Cinco propostas que podem auxiliar o funcionamento de instituições escolares de ensino profissionalizante

Autores

  • David Jorge Rodrigues Hatsek Colégio Marista Roque.
  • Franciele de Lima Machado Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.
  • Patrícia Zanon Peripolli
  • Tatiana Cassol Belmonte Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.
  • Valdoir Dutra Lira Colégio Estadual Emílio Zuñeda.
  • Claudemir de Quadros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1204-0355

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133828070

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de atividades realizadas no âmbito da disciplina Gestão Escolar e Inovação, no Programa de Pós-Graduação da Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A meta da disciplina, a partir das relações entre gestão escolar e inovação, era que os estudantes propusessem um produto, serviço ou metodologia de trabalho que auxiliasse o funcionamento instituições escolares de ensino profissionalizante. Neste sentido, foram apresentadas cinco propostas: ferramenta para auxiliar o gestor em tomada de decisão estratégica; plataforma educativa móvel; mural digital; ensino por meio de pesquisa e criação e gestão de grupos de estudos. Ao fim, percebeu-se que a proposição de idéias inovadoras para escolas requer exercício de criatividade e pensamento, desenvolvimento conceitual e disposição para o trabalho.

Palavras-chave: escola, gestão escolar, inovação, propostas de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Jorge Rodrigues Hatsek, Colégio Marista Roque.

David Jorge Rodrigues Hatsek é especialista em Gestão Escolar e diretor do Colégio Marista Roque.
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 563 - 96508-001 - Cachoeira do Sul - RS - Brasil.
E-mail: david.roque@maristas.org.br

Franciele de Lima Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.

Franciele de Lima Machado é estudante no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.

Endereço: Tv. Visconde de Uruguai, 105 - 97045-500 - Santa Maria - RS - Brasil

E-mail: fran_lm20@hotmail.com.

Patrícia Zanon Peripolli

Patrícia Zanon Peripolli é estudante no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.
Endereço: Avenida Roraima,1000, bloco III, ap. 5232 - 97105-970 - Santa Maria - RS - Brasil.
E-mail: patriciazperipolli@gmail.com.

Tatiana Cassol Belmonte, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.

Tatiana Cassol Belmonte é estudante no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM.
Endereço: Rua Pedro Santini, 3331 casa 42B - 97060-480 - Santa Maria - RS - Brasil.
E-mail: casstaty@hotmail.com.

Valdoir Dutra Lira, Colégio Estadual Emílio Zuñeda.

Valdoir Dutra Lira é professor e diretor do Colégio Estadual Emílio Zuñeda.
Endereço: Rua Negrinho do Pastoreio, 230 - 97544-350 - Alegrete - RS - Brasil.
E-mail: valdoir.lira@gmail.com.

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

EGGER, Daniel. Habilidades do futuro. São Paulo: Descola, 2016.

ESTEVÃO, Carlos. Gestão estratégica nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.

MARTINS, E. Contabilidade de custos: inclui o ABC. São Paulo: Atlas, 2001.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, 2001, p. 225-233. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a10n114.pdf. Acesso em 5 abr. 2017.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000, p. 137-144.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015, p. 15-33. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 12 abr. 2017.

NAVARRO, Manuel Rivas. Innovación educativa: teorías, procesos e estrategias. Madrid: Síntesis, 2014.

RAMAL, Andrea Cecilia. Por que o e-learning vem crescendo tanto? Jornal do Commercio, 28 maio 2004. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/POR_QUE_E_LEARNING_CRESCEND.PDF. Acesso em 25 out. 2016.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Hatsek, D. J. R., Machado, F. de L., Peripolli, P. Z., Belmonte, T. C., Lira, V. D., & Quadros, C. de. (2017). Cinco propostas que podem auxiliar o funcionamento de instituições escolares de ensino profissionalizante. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(13), 53–66. https://doi.org/10.5902/2318133828070

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>