https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feedRevista de Gestão e Avaliação Educacional2023-01-05T16:24:23-03:00Claudemir de Quadrosrevistaregae@gmail.comOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2318-1338 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/73537Análise da qualidade de vida de vigilantes atuantes numa instituição de ensino superior2023-01-05T16:24:23-03:00Sabrina Bianca da Silva Alvesbrina.biancs@gmail.comLaura Cristina Barra Raiolcrisraiol@hotmail.comHudson Augusto Silva de Castroprofhudsoncastro@gmail.comHarley dos Santos Martinsharleymartins@yahoo.com.br<p>As instituições de ensino superior possuem diversos atores que apoiam suas atividades, dentre eles estão os colaboradores terceirizados da vigilância. Tendo em vista que a carga horária de trabalho de um vigilante pode comprometer seu descanso e lazer, além de influenciar negativamente na qualidade de vida de forma geral, é importante analisar o grau de satisfação dos colaboradores relativo à qualidade de vida no trabalho, visto que este é um índice composto por parâmetros psicossociais, condições de saúde, bem-estar no local de trabalho e adequação dos recursos de trabalho. Desta forma, teve-se por objetivo verificar o grau de satisfação destes profissionais e as relações de trabalho com a IES. Realizou-se um estudo quantitativo de natureza descritiva, por meio da aplicação do Quality of working life questionnaire bref e a utilização da Escala de Percepção de Suporte Organizacional para sete vigilantes de uma instituição de ensino superior no Pará. Apesar de a literatura apontar que o trabalho dos vigilantes afeta negativamente sua qualidade de vida, como principal resultado observou-se que os vigilantes entrevistados possuem um alto grau de satisfação.</p>2023-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71738Compras na universidade pública: qualidade do gasto ou corrida de obstáculos?2022-09-21T17:20:43-03:00Carlos Eduardo Cardoso de Oliveiracecoliveira@uefs.brAntônio de Macêdo Mota Júniorantoniomacedojr@gmail.com<p>Neste artigo, tem-se como objetivo analisar a execução orçamentária e financeira das compras organizacionais, para o atendimento das finalidades institucionais de uma universidade pública estadual baiana, no período de 2015 a 2021, a partir da implantação de um conjunto de normas e procedimentos administrativos pelo poder executivo do Estado. A importância de debater a autonomia universitária, o processo de decisões sobre as condições de investimento e o respectivo financiamento da educação superior são argumentos importantes para realização deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fins exploratório-descritivo, que utilizou como estratégia o estudo de caso e como método de coleta de dados a pesquisa documental. Os resultados explicitam que o controle de gastos públicos vem sendo empregado com mecanismo governamental de corte de gastos na universidade, sobretudo, quanto à aquisição de bens permanentes e de consumo, por meio de práticas de controle externo que ferem sua autonomia administrativa e de gestão financeira e patrimonial.</p>2023-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71873As taxonomias de Bloom e Solo no planejamento do ensino de habilidades e competências em aprendizado de máquina2022-10-01T21:29:13-03:00Léo Manoel Lopes da Silva Garcialeoneto@unemat.brDaiany Francisca Laradflara@unemat.brRaquel Salcedo Gomesraquel.salcedo@ufrgs.br<p>Há um esforço para alinhar um aparato de teorias, recursos e metodologias para promover um processo de ensino e aprendizagem efetivo. Todavia, não se trata de uma tarefa trivial, podendo incorrer no desalinhamento entre o previsto, almejado e resultados obtidos. Este estudo busca investigar o uso das taxonomias educacionais de Bloom e Solo como apoio o planejamento da oferta da unidade curricular de aprendizado de máquina num bacharelado em Ciências da Computação. Os objetivos educacionais a serem alcançados para esta unidade são estruturados dentro dessas taxonomias e o resultado avaliado por professores da disciplina da instituição onde o estudo foi realizado. Ainda que as taxonomias desenvolvidas tenham sido avaliadas positivamente, foram destacadas dificuldades na sua utilização. </p>2023-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71897Radiologia forense: o caso da disciplina que foi transformada em RPG2022-10-04T19:05:34-03:00Sergio Ricardo Rios Nascimentosergio.nascimento@prof.saocamilo-sp.br<p>O poder do conto e de histórias como meios para compartilhar conhecimento é conhecido desde o início da civilização, mas e se você puder fazer parte dessa história, decidindo e alterando o seu rumo? Este é o universo proporcionado por uma prática de jogo conhecida como Role-Playing Game-RPG -, em que você é umpersonagem numa história e, dependendo do seu progresso, pode decidir os rumos que essa história tomará. Ao aplicarmos esta técnica na educação, as possibilidades são infinitas, permitindo ao aluno tornar-se um agente da lei, participando ativamente de investigações e desvendando os mistérios de uma série de crimes interligados, utilizando conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula. Assim, por meio deste artigo busca-se relatar o caso de uma unidade curricular de Radiologia Forense, que foi ministrada no formato RPG. Os alunos foram orientados a criar quatro agências de investigação, que foram sediadas em cada um dos distritos de uma ilhafictícia, e eram convocadas a desvendar mistérios e crimes ocorridos na ilha. Ao final da disciplina, os alunos responderam a um questionário de satisfação e 80% aprovaram o formato utilizado, relatando que o jogo incentivou a discussão da disciplina dentro e fora da sala de aula. O método possui ampla aplicabilidade, mas requer um planejamento cuidadoso e, ao mesmo tempo, flexível, pois a direção da história depende do desenvolvimento e das decisões dos próprios jogadores.</p>2023-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacional