https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feedRevista de Gestão e Avaliação Educacional2025-11-28T13:49:09-03:00Claudemir de Quadrosrevistaregae@gmail.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&ouid=101559099031767346528&rtpof=true&sd=true">AQUI</a>. Ao abrir a tela do word, acima e à esquerda, clique em Arquivo e faça o donwload. Submissões que não estiverem no template, serão arquivadas.</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92212Mapeamento dos egressos em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco: uma análise exploratória da empregabilidade profissional2025-11-28T13:49:09-03:00Renan Silva Ferreirarenan.sferreira@ufpe.brCinthya Richarda do Carmo da Silvarenansilvaferreirax@gmail.comTaissa Maria Santostaissa.msantos@ufpe.br<p>Pela pesquisa buscou-se investigar como a formação acadêmica em Secretariado Executivo pela UFPE influencia a empregabilidade e as trajetórias profissionais de seus egressos no mercado de trabalho. A coleta de dados foi conduzida por meio da aplicação de questionários estruturados, enquanto a análise quantitativa foi realizada no Excel, e a análise qualitativa seguiu os princípios de Bardin, complementada pelo uso do programa Nvivo. Observou-se, ao analisar as tendências de empregabilidade e os setores de atuação dos egressos do curso, que a formação oferecida está alinhada com as demandas do mercado de trabalho.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93705Análise Swot do Sistema de Compras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul à luz do seu plano de desenvolvimento institucional 2025-20302025-11-28T13:49:07-03:00Silvia Regina Nascimento Ribeirosilvia.ribeiro@ufms.brMarco Aurélio Batista de Sousamcbsousa@bol.com.br<p>Nesse artigo se analisa o sistema de compras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como instrumento de apoio ao planejamento institucional de aquisições, com foco em seu alinhamento ao sistema nacional Compras.gov.br, apontando perspectivas de modernização alinhadas ao PDI 2025–2030 e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Na pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa, fundamentada em análise documental e bibliográfica, considerando legislações, normativos interno e os planos estratégicos da Universidade. Para avaliação, aplicou-se a matriz Swot, que possibilita identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças associadas ao sistema de compras, tanto internamente, quanto em sua interface com o sistema federal. Os resultados evidenciam que, embora o sistema atual contribua para o controle e rastreabilidade dos processos, enfrenta limitações tecnológicas e carece de integração com a plataforma federal, gerando retrabalho e ineficiências.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93251Desigualdades educacionais no Enem: uma perspectiva baseada em variáveis socioeconômicas e aprendizagem de máquina2025-11-28T13:46:02-03:00Marcelo de Souzabsi.marcelo@gmail.comDaniel Larion Klugdaniel.klug@udesc.br<p class="normal1" style="margin-bottom: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 11.0pt;">O Exame Nacional do Ensino Médio representa um importante mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil. No âmbito desse estudo investigou-se a relação entre variáveis socioeconômicas e o desempenho dos estudantes no exame, utilizando técnicas de aprendizado de máquina para identificar padrões significativos. A pesquisa teve como objetivos desenvolver modelos preditivos baseados em random forest para classificar o desempenho dos estudantes; identificar as variáveis socioeconômicas mais relevantes e analisar seu impacto nos resultados, visando a subsidiar políticas educacionais mais equitativas. Foram adotados os microdados do Enem 2023, submetidos a uma etapa de pré-processamento que envolveu técnicas de one-hot encoding para tratamento de algumas variáveis e Smote para balanceamento. Foram construídos dez modelos de random forest, com o ajuste de hiperparâmetros via busca aleatória. O desempenho foi avaliado por métricas como acurácia, precisão, recall e F1-score, além da análise de importância das variáveis. Os modelos apresentaram desempenho satisfatório, com acurácias em torno de 94% e precisão de até 99%. A escolaridade e ocupação dos pais, junto com a renda familiar, emergiram como os principais preditores. Estudantes com pais mais escolarizados e em profissões estratégicas tiveram probabilidade três vezes maior de alto desempenho, enquanto aqueles de famílias de baixa renda apresentaram maior tendência a desempenho insatisfatório. Os resultados evidenciam a influência de fatores socioeconômicos no desempenho educacional, reforçando a necessidade de políticas públicas apropriadas. A eficácia dos modelos comprova sua utilidade para diagnósticos educacionais.</span></p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93729Aplicação do A3 Thinking como ferramenta de gestão: diagnóstico de uma unidade de contratações universitária2025-11-28T13:45:24-03:00Leonardo Francisco Rosa Mateusleonardo.mateus@ufms.brWilson Ravelli Elizeu Macielwilson.ravelli@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da metodologia A3 Thinking para diagnosticar e propor melhorias às ineficiências no fluxo processual da Secretaria de Planejamento de Contratações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio de uma abordagem combinada de pesquisa-ação, análise quantitativa de dados e revisão bibliográfica, o estudo identificou uma média de seis erros por processo, com destaque para falhas recorrentes nos artefatos da fase de planejamento, como termos de referência, estudos técnicos preliminares e pesquisas de preços. As causas-raiz dessas ineficiências foram mapeadas e relacionadas a fatores como sobrecarga de trabalho, escassez de capital intelectual especializado e falta de capacitação dos servidores. A partir de um brainstorming com a equipe gestora, foi proposta como contramedida a implantação de um checklist prévio, a ser utilizado pelas unidades demandantes antes do envio dos processos à Secretaria de Planejamento de Contratações. Essa ferramenta visa reduzir em 30% os erros identificados, mitigando retrabalhos e acelerando o fluxo licitatório. Os resultados demonstram que o A3 Thinking é uma metodologia eficaz para a gestão pública, permitindo a otimização de processos mesmo em cenários de recursos limitados. Além disso, o estudo evidencia o potencial de replicação dessa abordagem em outros órgãos públicos, contribuindo para a melhoria contínua, a governança estratégica e a eficiência nas contratações institucionais. Conclui-se que a adoção de ferramentas enxutas, aliada ao alinhamento entre unidades, pode elevar a qualidade do planejamento e reduzir custos operacionais, fortalecendo a gestão pública baseada em resultados.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93356Conotações tensivas do Ideb: análise polifônica de um indicador controverso2025-11-28T13:46:00-03:00Renato Melo Ribeirorenatoribeiro@usp.br<p>Nesse artigo é proposta uma síntese do debate sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb –, dando relevo às conotações produzidas por enunciados que apoiaram, recusaram ou apoiaram criticamente esse indicador. Metodologicamente, a apreciação de enunciados orientou-se pela noção-chave de polifonia (Bakhtin, 2005), ou seja, pelo esforço em abordar diferentes vozes que se pronunciaram sobre o tema. A análise sustenta que a depender da agregação de conotações positivas, negativas ou híbridas, o Ideb vincula-se a diferentes agendas: de regulação vertical da escola pelo Estado; de autorregulação das escolas e atuação provedora do Estado; de corresponsabilidade Estado-escola na produção da qualidade educacional. Por fim, sublinha-se a relevância de uma abordagem polifônica sobre esse indicador.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92848As percepções da marca de um instituto federal: teste e validação de um modelo com estudantes de graduação do IFMG2025-11-28T13:46:08-03:00Juliane Ribeirojuliane.ribeiro@ifmg.edu.brFrancis Barrosfrancis031995@gmail.comTatielle Vaztatiellea69@gmail.com<p>Em razão do fator estratégico da gestão de marca, instituições de ensino superior começaram a desenvolver estratégias de branding mais robustas. Esta pesquisa analisou o impacto de dimensões do valor de marca do IFMG na lealdade de estudantes de graduação. A pesquisa é descritiva e exploratória. Os dados, coletados com 212 estudantes, foram analisados com as técnicas de modelagem de equações estruturais e análise de conteúdo. A lealdade à marca foi explicada pelas dimensões Empregabilidade e carreira, Ambiente emocional, Qualidade: conduta docente e serviços de apoio) e Consciência de marca. O IFMG transmite boa imagem aos estudantes, mas recomenda-se aumentar a divulgação da marca e aprimorar os aspectos práticos do ensino.</p>2025-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93098Eficiência da assistência estudantil e os cancelamentos de RPNP: uma análise envoltória de dados nas universidades federais2025-11-28T13:46:03-03:00Wellington Luceilton Amorim Teixeirawellingtonluceilton@gmail.comAlexandre Macedo Pereiraalexandremacedopereira@gmail.comMárcia Batista da Fonsecambf.marcia@gmail.com<p>Este estudo analisou a eficiência da gestão dos Restos a pagar não processados vinculados à assistência estudantil nas universidades federais brasileiras. Foram examinados dados de 2014 a 2022 de 59 Ifes, considerando valores empenhados, inscritos, cancelados e número de alunos. Utilizou-se a Análise Envoltória de Dados, com modelos CRS e VRS. UFMG e UFRJ foram eficientes nos dois modelos. UFC, UFS e UFSC mostraram eficiência técnica; UFPE, UFPA e UFRN, eficiência técnica com necessidade de ajustes de escala. UFF, UNB, UFBA e UFPB apresentaram os piores desempenhos. Conclui-se que a eficiência na gestão da assistência estudantil depende do planejamento orçamentário e da adequação entre porte institucional e demanda.</p>2025-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/93025Planejamento estratégico e o processo de internacionalização nas universidades federais: a contribuição da análise Swot na formulação de estratégias para a internacionalização2025-11-28T13:46:05-03:00Bárbara Mareco Millianbarbara.mareco@ufms.brMarco Aurelio Batista de Sousamarco.sousa@ufms.brJosé Carlos de Jesus Lopesjose.lopes@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo relatar a aplicabilidade da Análise Swot como instrumento de apoio ao planejamento estratégico do processo de internacionalização no contexto das instituições federais de ensino superior. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e utilização da Análise Swot, como uma ferramenta administrativa para diagnosticar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que impactam a atuação da Agência de Internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que a aplicação da ferramenta de análise demonstrou ser útil e replicável para o diagnóstico estratégico do processo de internacionalização no ensino superior. Conclui-se que o processo voltado à internacionalização em quaisquer Ifes deve ser compreendido como uma política pública educacional transversal e que demanda planejamento, sendo possível utilizar a Análise Swot como ferramenta de apoio ao diagnóstico estratégico, respeitando os ambientes e as condições locais de cada uma.</p>2025-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92978Melhorando a qualidade dos feedbacks na avaliação por pares mediada por rubrica2025-11-28T13:46:07-03:00Fabiana Campos Ferreiraferreiracamposfabi@gmail.comIron Pedreira Alvesipalves@uefs.br<p>Os feedbacks são os elementos formativos da avaliação formativa e a avaliação por pares é uma prática que tem o potencial de ajudar os estudantes a aprenderem a oferecer bons feedbacks. Face a este contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se a prática da avaliação por pares, mediante rubrica, mudaria a qualidade dos feedbacks fornecidos pelos estudantes aos seus colegas ao longo de quatro atividades avaliativas de um componente curricular. Analisaram-se os feedbacks que estudantes de licenciatura ofereceram aos seus colegas, em dois semestres consecutivos. Os resultados indicam que a qualidade dos feedbacks melhorou ao longo das atividades avaliativas. Conclui-se que a orientação para dar feedbacks, bem como uso das rubricas colaboraram para os resultados encontrados.</p>2025-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92914Autoavaliação institucional: uma escala de satisfação discente com a atuação docente a partir da teoria de resposta ao item2025-08-13T11:19:59-03:00Thaynara Gilli Tonollithaynaratonolli@gmail.comElisangela Hoffmannelis.mt@gmail.comAntonio Cezar Borniaelis.mt@gmail.comDalton Francisco de Andradeelis.mt@gmail.com<p>O presente estudo objetivou analisar os dados da autoavaliação institucional do Instituto Federal do Paraná, utilizando a Teoria de Resposta ao Item e Modelo de Resposta Gradual de Samejima. O traço latente analisado foi a satisfação dos alunos com a atuação docente nas atividades de ensino, na perspectiva de oportunizar às IES autoconhecimento sobre as qualidades e fragilidades, diagnóstico dos pontos críticos que merecem prioridade. Ao aplicar a TRI, foram estabelecidos parâmetros de discriminação e dificuldade dos itens, distribuição dos valores de satisfação dos discentes e posicionamento das categorias dos itens na escala. A TRI mostrou-se eficiente para analisar os dados da AAI e fornecer informações relevantes para a gestão e melhoria da instituição.</p>2025-08-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/91757O planejamento estratégico em universidades federais: a matriz Swot como ferramenta de análise e planejamento2025-06-23T19:58:21-03:00Aylana Cristina Lima de Almeidaaylana.almeida@ufra.edu.brKelly Pauline Barankellybaran@hotmail.comBrenda Cordovil Correa dos Santosbrenda.cordovil@ufra.edu.br<p>O estudo analisou a aplicação da Matriz Swot na gestão de uma universidade federal na Amazônia, identificando variáveis internas e externas que impactam sua atuação. A ferramenta permitiu mapear forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, subsidiando a formulação de estratégias de desenvolvimento. Os resultados indicam potencial para expansão e inovação, apesar de desafios como restrições orçamentárias e comunicação institucional ineficaz. Conclui-se que a Swot é eficaz no diagnóstico estratégico e no planejamento da gestão universitária.</p>2025-06-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/91777Trabalho docente articulado na educação infantil: uma análise das práticas colaborativas e do apoio da gestão escolar2025-06-23T19:58:19-03:00Gabrielle de Quadros Mainardigabrielleqmainardi@gmail.comAndrea Toniniandrea.tonini@ufsm.br<p>Este estudo foi realizado numa Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo identificar as práticas colaborativas entre os professores da educação infantil e da educação especial e analisar o papel da gestão escolar no apoio à implantação do trabalho docente articulado que é fundamentado na abordagem de Loris Malaguzzi. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, sendo a coleta de dados por questionário aberto com a participação de uma professora de educação infantil, de educação especial e a diretora. Os resultados evidenciaram a importância de um ambiente que valoriza a escuta, a observação e o registro como ferramentas essenciais para a construção de processos inclusivos colaborativos.</p>2025-06-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/91803Experiência e relacionamento na educação básica: um estudo sobre a lealdade do estudante2025-06-23T19:58:17-03:00Edimar Sena Oliveira Júnioredimar.jr@adventistas.orgRebeca Pizza Pancotte Dariusrebeca.darius@unasp.edu.br<p>O crescimento das matrículas em instituições privadas de educação básica no Brasil requer a análise dos fatores que influenciam a captação e a fidelização de estudantes. Por meio dessa pesquisa, investigou-se o impacto das variáveis satisfação e qualidade percebida na lealdade de estudantes e de seus responsáveis. Utilizando abordagem quantitativa, foram analisados dados documentais de pesquisas internas realizadas em 2023 e as matrículas de 2023 e 2024 em sete unidades escolares. Aplicou-se estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a satisfação e a qualidade percebida impactam a lealdade, sendo essa influência mais expressiva nos responsáveis, refletindo em fidelização e recomendação.</p>2025-06-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90900Evasão no ensino superior: uma revisão sistemática das abordagens metodológicas e teóricas no Brasil2025-05-14T13:10:07-03:00Julia Wickboldt Starkjulia.stark@ufpel.edu.brRodrigo Serpa Pintoserparg@ufpel.edu.br<p>A evasão no ensino superior, um problema com significativas implicações financeiras, sociais e individuais, é investigada neste artigo por meio de uma revisão sistemática da literatura brasileira publicada entre 2020 e 2024. O estudo teve como objetivo identificar as teorias e métodos empregados nas pesquisas sobre evasão. Os resultados indicam que o Modelo de Integração de Tinto é o referencial teórico mais utilizado. No entanto, há uma diversidade metodológica considerável, com diferentes formas de calcular os índices de evasão e técnicas de análise, como regressão, análise de sobrevivência e métodos mistos. Evidencia-se a necessidade de contextualizar as teorias à realidade brasileira, investigar fatores institucionais e conduzir estudos nacionais sobre a evasão no Brasil.</p>2025-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90809Avaliação sobre o aproveitamento de estudos de discentes nas universidades federais do Brasil2025-05-14T13:10:09-03:00Bruno Theodoro Gonçalvesbruno.gonçalves@uftm.edu.brMariangela Torreglosa Ruiz Cintramariangela.cintra@uftm.edu.brAna Claudia Granato Malpassacgmalpass.uftm@gmail.com<p>O Ministério da Educação indica que as instituições de ensino superior são responsáveis por avaliar a equivalência de disciplinas para aproveitamento de estudos em casos de transferência ou matrícula. Um estudo usando o Fala.BR analisou as solicitações de aproveitamento nas universidades federais e encontrou baixa adesão ao estudo, com apenas 53,62% das universidades reportando dados dos últimos cinco anos. Algumas universidades apresentam mais de 100 mil pedidos, a maioria ainda utiliza processos físicos e somente 20,29% cumprem a legislação para o aproveitamento de disciplinas de extensão, apesar de prazos estendidos pela pandemia da Covid-19. O estudo ressalta a importância do aproveitamento de estudos como direito estudantil e seu benefício econômico, social e educacional.</p>2025-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90906Proposição de um instrumento de avaliação da qualidade para o processo de inclusão do público da educação especial2025-04-24T07:26:54-03:00Ana Caroline Silva Maistoana.maisto@prof.pmf.sc.gov.brAndreia Zanellaandreia.zanella@ufsc.brAndrea Cristina Konrathandrea.ck@ufsc.br<p>As avaliações da qualidade na educação desempenham um papel fundamental no aprimoramento da educação, oferecendo suporte às escolas, comunidades escolares e redes de ensino. No contexto da educação especial no Brasil, pouco se debate sobre a qualidade do processo de inclusão educacional desse público. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo a proposição de um instrumento de avaliação da qualidade do processo de inclusão do público da educação especial no contexto brasileiro. Para alcançar esse objetivo, foram analisados e descritos instrumentos de avaliação da qualidade da educação inclusiva reconhecidos internacionalmente, identificando dimensões e indicadores apropriados para conduzir a avaliação e alinhadas com as diretrizes educacionais brasileiras. A partir da pesquisa documental, foram identificadas doze dimensões da qualidade: Cultura escola inclusiva, Envolvimento da comunidade, Ambientes acessíveis e seguros, Currículo escolar, Atuação dos profissionais, Formação profissional, Gestão e organização, Apoio aos alunos, Recursos para financiar a inclusão, Legislação, Participação dos alunos e Planejamento para melhoria contínua. Para cada uma das dimensões da qualidade, foram propostos itens específicos que possibilitam sua avaliação. O instrumento de avaliação final é composto de um total de oitenta itens.</p>2025-04-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90601Evasão no curso de odontologia da UFPB: um estudo longitudinal retrospectivo2025-04-24T07:26:57-03:00Fernanda Marques de Limafemarqueslima1207@gmail.comAndréa Gadelha Ribeiro Targinoandrea.gadelha@academico.ufpb.brCarlos Eduardo de Oliveira Góescarlos.goes@academico.ufpb.brLucas David Amorim Stocklucas.stock@academico.ufpb.br<p>A evasão no ensino superior é um evento que resulta em perdas, tanto para o setor privado quanto para o público. O presente estudo objetivou mensurar a evasão no curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – e analisar os seus fatores influenciadores. Trata-se de um estudo analítico, longitudinal, retrospectivo e documental, com ingressantes dos anos 2012 a 2016. O percentual médio de evasão foi de 46,14% +/-7,82. As variáveis que apresentaram significância estatística (p<0,05) foram: sexo; forma de ingresso e Estado de origem. As cotas não apresentaram significância estatística e o primeiro ano do curso foi o de maior evasão. Os achados deste estudo são preocupantes e indicam urgência de intervenções efetivas para a redução do abandono acadêmico.</p>2025-04-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89645Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019)2024-12-06T14:28:29-03:00Karina Aparecida da Silvakarina.silva1@aluno.ufop.edu.brDaniel Abud Seabra Matosdanielmatos@ufop.edu.brMaria Teresa Gonzaga Alvesmtga00@gmail.comLuciano Campos da Silvalucianocampos@ufop.edu.br<p>Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes.</p>2024-12-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90510Práticas de planejamento estratégico nas Ifes no contexto da avaliação institucional: uma revisão de escopo2025-03-27T12:05:10-03:00Aline dos Santos Deiródeiro75@gmail.comUyguaciara Vêloso Castelo Brancouyguaciara.branco@academico.ufpb.brPaulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filhopcavalcantifilho@hotmail.com<p>O propósito desse estudo foi identificar as práticas de planejamento estratégico adotadas pelas unidades acadêmicas das instituições federais de ensino superior no Brasil, no contexto da avaliação institucional estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O método utilizado foi a revisão de escopo, com a seguinte pergunta norteadora: quais as práticas de planejamento utilizadas nas unidades acadêmicas das Ifes no âmbito da avaliação institucional? A busca resultou em 12.445 trabalhos, dos quais 84 foram considerados elegíveis. Os documentos foram extraídos das bases Scopus, Web of Science – Proquest e Coleção Web of Science, Plataforma Eric, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ibict, Scielo e o Repositório da UFPB, no período de 27 de setembro de 2024 a 04 de outubro de 2024. O estudo identificou a função do Sinaes como impulsionador das práticas de planejamento estratégico nas Ifes, destacando a necessidade do desenvolvimento de uma cultura formativa e emancipatória que envolva o engajamento efetivo da comunidade acadêmica. Ademais, foram mapeadas as principais ferramentas de planejamento estratégico aplicadas na elaboração dos planos de desenvolvimento institucionais, assim como as principais barreiras enfrentadas em sua implementação. Observou-se que as diferentes metodologias adotadas pelas Ifes, assim como o engajamento da comunidade acadêmica influenciam a efetividade das práticas de gestão educacional. Concluiu-se que a consolidação do PDI como um instrumento efetivo de condução do planejamento estratégico nas Ifes exige um esforço coordenado na superação de desafios culturais, políticos, administrativos e financeiros de modo a reduzir hiatos entre os níveis estratégicos e operacionais.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90533Análise comparativa dos resultados da prova de Matemática do Saeb nas capitais do Nordeste do Brasil no ano de 20192025-03-17T07:45:57-03:00João Alberto Rodrigues Soares Costajoaoalbertorsc@alu.ufc.brMarcos Vinicius de Andrade Limamarcos.vinicius@ufc.br<p>O Brasil avalia bianualmente o desempenho de alunos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb –, que produz dados importantes para a construção e manutenção de políticas públicas. Este estudo investigou as similaridades e diferenças no desempenho em Matemática de estudantes do 9º ano das capitais nordestinas. Para análise, foi seguido um processo da Ciência de Dados, utilizando a técnica de descoberta de padrões de associação entre itens. As associações identificadas entre os erros nos descritores indicaram que existem maiores semelhanças do que diferenças nas dificuldades dos alunos, concentrando-se em conhecimentos básicos. Esses resultados sugerem a possibilidade de desenvolvimento de políticas educacionais conjuntas para a região, com exceção de Teresina, que apresentou dificuldades em temas mais complexos.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88892Análise da relação entre a qualidade de vida no trabalho, o comprometimento organizacional e a intenção de permanecer na organização a partir da percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública2025-01-15T09:19:27-03:00Lidia Maria Begot Bento Cardosolidia_begot@hotmail.comHarley dos Santos Martinsharleymartins@yahoo.com.brMarconi Freitas da Costamarconi.fcosta@ufpe.br<p>As necessidades multidimensionais dos funcionários podem influenciar significativamente sua decisão de permanecer ou deixar a organização a qual estão vinculados. Nesse sentido, o investimento na qualidade de vida no trabalho tem se mostrado uma estratégia vantajosa para aprimorar as condições laborais, reter talentos e promover o desempenho organizacional almejado. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública quanto à qualidade de vida no trabalho e sua relação, mediada pelo comprometimento organizacional, com a intenção de permanecer na organização. Realizou-se um estudo teórico acerca dos construtos selecionados, com a criação de hipóteses de pesquisa. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem descritiva e quantitativa, com análise de caminhos por meio da modelagem de equações estruturais. Os dados foram obtidos a partir de questionário composto de 45 itens, com 148 respondentes. Os resultados encontrados confirmaram apenas 4 das 15 hipóteses formuladas: Treinamento e desenvolvimento e Satisfação no trabalho demonstraram valor significativo na predição da intenção de permanecer, sendo também confirmada a mediação do comprometimento organizacional na relação. Desse modo, conclui-se que os funcionários, ao perceberem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, estão mais propensos a permanecer na organização, o que pode afetar positivamente o desempenho organizacional.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90206Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público2025-03-17T07:46:00-03:00Giseli Willgiseli_will@outlook.com<p style="margin: 0cm; text-align: justify; text-indent: -.1pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este estudo aborda os desafios e as perspectivas da gestão escolar em escolas públicas, destacando o papel essencial dos gestores na organização e funcionamento das instituições educacionais. A partir da análise de dados coletados por meio de questionários, aplicados a dez diretores de escolas públicas em São Mateus/ES, o trabalho investiga como os gestores enfrentam os principais obstáculos de suas funções e identifica práticas que podem contribuir com a gestão escolar, promovendo uma educação de qualidade e fundamentada nos princípios da gestão democrática. Os resultados apontam que, embora os gestores desempenhem um papel central na articulação entre equipe pedagógica, estudantes e comunidade escolar, enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos financeiros, a sobrecarga de tarefas administrativas e a resistência às mudanças. Esses fatores limitam a autonomia dos gestores e dificultam a implantação de práticas inovadoras e eficazes. Apesar disso, nas respostas obtidas, destacam-se aspectos positivos, como a possibilidade de promover ações colaborativas, capacitar professores e engajar a comunidade. Conclui-se que o equilíbrio nas escolhas feitas pelos gestores, aliado a uma liderança ética e colaborativa, é essencial para superar os desafios e promover um ambiente educacional inclusivo e transformador. Além disso, a partir da análise das respostas, compreende-se que há a necessidade de maior autonomia e suporte aos gestores para que possam exercer sua função de forma mais eficaz e alinhada às demandas contemporâneas da educação.</span></p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90773A interiorização do ensino superior: expectativas e realidades dos egressos do curso de economia da UFRPE-Uast no mercado de trabalho2025-03-27T12:05:06-03:00Felipe Alves Reisfelipe.reis@ufrpe.brTainara Bezerra Vieiratainaravieira1020@gmail.comGerliane Kellvia Amâncio Barbosagkellvia@gmail.com<p>A interiorização do ensino superior no Brasil vem se tornado uma realidade nos últimos anos e o curso de Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um dos cursos provenientes dessa interiorização. Esse artigo tem como objetivo avaliar as expectativas dos egressos em relação à formação acadêmica e sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia baseou-se em uma pesquisa descritiva e quantitativa, com questionários aplicados a egressos do curso. Os resultados indicam que a maioria dos egressos escolheu o curso por afinidade com a área e expectativa de boa remuneração, contudo, poucos atuam diretamente na profissão de economista. O estudo também revelou que a assistência estudantil foi essencial para a permanência dos alunos, enquanto a falta de incentivo dos professores e a necessidade de conciliar trabalho e estudo foram apontadas como os maiores desafios para a conclusão do curso. Apesar da contribuição da interiorização para a democratização do ensino, o conteúdo programático do curso foi avaliado como insuficiente para atender às demandas do mercado de trabalho local. O estudo concluiu pela necessidade de ajustes curriculares e de um acompanhamento mais eficaz dos egressos para melhorar a adequação entre a formação acadêmica e as realidades profissionais.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90546O papel da gestão escolar nas estratégias de melhoria educacional e no desempenho no Spaece de uma escola municipal de Pacatuba/CE2025-03-17T07:45:55-03:00Andressa Maria Tavares Camêloprofandressacamelo@gmail.comJaqueline Dourado do Nascimentojaqueline.dourado@ufca.edu.br<p>Nesse artigo aborda-se as políticas de melhoria educacional implantadas pela gestão escolar numa escola localizada em Pacatuba/CE, focando no desempenho dos alunos no Spaece. O objetivo foi analisar como a gestão escolar utiliza os resultados da avaliação para implantar estratégias visando a melhoria do desempenho dos alunos. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário sobre as estratégias educacionais. As respostas foram analisadas com base na Análise do Discurso. Os resultados revelaram dificuldades na implementação dessas políticas, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e o baixo engajamento de alunos. Concluiu-se que a gestão escolar possui papel fundamental no uso dos resultados do Spaece para promover a melhoria contínua da qualidade da educação.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88962Utilização de infográficos como ferramenta de ensino-aprendizagem de Química Analítica para estudantes do curso de Farmácia2024-09-11T09:13:31-03:00Aline Lima Hermes Mulleraline.muller@ufsm.brClaudia Smaniotto Barinclaudiabarin@ufsm.br<p>O ensino de Química ainda é marcado pela abordagem de conteúdos informativos. Esse formato de ensino, utilizado na maioria das instituições, distorce o viés investigativo do aluno, pois deixa de contribuir para a percepção discente sobre a elaboração do conhecimento. Atualmente, novas práticas pedagógicas têm proporcionado uma maior aprendizagem aos discentes. Deste modo, o trabalho visa a apresentar e avaliar uma proposta de atividade de ensino pautada na produção de infográficos, após a abordagem metodológica de aprendizagem baseada em problemas. O trabalho foi avaliado mediante a aplicação de um questionário para estimar a percepção discente sobre a utilização de ferramentas no ensino-aprendizado. Com base nas respostas, foi possível perceber que os alunos se tornaram mais motivados em aprender Química Analítica.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89778Maturidade em orientação a dados: proposta de boas práticas para instituições de ensino superior2025-03-17T07:46:02-03:00Luana Souza de Andradeluanaandrade@ufam.edu.brMagno da Silva Correiamagno.dscorreia94@gmail.comHércules Antonio do Pradoprado.hercules@gmail.comEdilson Fernedaeferneda@gmail.com<p>A transformação digital tem sido uma tendência nas instituições de ensino superior, aumentando significativamente o volume de dados gerados por essas organizações. Em resposta às mudanças oportunizadas pela digitalização, as IES começaram a desenvolver estratégias para utilizar dados como suporte a seus processos e missão institucional. Reconhecendo a orientação a dados como fundamental para melhorar a eficiência organizacional, este estudo visa a expandir um modelo de maturidade em orientação a dados, especificamente adaptado para as IES, com base em boas práticas. A metodologia incluiu uma revisão da literatura para mapear publicações relevantes e identificar práticas-chave para serem incorporadas em um modelo de referência. O estudo oferece uma contribuição em dois aspectos principais: explora modelos de maturidade específicos para as IES, examinando a literatura e o contexto atual, e aborda as oportunidades e desafios da orientação a dados nas IES, destacando fatores críticos e boas práticas para aprimorar o uso de dados e a tomada de decisões. A revisão da literatura identificou 45 boas práticas de orientação a dados em seis dimensões organizacionais, que podem ser usadas pelas universidades para avaliar sua situação atual, identificar lacunas e guiar suas estratégias de transição nos diferentes níveis de maturidade.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89561Gestão democrática e colegiados: análise da produção acadêmica2025-03-27T12:05:13-03:00Flavia Candido Nogueira Meriniflaviacn02@gmail.comJúlio Eduardo Ornelas Silvajulioornelas@yahoo.com.br<p>Essa análise bibliométrica teve como objetivo identificar o panorama da produção bibliográfica acerca do tema colegiados em instituições de ensino, por meio da busca de estudos desenvolvidos que explorassem a participação em colegiados e a gestão democrática. Por meio de estratégias de buscas utilizando os descritores instituições de ensino, gestão democrática e colegiados, com algumas variações em inglês e português, foi possível levantar um portfólio bibliográfico com doze artigos e cinco teses/dissertações em bases de dados acadêmicas. Ressalta-se que são muitos os estudos que refletem sobre o desenvolvimento da gestão democrática, o que possibilitou importantes contribuições para o entendimento da temática. Entretanto, poucas pesquisas investigam a participação da comunidade acadêmica em colegiados de instituições federais de ensino.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90600Capa2025-01-14T10:47:25-03:002025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92572Uma década de trabalho na Regae: realizações e coisas por fazer2025-08-13T10:01:29-03:00Claudemir de Quadrosclaudemirdequadros@gmail.com<p>Apresentação do v. 14, n. 23 da <em>Regae.</em></p>2025-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/92957Momentos memoráveis de uma vida inteira na escola: memorial de formação e desenvolvimento profissional2025-08-13T10:01:27-03:00Claudemir de Quadrosclaudemirdequadros@gmail.com<p>Neste texto, apresenta-se um memorial de formação submetido à Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito parcial para progressão funcional por avaliação da Classe Professor Associado IV para a Classe E, Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, nos termos da resolução UFSM n. 031/2020. Por meio de uma abordagem bibliográfica, documental, memorialística e descritiva, tem-se como objetivo narrar um itinerário de formação e de atuação profissional. A partir de momentos memoráveis de uma vida inteira na escola, o memorial está estruturado em capítulos, nos quais são destacados elementos relacionados à instituição escolar; à formação inicial; à pós-graduação; à inserção em atividades de pesquisa e de produção do conhecimento; às experiências no ensino de graduação e de pós-graduação, presencial e a distância; aos resultados da avaliação do docente pelo discente; à participação em atividades de administração e ao trabalho na editoria de periódicos. Por fim, destacam-se possibilidades de continuidade na vida profissional, bem como elementos que conferem a este texto um caráter singular: a perspectiva de mudança, presente em todo o itinerário narrado; os sucessos, os fracassos e as dúvidas que coexistiram no trabalho com a administração e a editoria de periódicos; as formas pelas quais as vivências no ensino contribuíram para a constituição de diferentes modos de ser professor ao longo do tempo; as estratégias adotadas pelas instituições para atender às diretrizes curriculares e de avaliação definidas pelas políticas educacionais e pela legislação; e os efeitos da participação na pós-graduação e na pesquisa, que repercutiram na produção do conhecimento e contribuíram para a História da Educação do Rio Grande do Sul.</p>2025-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacional