Ideação de produtos e serviços na perspectiva da inovação: propostas para ambientes escolares
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133835707Resumo
Neste texto apresentam-se resultados de atividade desenvolvida na disciplina Gestão Escolar e Inovação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A partir do conteúdo das aulas foram estudadas as relações entre gestão escolar e inovação, com vistas à ideação de um produto ou serviço que possa auxiliar na melhoria do desempenho de escolas. Assim, foram apresentadas quatro propostas: Plataforma de apoio à formatação de textos acadêmicos da UFSM de acordo com o Manual de dissertações e teses; Mapas mentais: ferramenta de apoio a aprendizagem; Full-Time Trajectory: uma ferramenta auxiliar de gestão educacional para acompanhar a trajetória formativa de estudantes na contemporaneidade e Ferramenta de ensino e aprendizagem baseada no conceito de gamificação. Pela ideação foram identificados e abordados problemas, estimulado o desenvolvimento de um pensamento criativo, assim como logrou-se tornar as aulas mais engajadoras e estimulantes para os estudantes no seu processo de ensino e aprendizado.
Palavras-chave: escola; gestão escolar; inovação.
Downloads
Referências
ALVES, Débora Pandolfi; SANCHEZ, Ricardo Nabinger; DAMASIO, Felipe W. Minicurso de LaTeX. São Leopoldo: Unisinos, 2005. Disponível em: <http://rnsanchez.wait4.org/pdf/UniInfo2004_slides.pdf>. Acesso em 26 maio 2018.
BUZAN, Toni; Buzan, Barry. The mind map book: how to use radiant thinking to maximize your brain's untapped potential. New York: Plume, 1996.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf>. Acesso em 30 jun. 2018.
KENSKI, Vani. Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2014.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, 2001, p. 225-233.
NAVARRO, Manuel Rivas. Innovacion educativa: teoria, procesos y estratégias. Madrid: Síntesis, 2000.
SILINGOVSCHI, Regina Rita Liberati. A função pedagógica da biblioteca universitária enquanto organização e espaço educacional: estudo de caso. 2013. 162f. Dissertação (mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. Disponível em http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/889/1/DISSERTACAO%20Regina%20DEFESA%203DEZ2013.pdf. Acesso em 13 jan. 2018.
TAKAHASHI, Tadão (org.). Sociedade da informação: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.