https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feed Revista de Gestão e Avaliação Educacional 2023-11-23T17:21:58-03:00 Claudemir de Quadros revistaregae@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&amp;ouid=101559099031767346528&amp;rtpof=true&amp;sd=true">AQUI</a>. Faça donwload.</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/85852 A Faculdade Interamericana de Educação: projeto multinacional de aperfeiçoamento de pessoal especializado em educação, 1970-1977 2023-11-23T17:21:58-03:00 Clovis Renan Jacques Guterres guterres@ufsm.br <p>Este trabalho se propôs reconstruir histórica e criticamente a Faculdade Interamericana de Educação, Convênio OEA/MEC/UFSM a partir do contexto da Guerra Fria e das determinações da Política de Integração da OEA assim como da Política de Pós-Graduação do Brasil. A partir destes condicionantes procurou-se analisar o desenvolvimento do projeto multinacional, assim como investigar as razões de sua exaltação e execração que tantos problemas acarretaram aos períodos posteriores. A análise revelou que as exaltações estavam relacionadas a grande projeção política e midiática nacional e internacional do projeto, assim como a aprovação tanto administrativa quanto pedagógica pela comunidade envolvida. Por outro lado as execrações foram atribuídas a interpretações equivocadas a respeito do não credenciamento do curso, uma vez que o processo não foi apreciado, mas retirado do CFE em conseqüência de tratar-se de um projeto multinacional, não sujeito, portanto, a legislação em vigor. A não sujeição as normas brasileiras criou, entretanto, uma situação inusitada, isto é, o curso era reconhecido como resultante de um convênio assinado pelo Brasil mas não enquadrado nas normas internas o que provocou o não reconhecimento dos diplomas, causando novas controvérsias e interpretações equivocadas. A apreciação real do mérito só aconteceu após o convênio quando o curso foi enquadrado na legislação brasileira a partir de 1978. Os diplomas foram validados quatro anos após o encerramento do convênio.</p> 2023-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84824 Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos 2023-11-09T10:49:37-03:00 Isabela Solovijovas Santos isabela.solovijovas@estudante.ufscar.br Luana Costa Almeida luanaca@gmail.com <p>As práticas avaliativas são essenciais para a compreensão da organização do trabalho pedagógico. Neste artigo, objetivamos apresentar os instrumentos de avaliação mais recorrentemente utilizados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista, tomando sua intencionalidade e uso como parte essencial da análise de sua proximidade ou distanciamento de processos mais formativos. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados o questionário aberto, aplicado de forma virtual. Os resultados apontam como instrumentos mais utilizados a observação, as atividades e a prova. As atividades e observações estiveram mais relacionadas a regulações interativas, enquanto a prova voltada à medida da aprendizagem ao fim de períodos.</p> 2023-10-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84967 Fatores motivacionais relacionados à escolha do curso de Farmácia de uma instituição de ensino superior da fronteira oeste do Rio Grande do Sul 2023-11-09T10:49:30-03:00 Lisiane Bajerski lisianebajerski@unipampa.edu.br Clésio Soldatelli Paim clesiopaim@unipampa.edu.br Fabiana Ernestina Barcellos da Silva fabianasilva@unipampa.edu.br Marina Carolina Magalhães Batista Pereira marinapereira.aluno@unipampa.edu.br <p>Neste texto, encontram-se os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar os motivos pelos quais os estudantes ingressam, permanecem ou abandonam o curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Para tanto, realizou-se um estudo transversal quantitativo, por meio da aplicação de um questionário a 114 discentes do curso. Observou-se que 48,52% dos alunos não tinham como primeira opção Farmácia, no entanto, 32,01% a escolheram pela diversidade de áreas de atuação. Apesar de 64,66% deles já terem pensado em desistir da graduação, pelo fato de 35,46% acharem as disciplinas muito difíceis, 90,31% desejam finalizá-la e trabalhar na área. Logo, conclui-se que o perfil da maioria dos acadêmicos de Farmácia corresponde ao de alunos conscientes da sua escolha profissional.</p> 2023-11-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/85113 Juntos somos melhores: análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande/PB 2023-11-09T10:49:35-03:00 Gilson Pereira Guimarães gilsonguimaraes049@gmail.com Patrícia Trindade Caldas patricia.trindade@professor.ufcg.edu.br <p>A coprodução é uma estratégia governamental que busca envolver a sociedade civil na melhoria dos serviços públicos, sendo especialmente relevante na área da educação. Este estudo objetiva analisar a coprodução nos serviços públicos de educação em escolas de Campina Grande/PB. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com gestores, professores, alunos e pais. Foram encontrados diversos exemplos de coprodução, como a implantação de orçamentos democráticos, a adoção de conselhos participativos e a colaboração de diversos atores da sociedade para aprimorar a educação dos estudantes. Verificou-se que a escola municipal de ensino fundamental apresentou uma diversidade maior de exemplos, parcerias e força na coprodução em comparação à escola estadual de ensino médio.</p> 2023-10-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/83965 O perfil e o impacto de uma residência multiprofissional em atenção hospitalar para terapeutas ocupacionais 2023-11-09T10:49:41-03:00 Felipe Roberto Ribeiro Sampaio to.feliperoberto@gmail.com Rita Aparecida Bernardi Pereira rita.pereira@ufpr.br <p>O objetivo deste estudo, foi caracterizar o perfil e o impacto de um programa de residência hospitalar para terapeutas ocupacionais egressas até 2020. Foi um estudo observacional descritivo, transversal e quantitativo, com o uso de Web Survey para coleta de dados. Participaram 60% das egressas de três programas de residência de um hospital paranaense, totalizando 24 terapeutas ocupacionais. Foi possível delinear que a principal contribuição e impacto da residência para as terapeutas ocupacionais egressas, foi o desenvolvimento de repertório prático e pessoal. O aprimoramento e qualificação de programas de residência perpassam por uma necessária estruturação, tanto física, quanto de recursos humanos.</p> 2023-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/75294 Monitoramento e avaliação da educação em São Roque/SP 2023-11-09T10:51:48-03:00 Viviane da Silva Silveira vivi.dani.vi@hotmail.com Paulo Gomes Lima paulogl.lima@gmail.com <p>O Plano Nacional de Educação estabeleceu que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm a incumbência de elaborar ou adequar seus planos correspondentes. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o alcance das metas definidas no Plano Municipal de Educação de São Roque/SP, tendo em vista a avaliação quanto ao monitoramento e acompanhamento das ações realizadas para o cumprimento de suas respectivas estratégias e metas. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Mediante a plataforma digital do <em>PNE em movimento</em>, notou-se a inexistência de informações precisas sobre o acompanhamento das metas do PME de São Roque/SP.</p> 2023-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84590 Programa de prevenção de evasão universitária na ótica de coordenadores de graduação em saúde 2023-11-09T10:49:44-03:00 José Renato Romero jose.romero@prof.uscs.edu.br Ana Cláudia Puggina anaclaudiapuggina@g.fmj.br Alfredo Almeida Pina-Oliveira alfredopina@usp.br <p>Neste texto, apresenta-se os resultados de um estudo de abordagem qualitativa, realizado com coordenadores dos cursos de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, de uma universidade privada. O objetivo foi compreender as estratégias institucionais empregadas pelos coordenadores de curso para lidar com a evasão de estudantes de graduação em Ciências da Saúde e propor um programa de prevenção da evasão universitária. Foi empregada a análise de conteúdo, com suporte do software <em>Qualitative Content Map 2020</em>. Identificaram-se duas categorias principais: reconhecer barreiras e características dos estudantes e valorizar ações e recursos institucionais, cada uma com cinco subcategorias que constituíram fatores importantes para a fundamentação da proposta. A proposta de prevenção da evasão universitária de estudantes da graduação na saúde apresentou dois enfoques principais: financeiro e motivacional. Os coordenadores da graduação em saúde destacaram ações para prevenir a evasão universitária com base nos desafios enfrentados pelos estudantes e nos recursos universitários disponíveis. Esta proposta de programa de prevenção de evasão universitária pode contribuir para (re)pensar aspectos motivacionais, de suporte financeiro, de valorização do desenvolvimento acadêmico e de apoio institucional à gestão acadêmica no ensino superior em saúde.</p> 2023-09-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84346 Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura 2023-11-09T10:49:47-03:00 Taynara Roberta Fernandes taynarafernandes@usp.br Claudia Souza Passador cspassador@usp.br <p>Por meio deste estudo, apresenta-se revisão sistemática da literatura sobre as características socioeconômicas e de infraestrutura relacionadas ao desempenho escolar dos alunos de educação básica ao redor do mundo, estabelecendo discussões conceituais e críticas em torno dessas relações. Foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura para o mesmo estudo com cada contexto específico, definindo planejamento e condução da revisão. Embora a influência dos dois contextos no desempenho acadêmico do aluno varie, resultados sugerem que os contextos possuem um papel importante no desempenho do aluno. Dessa forma, pretende-se contribuir para o progresso do conhecimento em estudos referentes à gestão educacional e a tomada de decisão nas políticas públicas de educação básica. </p> 2023-09-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84069 Impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho no Enem no primeiro biênio da pandemia de Covid-19 2023-09-11T12:46:21-03:00 Willian Henrique de Brito willian.edh@gmail.com Fabiano Prado Pedroso fabianopedroso@ymail.com <p>Neste artigo, apresenta-se uma análise da influência de caraterísticas socioeconômicas individuais e contextuais no desempenho dos estudantes paranaenses que realizaram o Enem, durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19. Para atingir esse propósito, considerou-se adequada a estimação de modelos multinível de regressão. A fim de verificar se alguma variável passou a impactar mais o desempenho dos alunos durante a pandemia, foram estimados modelos considerando dois períodos: 2018 a 2019 e 2020 a 2021. Os resultados mostraram que a pandemia de Covid-19 prejudicou, com maior intensidade, os alunos com renda familiar inferior a três salários-mínimos, matriculados em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Observou-se, ainda, que uma parcela significativa dos alunos pertencentes a esses grupos, sequer chegou a realizar o Enem, sendo necessários estudos complementares sobre as causas desse fenômeno.</p> 2023-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/83988 Ferramentas da qualidade para melhoria de processo de gestão de um curso de graduação 2023-09-11T12:46:34-03:00 Mariana Ribeiro Volpini Lana marivolpini@yahoo.com.br Igor Batista Guimarães igorbatistaguimaraes@gmail.com Cristina Said Saleme cristinasaleme@gmail.com <p>Por meio desse artigo, relata-se a experiência de utilização do sistema de gestão da qualidade no planejamento e na execução de um plano de ação, de um curso de Fisioterapia, de uma IES privada brasileira, com certificação ISO9001, assim como descreve-se as ações propostas e os resultados obtidos. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo, do tipo relato de experiência, com a apresentação dos resultados das ações propostas a partir de um plano de ação. A ferramenta de gestão mostrou-se capaz de organizar adequadamente as reposições, no modelo presencial, das disciplinas práticas do ano de 2020, interrompidas pela pandemia de Covid-19, conciliando horários de alunos e professores, com a disponibilidade dos laboratórios, conforme atividades letivas do ano de 2021.</p> 2023-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/83651 Elaboração e validação de instrumento avaliativo dos grupos do Programa de Educação Tutorial 2023-09-11T12:46:25-03:00 Ana Claudia Granato Malpass acgmalpass.uftm@gmail.com Marília Gabriela Oliveira Santos marilia.santos@uftm.edu.br Beatriz Gaydeczka beatriz.gaydeczka@uftm.edu.br <p>Neste artigo, relata-se a elaboração de um instrumento avaliativo para os grupos do Programa de Educação Tutorial - PET. Esse instrumento foi baseado nos critérios estabelecidos pelas legislações vigentes do Programa e validado por juízes/especialistas - tutores e interlocutores PET e PET-Conexões - de todas as regiões do país. Para a criação do instrumento, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, com abordagem mista, com a realização de levantamento, análise de dados e inferências, realizando a combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos, como termos numéricos e descrições verbais. O instrumento criado foi estruturado e validado por tutores e interlocutores PET de várias universidades de todas as regiões do país, obtendo um índice de validade de conteúdo de 0,94.</p> 2023-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84102 Educação jovens e adultos do Proeja no Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira: perfil dos participantes na web 2023-09-11T12:46:30-03:00 Leila Lisiane Rossi leila.rossi@ifc.edu.br Marcos Roberto Mesquita marcos.mesquita@ifc.edu.br Ana Carolina Vieira Rodriguez ana.rodriguez@ifc.edu.br Lizete Hubler Camara lizete.hubler@ifc.edu.br <p>Com o objetivo de organizar os dados e acompanhar a participação dos integrantes do curso de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira, foi desenvolvida uma ferramenta web que permite a realização de consultas analíticas online - Olaps. Através dessas consultas é possível conhecer o perfil dos participantes, por níveis de detalhamento e de forma analítica. A ferramenta auxilia no processo de tomada de decisão para a adoção de políticas educacionais. Foram geradas também algumas regras de associação por meio de técnicas de mineração de dados, que permitem o descobrimento de padrões nos dados. Consequentemente, poderão ser adotadas estratégias para atrair participantes com base nas consultas da ferramenta desenvolvida e em conformidade com os objetivos do curso.</p> 2023-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84007 Gestão acadêmica, isolamento social e procrastinação: um estudo com pós-graduandos em administração durante a pandemia de Covid-19 2023-07-21T19:34:47-03:00 João Florêncio da Costa Júnior jfcj1977@gmail.com Rosana Curvelo de Souza rosana.curvelo@ufrn.br Polyana Tenório de Freitas e Silva poly_tenorio@hotmail.com Anatália Saraiva Martins Ramos anataliasaraiva@gmail.com <p>Neste artigo, propõe-se a analisar os efeitos da ausência de convivência universitária sobre a procrastinação acadêmica dos alunos de pós-graduação. Para tanto, procedeu-se a uma análise temática a partir da fenomenologia hermenêutica sobre a transcrição de 24 entrevistas estruturadas, realizadas com estudantes de mestrado e doutorado em Administração. Os resultados mostram que a procrastinação está mais ligada à dimensão de fatores individuais de cada entrevistado - organização, estresse e saúde - do que a fatores de dimensão externa, como acesso às dependências da universidade e mudanças metodológicas, e que a pandemia, em si, não foi responsável diretamente por ensejar o comportamento procrastinador entre alunos, mas potencializa tendências já existentes. Aqueles que apresentam rotinas delineadas e as seguem com disciplina, passaram a procrastinar menos; por outro lado, os que não conseguem manter um cronograma organizado e estruturar hábitos, tiveram essas tendências potencializadas com a pandemia e intensificaram a prática da procrastinação.</p> 2023-07-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74319 Ajustamento entre educação e trabalho: análise para os graduados da UAB/UFSM 2023-07-13T16:00:19-03:00 Victor Matheus Portela Ribeiro victor-matheus.ribeiro@ufsm.br Reisoli Bender Filho reisolibender@yahoo.com.br <p>Neste estudo, são analisados os determinantes do ajuste entre educação e trabalho entre os graduados da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria. Metodologicamente, foram aplicadas análise descritiva, análise fatorial e regressão logística. A maior parte dos egressos estão desempenhando atividades relacionadas ao seu estudo, com 84,6% em ajuste horizontal, 81,9% em ajuste vertical e 74,5% em ajuste total. As características do trabalho que influenciaram, tanto o ajuste vertical, quanto o horizontal, foram o tipo de empregador, o setor econômico do emprego e o grupo de ocupação. Para o ajuste horizontal, o principal impacto foi estar empregado na ocupação de professor, já para os ajustes vertical e total, o setor econômico do emprego foi principal determinante.</p> 2023-07-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74398 Estágio supervisionado em gestão escolar no Centro Pedagógico da UFMG: desafios e perspectivas para colégios de aplicação 2023-07-06T09:18:57-03:00 Luiza Santana Chaves luizasch2704@gmail.com Marcos Elias Sala marcosgeoufmg@gmail.com <p>O Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais - CP/UFMG -, no contexto de Colégio de Aplicação, se posiciona como campo de observação, sistematização, análise, elaboração e implantação de itinerários formativos de diversos profissionais da educação. Dentre eles, destacamos os gestores escolares que atuam no âmbito pedagógico e administrativo, eixo necessário às práticas docentes contemporâneas. O objetivo central deste trabalho é apresentar o estágio supervisionado em Gestão Escolar no CP/UFMG como forma de fomentar, tanto nos gestores-orientadores, quanto nos estagiários, uma análise crítico-reflexiva da estrutura organizacional da escola. Nesse sentido, elencamos, descrevemos e analisamos as atividades teórico-práticas vivenciadas pelos estagiários no CP/UFMG voltadas para a gestão administrativa e pedagógica do espaço escolar. Partindo dessa premissa, introduzimos aos estagiários reflexões e experiências que demonstram o exercício democrático da gestão colaborativa e as responsabilidades advindas da democratização das instâncias colegiadas; os desafios e as possibilidades da reconstrução conjunta do projeto político-pedagógico e do regimento interno com a comunidade escolar; a importância da parceria entre diretor e vice-diretor como interlocutores e agentes de transformação no diálogo com as instâncias colegiadas e a comunidade escolar de forma ampla. Como conclusões do percurso experimentado como orientadores e supervisores de estagiários em gestão escolar, destacamos as possibilidades de analisar sob novas lentes e perspectivas a realidade do trabalho que a direção de um colégio de aplicação enfrenta no desempenho de sua função profissional.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/83777 Implantação dos instrumentos de avaliação do Sinaes: o que dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma instituição federal de ensino superior 2023-07-03T13:40:30-03:00 Jaqueline Dourado do Nascimento jaqueline.dourado@ufca.edu.br Edmilson José dos Santos Júnior landimjrdeluna@gmail.com Cinthia Lima dos Santos limacinthia89@gmail.com Wezley Ricardo Bezerra Gonçalves wezley.ricardo@hotmail.com <p>Avaliar contribui para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior. O objetivo deste trabalho analisar como aconteceu a implantação dos instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos projetos pedagógicos de cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior. A abordagem qualitativa, com uso da análise documental dos projetos pedagógicos de cursos, foi a metodologia aplicada. Notou-se que as avaliações externa e institucional são tratadas superficialmente e que não há compreensão sobre a diferença entre elas e há pouco uso dos resultados. Logo, é crucial implantar uma cultura avaliativa que favoreça um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos meios de gestão e pedagógicos.</p> 2023-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/75419 A gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens das crianças na alfabetização 2023-06-29T10:35:13-03:00 Renata Araújo Jatobá de Oliveira renata_jatoba@hotmail.com Magna do Carmo Silva magna_csc@yahoo.com.br <p>Neste texto, analisa-se como duas professoras estabelecem relação entre os direitos ou competências sobre leitura e escrita, a gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens e o avanço das crianças no ciclo de alfabetização/CoursPréparatoire - CP/Cycle2 -, ao longo do ano. A fundamentação teórica expõe a gestão do ensino e da avaliação para a alfabetização e letramento. A metodologia é qualitativa e retrata a organização do trabalho pedagógico no Brasil e na França. Para a análise, foi utilizada a análise de conteúdo. O resultado indicou que a gestão do ensino está pautada na construção do estilo profissional e que à gestão da avaliação, pela intermediação planejada, acontece quando o docente reflete a prática e a refaz para atender à heterogeneidade das aprendizagens.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74370 Estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências 2023-06-12T14:41:42-03:00 Victor Cecchini de Farias victor.farias@germinare.org.br Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha camilla.rocha@germinare.org.br Iara Cristina de Fátima Mola iara.mola@germinare.org.br Rodrigo Guimarães Motta rodrigo-motta@uol.com.br <p>Diante da lacuna existente no ensino formal quanto à dissonância entre a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, investigou-se como o método caso de ensino corrobora com os estudos baseados na prática, colocando a prática como prioritária para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento de competências dos alunos. O estudo demonstra a contribuição do método Caso de Ensino Inspiracional para o processo de ensino-aprendizagem de acordo com quatro categorias: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante e engajamento. Os resultados indicam que o caso de ensino permite articular as quatro categorias e que esta articulação contribui para uma aprendizagem baseada em competências.</p> 2023-06-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74250 O jiu jitsu como ferramenta pedagógica e organizacional auxiliar ao desenvolvimento pleno da vida 2023-06-15T11:10:51-03:00 Roberto Cavallari Filho roberto.cavallari@fulbrightmail.org Norberto de Carvalho Nunes betonunes1975@gmail.com Osmar Moraes Neto mazinho38@gmail.com Victória Lemos victoriaplemos99@gmail.com <p>Neste artigo, apresenta-se fundamentos teóricos e práticos para o recente campo do jiu jitsu educacional - JJE. Iniciamos fazendo um levantamento bibliográfico a fim de destacar importantes pesquisas acerca dos benefícios da prática da luta no ambiente escolar. Posteriormente, com base na hermenêutica, relacionamos o termo jiu jitsu educacional com a prática e o estudo da luta inserida em uma proposta didático-pedagógica alinhada às orientações contidas na BNCC, com relação ao desenvolvimento pleno da vida. Em seguida, apresentamos e analisamos duas pesquisas de campo para analisar a inovação nos processos de ensino e aprendizagem possibilitadas pelo JJE numa escola municipal: a primeira, uma análise diagnóstica por meio das ferramentas da observação, da roda de conversa e de questionário estruturado; a segunda, uma análise de testemunhos acerca do impacto na cultura organizacional escolar. Os resultados apontam para as contribuições do JJE à cultura organizacional escolar, à comunidade familiar e ao desenvolvimento pleno dos alunos na escola.</p> 2023-06-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/73675 Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional 2023-05-22T18:26:12-03:00 Karen Mariane Petry Welter Vieira karenpetryvieira@hotmail.com Ana Carla Hollweg Powaczuk apowaczuk@gmail.com <p>Neste trabalho, enfocamos as condições de permanência de trabalhadores pesquisadores no âmbito da pós-graduação. Apresenta-se resultados de um estudo qualitativo narrativo de cunho sociocultural pelo qual se objetivou compreender os desafios envolvidos no percurso acadêmico na pós-graduação. Destacamos como desafios ao percurso formativo a sobreposição de tarefas no que tange à formação e as atividades laborais e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Como indicadores de permanência, identificamos a mobilização pessoal e social dos estudantes, bem como o perfil do programa voltado a trabalhadores. Neste sentido, destacamos a necessidade da consolidação de uma política de acolhimento capaz de impulsionar um conjunto de ações com vistas a fortalecer o percurso formativo.</p> 2023-05-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/73605 O impacto da Covid-19 na produtividade docente feminina na pós-gradução em ciências humanas na UFS (2019-2021) 2023-05-16T15:24:57-03:00 Janaina Cardoso de Mello janainamello.ufs@gmail.com <p>A pandemia da Covid-19 atingiu vários setores da sociedade laboral, principalmente a educação e a atividade docente. As dificuldades com a produtividade científica feminina na universidade, que enfrentava a sobrecarga do trabalho doméstico e familiar, se acentuaram no modelo home office. O objetivo geral deste trabalho consistiu em compreender como a pandemia do Coronavírus - Covid-19 -, impactou a produtividade das professoras nos programas de pós-graduação das áreas de Ciências Humanas na UFS. Adotou-se a metodologia quali-quantitativa na interpretação das informações quantitativas e dos dados qualitativos via observação, interação participativa e análise do discurso dos sujeitos. Foi estudada a produtividade de 72 professoras, de dez programas de mestrado e doutorado, com vínculos nas licenciaturas no período de 2019 a 2021. Foram coletados dados no portal institucional da UFS e nos Currículos Lattes do CNPq. Identificou-se que apenas um programa teve a produção feminina duramente impactada pelos efeitos da pandemia, configurando 10% da amostra, enquanto 40% das docentes conseguiram manter uma constância com índices mais baixos. Aproximadamente 20% retomaram o crescimento após uma queda brusca e 15% já demonstravam baixa produtividade antes da pandemia. O destaque ocorreu com 15% de docentes que elevaram muito seus níveis. O resultado reporta a sobrecarga de trabalho em casa, o adoecimento, a perda de sentido, o isolamento e a visão de produção como terapia de desligamento da realidade de medo e morte experimentada no mundo. Diante da baixa representatividade quantitativa das mulheres em alguns departamentos e programas de pós-graduação, faz-se necessária a adoção de políticas públicas institucionais para o fortalecimento da presença feminina na docência, de sua pesquisa e produtividade científicas no ensino superior, bem como o acompanhamento na mudança dos comportamentos de exclusão por homens que ocupam o status quo na universidade.</p> 2023-05-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74541 Perfil dos egressos dos cursos de engenharia e licenciatura: um estudo no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa 2023-05-03T15:42:35-03:00 Guilherme Goergen guilhermegoergen@unipampa.edu.br Anderson Luis Jeske Bihain andersonbihain@unipampa.edu.br Leandro Blass leandroblass@unipampa.edu.br Claudio Sonaglio Albano claudioalbano@unipampa.edu.br <p>Realizar o acompanhamento dos egressos de uma instituição de ensino superior é um componente importante em sua gestão, tanto para atestar a qualidade da formação, quanto para realizar a autoavaliação e rever suas políticas educacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil do egresso da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, sob aspectos como mundo do trabalho, perfil empreendedor e situação socioeconômica familiar. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de dados coletados por intermédio de um questionário eletrônico. Destacamos como principais resultados, identificar o perfil do egresso, evidenciar a fragilidade social e econômica da região, a importância da universidade na vida profissional dos egressos e sua contribuição para o desenvolvimento regional.</p> 2023-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74095 O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos: uma análise a partir da auto-avaliação institucional 2023-02-08T16:25:31-03:00 Marília Patta Ramos mariliaramos68@gmail.com Lauren Xerxenevsky lauren.xerxenevsky@gmail.com Mateus Saraiva mateus_saraiva@yahoo.com.br <p>O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil - Prova Brasil - e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam de situação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.</p> 2023-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74348 Prever e melhorar o desempenho dos alunos com o uso combinado de aprendizagem de máquina e GPT 2023-02-28T10:18:23-03:00 Maurilio Benevento maurilio.benevento@gmail.com Fernando de Souza Meirelles fernando.meirelles@fgv.br <p>Por meio deste texto, apresenta-se resultados de pesquisa na qual se utilizou algoritmos de aprendizado de máquina combinado com o GPT para prever e melhorar o desempenho dos alunos. Essa abordagem pode ter impacto inovador na educação e na experiência de aprendizado dos alunos. O estudo teve abordagem quantitativa, com base em pesquisa experimental e técnicas variadas. Foram processados 900 alunos em 21 algoritmos. Os resultados indicaram uma ferramenta poderosa para prever e melhorar o desempenho dos alunos, combinado ao GPT, superando outros métodos. Conhecer as lacunas no conhecimento dos alunos e fornecer feedback personalizado, permite uma formação mais efetiva. Essa combinação pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar a educação.</p> 2023-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74143 Feedback da avaliação: perspectiva inclusiva da criança em contextos da educação infantil e transtorno do espectro autista 2023-02-13T18:12:02-03:00 Francerly Cardoso da Cruz cfrancerly@gmail.com Geraldo Eustáquio Moreira geust2007@gmail.com <p>Neste estudo qualitativo do tipo exploratório, com dados coletados via questionário, respondido por 19 graduandos de Pedagogia da Universidade de Brasília, em formação ofertada pelos autores, envolvendo didática da Matemática e avaliação formativa, objetivamos analisar a percepção desses graduandos quanto a iniciar uma cultura de <em>feedback da</em> avaliação matemática numa perspectiva inclusiva da criança em contextos da educação infantil e Transtorno do Espectro Autista - TEA. Os resultados apontaram: percepções de <em>feedbacks </em>nesses contextos e necessidade de torná-los formativos e inclusivos, legitimando a importância de oportunizar o protagonismo infantil; percepção de contribuições do <em>feedback </em>para autorregulação das aprendizagens e reorganização do trabalho pedagógico. Apesar de apenas dois respondentes revelarem familiaridade com o tema, 14 participantes afirmaram terem ouvido falar sobre a temática superficialmente<em>,</em> três participantes informaram que sequer ouviram falar de <em>feedback</em> e não têm percepção de sua existência. Conclui-se que investimentos na formação inicial e continuada contribuirão para reflexões de estratégias inclusivas de acolhida da diversidade de <em>feedback </em>da criança e seu uso intencional pelo docente em prol de uma avaliação para as aprendizagens em Matemática desde a educação infantil.</p> 2023-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/74192 Suporte a transferência de treinamento: uma avaliação no âmbito de uma autarquia federal 2023-02-16T10:12:01-03:00 Sâmela de Souza Costa Marques samela_costa@yahoo.com.br Lúcia Regina Goulart Vilarinho luciagvilarinho@gmail.com <p>Por meio deste texto, apresenta-se resultados de um estudo pelo qual se avaliou o suporte à transferência de treinamento após a conclusão de um curso. Baseou-se no Modelo Integrado de Avaliação no Impacto de Treinamento - Modelo Impact -, o qual analisa a dependência entre os resultados de um treinamento e a existência de um ambiente organizacional favorável ao desempenho dos seus participantes. A abordagem avaliativa focalizou os participantes do curso, com dados coletados junto a trinta sujeitos por meio de uma escala de suporte à transferência, testada e validada semântica e estatisticamente. Entre os resultados situa-se a posição intermediária do suporte psicossocial dado pela instituição, o que aponta a importância de se refletir sobre o valor que pode ser agregado nos processos de trabalho por meio de capacitações que extrapolem a sala de aula<em>.</em></p> 2023-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/73537 Análise da qualidade de vida de vigilantes atuantes numa instituição de ensino superior 2023-01-05T16:24:23-03:00 Sabrina Bianca da Silva Alves brina.biancs@gmail.com Laura Cristina Barra Raiol crisraiol@hotmail.com Hudson Augusto Silva de Castro profhudsoncastro@gmail.com Harley dos Santos Martins harleymartins@yahoo.com.br <p>As instituições de ensino superior possuem diversos atores que apoiam suas atividades, dentre eles estão os colaboradores terceirizados da vigilância. Tendo em vista que a carga horária de trabalho de um vigilante pode comprometer seu descanso e lazer, além de influenciar negativamente na qualidade de vida de forma geral, é importante analisar o grau de satisfação dos colaboradores relativo à qualidade de vida no trabalho, visto que este é um índice composto por parâmetros psicossociais, condições de saúde, bem-estar no local de trabalho e adequação dos recursos de trabalho. Desta forma, teve-se por objetivo verificar o grau de satisfação destes profissionais e as relações de trabalho com a IES. Realizou-se um estudo quantitativo de natureza descritiva, por meio da aplicação do Quality of working life questionnaire bref e a utilização da Escala de Percepção de Suporte Organizacional para sete vigilantes de uma instituição de ensino superior no Pará. Apesar de a literatura apontar que o trabalho dos vigilantes afeta negativamente sua qualidade de vida, como principal resultado observou-se que os vigilantes entrevistados possuem um alto grau de satisfação.</p> 2023-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71738 Compras na universidade pública: qualidade do gasto ou corrida de obstáculos? 2022-09-21T17:20:43-03:00 Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira cecoliveira@uefs.br Antônio de Macêdo Mota Júnior antoniomacedojr@gmail.com <p>Neste artigo, tem-se como objetivo analisar a execução orçamentária e financeira das compras organizacionais, para o atendimento das finalidades institucionais de uma universidade pública estadual baiana, no período de 2015 a 2021, a partir da implantação de um conjunto de normas e procedimentos administrativos pelo poder executivo do Estado. A importância de debater a autonomia universitária, o processo de decisões sobre as condições de investimento e o respectivo financiamento da educação superior são argumentos importantes para realização deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fins exploratório-descritivo, que utilizou como estratégia o estudo de caso e como método de coleta de dados a pesquisa documental. Os resultados explicitam que o controle de gastos públicos vem sendo empregado com mecanismo governamental de corte de gastos na universidade, sobretudo, quanto à aquisição de bens permanentes e de consumo, por meio de práticas de controle externo que ferem sua autonomia administrativa e de gestão financeira e patrimonial.</p> 2023-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71873 As taxonomias de Bloom e Solo no planejamento do ensino de habilidades e competências em aprendizado de máquina 2022-10-01T21:29:13-03:00 Léo Manoel Lopes da Silva Garcia leoneto@unemat.br Daiany Francisca Lara dflara@unemat.br Raquel Salcedo Gomes raquel.salcedo@ufrgs.br <p>Há um esforço para alinhar um aparato de teorias, recursos e metodologias para promover um processo de ensino e aprendizagem efetivo. Todavia, não se trata de uma tarefa trivial, podendo incorrer no desalinhamento entre o previsto, almejado e resultados obtidos. Este estudo busca investigar o uso das taxonomias educacionais de Bloom e Solo como apoio o planejamento da oferta da unidade curricular de aprendizado de máquina num bacharelado em Ciências da Computação. Os objetivos educacionais a serem alcançados para esta unidade são estruturados dentro dessas taxonomias e o resultado avaliado por professores da disciplina da instituição onde o estudo foi realizado. Ainda que as taxonomias desenvolvidas tenham sido avaliadas positivamente, foram destacadas dificuldades na sua utilização. </p> 2023-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/71897 Radiologia forense: o caso da disciplina que foi transformada em RPG 2022-10-04T19:05:34-03:00 Sergio Ricardo Rios Nascimento sergio.nascimento@prof.saocamilo-sp.br <p>O poder do conto e de histórias como meios para compartilhar conhecimento é conhecido desde o início da civilização, mas e se você puder fazer parte dessa história, decidindo e alterando o seu rumo? Este é o universo proporcionado por uma prática de jogo conhecida como Role-Playing Game-RPG -, em que você é umpersonagem numa história e, dependendo do seu progresso, pode decidir os rumos que essa história tomará. Ao aplicarmos esta técnica na educação, as possibilidades são infinitas, permitindo ao aluno tornar-se um agente da lei, participando ativamente de investigações e desvendando os mistérios de uma série de crimes interligados, utilizando conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula. Assim, por meio deste artigo busca-se relatar o caso de uma unidade curricular de Radiologia Forense, que foi ministrada no formato RPG. Os alunos foram orientados a criar quatro agências de investigação, que foram sediadas em cada um dos distritos de uma ilhafictícia, e eram convocadas a desvendar mistérios e crimes ocorridos na ilha. Ao final da disciplina, os alunos responderam a um questionário de satisfação e 80% aprovaram o formato utilizado, relatando que o jogo incentivou a discussão da disciplina dentro e fora da sala de aula. O método possui ampla aplicabilidade, mas requer um planejamento cuidadoso e, ao mesmo tempo, flexível, pois a direção da história depende do desenvolvimento e das decisões dos próprios jogadores.</p> 2023-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84845 Ensinar a cuidar e cuidar ensinando crianças, adolescentes e famílias: um sonho de infância que se tornou realidade 2023-09-11T12:46:28-03:00 Eliane Tatsch Neves eliane.neves@ufsm.br <p>Neste memorial descritivo, relata-se a minha trajetória profissional, iniciando com a graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, passando pela realização de cursos de pós-graduação, totalizando 27 anos de carreira. Neste período, atuei em vários cargos de gestão e na diretoria da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. As atividades de orientação resultaram numa produção bibliográfica qualificada que culminou em ser bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Homenagens e prêmios tornaram essa caminhada gratificante. Ensinar e cuidar, trabalhar com crianças e suas famílias sempre foi algo almejado e um sonho de infância que se tornou realidade. Com essa esperança de continuar contribuindo para o desenvolvimento da Ciência, para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população, para a formação de profissionais comprometidos e qualificados é que encerro esse memorial.</p> 2023-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/84800 Um olhar inaugural, portas que se abrem e se fecham: uma docência vivida com intensidade 2023-09-11T12:46:37-03:00 Viviane Ache Cancian vica.acancian@gmail.com <p class="Standard" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-family: 'Arial','sans-serif';">Memorial apresentado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, como parte dos requisitos para promoção à classe de professor titular do Departamento de Metodologia de Ensino. Apresento experiências que fizeram parte do meu mundo, de minha vida antes e depois do ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, as quais foram constituidoras para compreender a minha trajetória de hoje, as quais resgatam brevemente a criança que fui, minhas vivências, meus valores, na defesa de uma sociedade que garanta o direito de todos, uma educação emancipatória, com autonomia, liberdade e ética inerente a essa educação. A trajetória na UFSM, uma trajetória de ensino, pesquisa, extensão, que transcende o Centro de Educação, pois passei a atuar também na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da UFSM. Ações em defesa de uma outra formação, de formação política, da escola pública, da universidade pública, das infâncias e crianças. A minha resistência na escrita do memorial em atender critérios já comprovados de dois em dois anos na progressão, problematizando o discurso de eficiência e da produtividade, voltado à instrumentalização, a uma racionalidade técnica e instrumental, ao imediatismo produtivista, colocando-nos no lugar de espectadores, no lugar do que está dado, no lugar dos padrões de produtividade neoliberais, de cobrança rápida para ser pontuada. Um olhar inaugural, porque acredito na incompletude, no inacabado, num outro olhar, que tudo pode ser diferente, em um outro mundo possível, uma outra educação. Uma história vivida intensamente, em que portas se abriram e se fecharam para muitos os lugares, lugares de gestão, de ensino na educação básica e superior; interlocuções, formação política, estudos, pesquisas, extensões, relações estabelecidas com os alunos da graduação e pós-graduação, com os egressos da pedagogia, com a comunidade interna e externa, com as redes e sistemas, com movimentos sociais, com pesquisadores; um vivido que hoje me coloca em um outro lugar de conhecimento, que me permite abrir outras portas e descortinar outras possibilidades. A conexão com a minha a vida e com o respeito às diferentes formas de vida do planeta. Um olhar para além, para habitar outros espaços, para partilhar e compartilhar, um olhar inaugural em que me encontro comigo mesma.</span></p> 2023-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Gestão e Avaliação Educacional