Cinco propostas que podem auxiliar o funcionamento de instituições escolares de ensino profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133828070Resumo
Neste texto apresentam-se resultados de atividades realizadas no âmbito da disciplina Gestão Escolar e Inovação, no Programa de Pós-Graduação da Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A meta da disciplina, a partir das relações entre gestão escolar e inovação, era que os estudantes propusessem um produto, serviço ou metodologia de trabalho que auxiliasse o funcionamento instituições escolares de ensino profissionalizante. Neste sentido, foram apresentadas cinco propostas: ferramenta para auxiliar o gestor em tomada de decisão estratégica; plataforma educativa móvel; mural digital; ensino por meio de pesquisa e criação e gestão de grupos de estudos. Ao fim, percebeu-se que a proposição de idéias inovadoras para escolas requer exercício de criatividade e pensamento, desenvolvimento conceitual e disposição para o trabalho.
Palavras-chave: escola, gestão escolar, inovação, propostas de inovação.
Downloads
Referências
EGGER, Daniel. Habilidades do futuro. São Paulo: Descola, 2016.
ESTEVÃO, Carlos. Gestão estratégica nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
MARTINS, E. Contabilidade de custos: inclui o ABC. São Paulo: Atlas, 2001.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, 2001, p. 225-233. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a10n114.pdf. Acesso em 5 abr. 2017.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000, p. 137-144.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015, p. 15-33. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 12 abr. 2017.
NAVARRO, Manuel Rivas. Innovación educativa: teorías, procesos e estrategias. Madrid: Síntesis, 2014.
RAMAL, Andrea Cecilia. Por que o e-learning vem crescendo tanto? Jornal do Commercio, 28 maio 2004. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/POR_QUE_E_LEARNING_CRESCEND.PDF. Acesso em 25 out. 2016.
SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.