Ideação de produtos e serviços na perspectiva da inovação: propostas para ambientes escolares

Autores

  • Adriane Terezinha Filipetto Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
  • Ana Paula de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus de Ibirubá.
  • Marcos José Andrighetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus de Santo Augusto.
  • Tiago Saideles Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
  • Claudemir de Quadros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1204-0355

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133835707

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de atividade desenvolvida na disciplina Gestão Escolar e Inovação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A partir do conteúdo das aulas foram estudadas as relações entre gestão escolar e inovação, com vistas à ideação de um produto ou serviço que possa auxiliar na melhoria do desempenho de escolas. Assim, foram apresentadas quatro propostas: Plataforma de apoio à formatação de textos acadêmicos da UFSM de acordo com o Manual de dissertações e teses; Mapas mentais: ferramenta de apoio a aprendizagem; Full-Time Trajectory: uma ferramenta auxiliar de gestão educacional para acompanhar a trajetória formativa de estudantes na contemporaneidade e Ferramenta de ensino e aprendizagem baseada no conceito de gamificação. Pela ideação foram identificados e abordados problemas, estimulado o desenvolvimento de um pensamento criativo, assim como logrou-se tornar as aulas mais engajadoras e estimulantes para os estudantes no seu processo de ensino e aprendizado.

Palavras-chave: escola; gestão escolar; inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Terezinha Filipetto, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Adriane Terezinha Filipetto é graduada em Farmácia e Bioquímica, especialista em Gestão de Recursos Humanos. É técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Maria e estudante do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da UFSM.

Ana Paula de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus de Ibirubá.

Ana Paula de Almeida é bacharel em Serviço Social, com especialização em Educação Ambiental e Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus de Ibirubá.

Marcos José Andrighetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus de Santo Augusto.

Marcos José Andrighetto é graduado em Gestão Pública e estudante do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da UFSM. É técnico-administrativo em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus de Santo Augusto.

Tiago Saideles, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Tiago Saidelles é graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela UFSM e estudante do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

ALVES, Débora Pandolfi; SANCHEZ, Ricardo Nabinger; DAMASIO, Felipe W. Minicurso de LaTeX. São Leopoldo: Unisinos, 2005. Disponível em: <http://rnsanchez.wait4.org/pdf/UniInfo2004_slides.pdf>. Acesso em 26 maio 2018.

BUZAN, Toni; Buzan, Barry. The mind map book: how to use radiant thinking to maximize your brain's untapped potential. New York: Plume, 1996.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf>. Acesso em 30 jun. 2018.

KENSKI, Vani. Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2014.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, 2001, p. 225-233.

NAVARRO, Manuel Rivas. Innovacion educativa: teoria, procesos y estratégias. Madrid: Síntesis, 2000.

SILINGOVSCHI, Regina Rita Liberati. A função pedagógica da biblioteca universitária enquanto organização e espaço educacional: estudo de caso. 2013. 162f. Dissertação (mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. Disponível em http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/889/1/DISSERTACAO%20Regina%20DEFESA%203DEZ2013.pdf. Acesso em 13 jan. 2018.

TAKAHASHI, Tadão (org.). Sociedade da informação: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Downloads

Publicado

06-01-2019

Como Citar

Filipetto, A. T., Almeida, A. P. de, Andrighetto, M. J., Saideles, T., & Quadros, C. de. (2019). Ideação de produtos e serviços na perspectiva da inovação: propostas para ambientes escolares. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133835707

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>