Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae <p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&amp;ouid=101559099031767346528&amp;rtpof=true&amp;sd=true">AQUI</a>. 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A pandemia da Covid-19 impactou na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O Enem de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do Enem entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que requer reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica.</p> Rafael José de Andrade, Juliane Maria Bergamin Bocardi Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86282 Fri, 16 Feb 2024 00:00:00 -0300 Articulando estratégia e prospecção: o papel transformador do NDE na gestão dos cursos de Administração no Brasil https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86087 <p>Neste artigo, examina-se as constantes transformações na educação superior do Brasil e o papel dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE – na gestão dos cursos de Administração. O objetivo geral foi o de compreender a produção científica nacional sobre a integração entre o Núcleo Docente Estruturante e a gestão dos cursos de Administração. Utilizou-se uma revisão bibliográfica nas bases Scielo, Scopus, Web-of Science e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes, com um enfoque em estudos nacionais sobre a integração entre o NDE e a gestão dos cursos de Administração. Como resultados, identificaram-se lacunas na literatura sobre a eficácia estratégica do NDE, evidenciando a necessidade de pesquisas adicionais e uma análise menos restritiva nas buscas bibliográficas. Conclui-se que o NDE deve ser reconhecido por seu potencial estratégico e não apenas operacional, com ênfase na qualidade e na governança pedagógica, garantindo uma educação superior em Administração de alta qualidade.</p> Thiago Henrique Almino Francisco, Bruna Feiden, Pedro Antonio de Melo, Giancarlo Moser Moser Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86087 Fri, 16 Feb 2024 00:00:00 -0300 Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial: a formação docente em perspectiva https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86267 <p>A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.</p> Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, João Pedro Klering, Julia Melo da Silva Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86267 Fri, 16 Feb 2024 00:00:00 -0300 Coordenação pedagógica em tempos de pandemia: representações sociais e práticas na escola pública https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/85425 <p>Neste artigo, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações sociais dos coordenadores pedagógicos acerca do seu trabalho no contexto da pandemia e como tais representações estão relacionadas às suas práticas na escola pública. O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi realizada entrevista semiestruturada com dez coordenadores da rede municipal do Recife. Na segunda, foi feita observação direta da prática de uma coordenadora pedagógica. Analisamos o material coletado com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que, nas representações sociais dos coordenadores, seu trabalho durante a pandemia foi afetado pelo distanciamento social e falta de acesso a recursos tecnológicos. No entanto, a coordenação pedagógica buscou oferecer suporte à comunidade escolar para garantia da aprendizagem dos alunos. Ao relacionar as representações identificadas às práticas de uma coordenadora, constatamos que a coordenação exerce múltiplas funções, que comprometem sua atuação na formação continuada de docentes na escola.</p> Laeda Bezerra Machado, Maria Isabel Francisco da Silva Ramos Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/85425 Tue, 16 Jan 2024 00:00:00 -0300