do Ceará

    Maria Océlia Mota, Diego Mota
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133838564
  • Uma reflexão sobre o Sinaes e seus principais desafios

    Thiago Henrique Almino Francisco, Pedro Antônio de Melo, Isadora Maria Back da Veiga
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133838265
  • A avaliação do estagiário na formação docente no Programa Especial de Graduação para a Educação Técnica e Profissional da UFSM

    Paula Donaduzzi Rigo, Rafael Marcuzzo, Aruna Noal Correa
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133838573
  • Uma experiência de estágio na gestão escolar: formação continuada com professores da educação infantil

    Nathany Morais de Souza, Micarla Silva de Azevedo, Flávia Alessandra Pereira Galdino, Nazineide Brito
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133838879
  • Avaliações subjetivas e relacionais: o equívoco do sistema avaliativo docente para a qualidade dos cursos de pós-graduação MBA

    Luis Henrique Rigato Vasconcellos, Cristina Pinto Mello, Flavia Fernandes Brites
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839416
  • Informação, memória institucional e produção acadêmica: o legado da Ufes na Web of Science (2009-2018)

    Rosa da Penha Ferreira da Costa, Marcelo Calderari Miguel
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839273
  • Delineamento do perfil conceitual de avaliação de mestrandos em ensino

    Simone Luccas, Marlize Spagolla Bernardelli, Joao Coelho Neto, Lucken Bueno Lucas
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839681