Sobre a Revista

Foco e escopo

A Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, é mantida pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

É publicada no Brasil, desde 2009, e tem como cobertura temática as áreas de administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional e avaliação institucional. A sua missão é constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. O público alvo é constituído por professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.

A Regae está hospedada no portal de periódicos da Universidade Federal de Santa Maria, no endereço http://periodicos.ufsm.br/regae/index, e apresenta-se em formato online.

O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems – OJS.

O título abreviado do periódico, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas é Regae: Rev. Gest. Aval. Educ.

ISSN - 2318-1338 

Periodicidade

A Regae é apresentada no formato de publicação contínua.

Divulgação

A Regae dispõe de divulgação no Youtube – https://www.youtube.com/@regae-revistadegestaoeaval9441/featured – e no Facebook –  https://www.facebook.com/revistaregae.

Política de acesso aberto

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - CC BY-NC-ND 4.0.

Por acesso aberto, entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

Taxas para submissão e publicação de textos

Não são cobradas taxas por textos publicados e, tampouco, pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Orcid

É obrigatório o cadastro do número no Orcid: https://orcid.org/.

DOI

Todos os artigos publicados na Regae recebem um número DOI.

Declaração da ética da publicação e de má prática

No âmbito da Regae, prima-se pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações - Cope -, que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines. Assim, os editores esforçam-se para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa; em nenhum caso incentiva-se más condutas ou permite-se que elas aconteçam; qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa serão averiguadas; há disposição para publicar correções, erratas, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas, quando necessário.

Critérios de autoria

Autores são aqueles que contribuíram, de modo substancial e direto, no desenho e elaboração do artigo; participaram da análise e interpretação dos dados; participaram da redação, revisão de versões, revisão do conteúdo e aprovação da versão final; concordaram que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.

Solicita-se o uso da taxonomia de funções de contribuidor - Credit - para representar as respectivas contribuições para o texto: http://credit.niso.org.

Responsabilidades dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta riscos para os participantes, poderá ser requerida a apresentação de parecer do comitê de ética da instituição do pesquisador.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar voluntariamente no processo de revisão por pares, para este periódico no futuro.

Plágio

Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu conteúdo intelectual da obra de outra pessoa ou grupo. São consideradas plágio as seguintes atitudes: citar textualmente o trabalho de outra pessoa, sem a devida citação da fonte; parafrasear o trabalho de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte; usar as idéias de outra pessoa, sem referência ao autor; recortar e colar da Internet, sem a devida citação da fonte.

Os proponentes devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores, que eles sejam devidamente citados.

Conflito de interesse

Conflito de interesse, é a situação em que os autores possuem interesses capazes de influir no processo de elaboração dos manuscritos. São conflitos de natureza diversa - pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - a que qualquer um pode estar sujeito, razão pela qual, quando presentes, os autores devem reconhecer e revelar.

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte – institucional ou pessoal –, para a realização do estudo. Deve-se identificar o nome da instituição ou da pessoa.

Agradecimentos

Quando desejável e pertinente, recomenda-se a nomeação, em nota de rodapé, das pessoas que colaboraram para com a elaboração do estudo, embora não preencham os critérios de autoria. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas, antes de nomeá-las em seus agradecimentos. Também podem constar agradecimentos a instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo. Devem-se evitar os agradecimentos impessoais.

Indicação da afiliação

As informações acerca do autor devem ser informadas no perfil cadastrado no sistema do periódico e requeridos pelo ambiente Seer/OJS. Deve-se observar, em especial, o nome completo e sem abreviaturas, e-mail, vinculação institucional; resumo da biografia, número de cadastro no Orcid.

Do processo de avaliação

- Todos os conteúdos do periódico, são submetidos às revisão, pelo método avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares, é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. 

- Os pareceres devem ser suficientemente embasados, para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema do periódico, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- O periódico entende que qualquer forma de plágio não é aceitável.

- A decisão final sobre a publicação, ou não, de um texto cabe à editoria.

- Os critérios de avaliação são o mérito acadêmico e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação, sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

Ficha catalográfica

Histórico do periódico

O projeto deste periódico foi elaborado em 2007, por ocasião do 1º Seminário Internacional de Gestão Educacional, realizado no âmbito do curso de especialização em Gestão Educacional, mantido pelo Centro de Educação da UFSM. A intenção do periódico, além de ofertar um material especializado na área temática, era disseminar textos escritos por estudantes e professores do curso.

O curso de especialização em Gestão Educacional existe há cerca de três décadas. Durante este tempo contribuiu para o aprofundamento das discussões acerca da educação brasileira e promoveu oportunidades de pesquisa e estudo para centenas de estudantes.

Foi durante a vivência das discussões sobre administração e gestão educacional, em meio às modificações generalizadas nos âmbitos econômicos, políticos e sociais, a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da lei n. 9.394/96, as sucessivas publicações de diretrizes nacionais para a graduação e para o financiamento da educação, bem como a implementação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que o curso se consolidou como lugar de estudos e produção na área.

Em 2009 foram publicados dois números da revista. Depois disso o projeto ficou paralisado até 2013, quando uma nova equipe editorial assumiu as atividades com vistas a reestruturar, atualizar e dar continuidade ao projeto.

A partir de então foram redefinidos o foco e escopo da revista, atualizadas as orientações aos autores e as políticas de avaliação das submissões.