Sobre a Revista

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A Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional é mantida pela Universidade Federal de Santa Maria.

É publicada no Brasil, desde 2009, no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.

O objetivo prioritário da revista é divulgar resultados de pesquisas, bem como oportunizar a publicização de experiências de professores e dirigentes de instituições escolares.

A revista está hospedada no portal de revistas da Universidade Federal de Santa Maria, no endereço http://periodicos.ufsm.br/regae/index, e apresenta-se em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems - OJS.

O título abreviado do periódico, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas é Regae: Rev. Gest. Aval. Educ.

Conflito de interesse

Conflito de interesse é a situação em que os autores possuem interesses capazes de influir no processo de elaboração dos manuscritos. São conflitos de natureza diversa - pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - a que qualquer um pode estar sujeito, razão pela qual os autores devem reconhecer e revelar, quando presentes, na declaração de responsabilidade.

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou pessoal, para a realização do estudo. Deve-se identificar nome da instituição ou pessoa, cidade, Estado e país de origem. Essas informações devem constar da declaração de responsabilidade.

Agradecimentos

Quando desejável e pertinente recomenda-se a nomeação, em nota de rodapé, das pessoas que colaboraram para com a produção do estudo, embora não preencham os critérios de autoria. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

Também podem constar agradecimentos a instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo. Devem-se evitar os agradecimentos impessoais como:

Indicação da afiliação

Além dos dados pessoais requeridos pelo ambiente Seer/OJS, cabe ao autor a indicação da afiliação, ou vínculo institucional, que deve ser apresentado de forma completa, com o nome, sem abreviaturas da instituição, e endereço.

Periodicidade

A Regae é apresentada no formato de publicação contínua.

Política de acesso livre

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional reconhecimento não comercial sem obra derivada.

Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

Taxas para submissão e publicação de textos

Não são cobradas taxas por textos publicados e, tampouco, pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Declaração da ética da publicação e de má prática

No âmbito da Regae, prima-se pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações - Cope -, que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines.

1) Da responsabilidade dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do comitê de ética da instituição do pesquisador.

2)  Do processo de avaliação

- Todos o conteúdos da revista são submetido às revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. 

- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação, sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

 3) Da ética na publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.

- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.

- A revista esta sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos direitos de autor e do acesso universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.

- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

Orcid

É obrigatório o cadastro do seu número no Orcid: https://orcid.org.

DOI

Todos os artigos publicados na Regae recebem o número DOI.

Política de detecção de plágio

Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu conteúdo intelectual da obra de outra pessoa ou grupo. São consideradas plágio as seguintes atitudes: citar textualmente o trabalho de outra pessoa sem a devida citação da fonte; parafrasear o trabalho de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte; usar as idéias de outra pessoa, sem referência ao autor; recortar e colar da Internet sem a devida citação da fonte.

Os proponentes devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados.

Critérios de autoria

Autores são aqueles que:

a) contribuíram de modo substancial e direto no desenho e elaboração do artigo;

b) participaram da análise e interpretação dos dados;

c) participaram da redação, revisão de versões, revisão crítica do conteúdo e aprovação da versão final;

d) concordaram que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.

Solicita-se o uso da taxonomia de funções de contribuidor - Credit - para representar as respectivas contribuições para o texto: http://credit.niso.org.

Conceptualização: idéias, formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.

Curadoria de dados: atividades de gerenciamento para anotar - produzir metadados -, limpar dados e manter dados de pesquisa, incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados, para uso inicial e posterior reutilização.

Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.

Aquisição de financiamento: busca do apoio financeiro para o projeto que proporcionou origem à publicação.

Investigação: condução do processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados.

Metodologia: desenvolvimento ou desenho de metodologia, criação de modelos.

Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.

Recursos: fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.

Software: programação, desenvolvimento de software, concepção de programas de computador, implantação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes.

Supervisão: supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.

Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação/ reprodutibilidade geral dos resultados ou experimentos e outros produtos de pesquisa.

Visualização: preparação, criação ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização e apresentação de dados.

Redação, esboço original: preparação, criação ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do esboço inicial.

FICHA CATALOGRÁFICA

Modelo de declaração de responsabilidade

(deve ser anexado como documento complementar, no quarto passo da submissão do texto, no sistema eletrônico da revista).

Local e data.

Declaro que o artigo intitulado xxxxxxx, submetido à Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional não foi, parcial ou na sua totalidade, publicado anteriormente em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos.

Declaro não haver situação de conflito de interesses no âmbito da sua elaboração [ou, se houver, especificar qual], bem como declaro que a sua elaboração foi financiada por [indicar, detalhadamente, instituição ou pessoa] ou não contou com financiamento para a sua realização.

Assinatura.

Histórico do periódico

O projeto deste periódico foi elaborado em 2007, por ocasião do 1º Seminário Internacional de Gestão Educacional, realizado no âmbito do curso de especialização em Gestão Educacional, mantido pelo Centro de Educação da UFSM. A intenção do periódico, além de ofertar um material especializado na área temática, era disseminar textos escritos por estudantes e professores do curso.

O curso de especialização em Gestão Educacional existe há cerca de três décadas. Durante este tempo contribuiu para o aprofundamento das discussões acerca da educação brasileira e promoveu oportunidades de pesquisa e estudo para centenas de estudantes.

Foi durante a vivência das discussões sobre administração e gestão educacional, em meio às modificações generalizadas nos âmbitos econômicos, políticos e sociais, a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da lei n. 9.394/96, as sucessivas publicações de diretrizes nacionais para a graduação e para o financiamento da educação, bem como a implementação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que o curso se consolidou como lugar de estudos e produção na área.

Em 2009 foram publicados dois números da revista. Depois disso o projeto ficou paralisado até 2013, quando uma nova equipe editorial assumiu as atividades com vistas a reestruturar, atualizar e dar continuidade ao projeto.

A partir de então foram redefinidos o foco e escopo da revista, atualizadas as orientações aos autores e as políticas de avaliação das submissões. Porém, a definição mais importante foi que o periódico passou a ser destinado, prioritariamente, para a publicação de textos de estudantes de graduação e de pós-graduação.

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