https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feedRevista de Gestão e Avaliação Educacional2025-03-27T12:05:13-03:00Claudemir de Quadrosrevistaregae@gmail.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&ouid=101559099031767346528&rtpof=true&sd=true">AQUI</a>. Ao abrir a tela do word, acima e à esquerda, clique em Arquivo e faça o donwload. Submissões que não estiverem no template, serão arquivadas.</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89645Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019)2024-12-06T14:28:29-03:00Karina Aparecida da Silvakarina.silva1@aluno.ufop.edu.brDaniel Abud Seabra Matosdanielmatos@ufop.edu.brMaria Teresa Gonzaga Alvesmtga00@gmail.comLuciano Campos da Silvalucianocampos@ufop.edu.br<p>Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes.</p>2024-12-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90510Práticas de planejamento estratégico nas Ifes no contexto da avaliação institucional: uma revisão de escopo2025-03-27T12:05:10-03:00Aline dos Santos Deiródeiro75@gmail.comUyguaciara Vêloso Castelo Brancouyguaciara.branco@academico.ufpb.brPaulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filhopcavalcantifilho@hotmail.com<p>O propósito desse estudo foi identificar as práticas de planejamento estratégico adotadas pelas unidades acadêmicas das instituições federais de ensino superior no Brasil, no contexto da avaliação institucional estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O método utilizado foi a revisão de escopo, com a seguinte pergunta norteadora: quais as práticas de planejamento utilizadas nas unidades acadêmicas das Ifes no âmbito da avaliação institucional? A busca resultou em 12.445 trabalhos, dos quais 84 foram considerados elegíveis. Os documentos foram extraídos das bases Scopus, Web of Science – Proquest e Coleção Web of Science, Plataforma Eric, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ibict, Scielo e o Repositório da UFPB, no período de 27 de setembro de 2024 a 04 de outubro de 2024. O estudo identificou a função do Sinaes como impulsionador das práticas de planejamento estratégico nas Ifes, destacando a necessidade do desenvolvimento de uma cultura formativa e emancipatória que envolva o engajamento efetivo da comunidade acadêmica. Ademais, foram mapeadas as principais ferramentas de planejamento estratégico aplicadas na elaboração dos planos de desenvolvimento institucionais, assim como as principais barreiras enfrentadas em sua implementação. Observou-se que as diferentes metodologias adotadas pelas Ifes, assim como o engajamento da comunidade acadêmica influenciam a efetividade das práticas de gestão educacional. Concluiu-se que a consolidação do PDI como um instrumento efetivo de condução do planejamento estratégico nas Ifes exige um esforço coordenado na superação de desafios culturais, políticos, administrativos e financeiros de modo a reduzir hiatos entre os níveis estratégicos e operacionais.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90533Análise comparativa dos resultados da prova de Matemática do Saeb nas capitais do Nordeste do Brasil no ano de 20192025-03-17T07:45:57-03:00João Alberto Rodrigues Soares Costajoaoalbertorsc@alu.ufc.brMarcos Vinicius de Andrade Limamarcos.vinicius@ufc.br<p>O Brasil avalia bianualmente o desempenho de alunos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb –, que produz dados importantes para a construção e manutenção de políticas públicas. Este estudo investigou as similaridades e diferenças no desempenho em Matemática de estudantes do 9º ano das capitais nordestinas. Para análise, foi seguido um processo da Ciência de Dados, utilizando a técnica de descoberta de padrões de associação entre itens. As associações identificadas entre os erros nos descritores indicaram que existem maiores semelhanças do que diferenças nas dificuldades dos alunos, concentrando-se em conhecimentos básicos. Esses resultados sugerem a possibilidade de desenvolvimento de políticas educacionais conjuntas para a região, com exceção de Teresina, que apresentou dificuldades em temas mais complexos.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88892Análise da relação entre a qualidade de vida no trabalho, o comprometimento organizacional e a intenção de permanecer na organização a partir da percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública2025-01-15T09:19:27-03:00Lidia Maria Begot Bento Cardosolidia_begot@hotmail.comHarley dos Santos Martinsharleymartins@yahoo.com.brMarconi Freitas da Costamarconi.fcosta@ufpe.br<p>As necessidades multidimensionais dos funcionários podem influenciar significativamente sua decisão de permanecer ou deixar a organização a qual estão vinculados. Nesse sentido, o investimento na qualidade de vida no trabalho tem se mostrado uma estratégia vantajosa para aprimorar as condições laborais, reter talentos e promover o desempenho organizacional almejado. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública quanto à qualidade de vida no trabalho e sua relação, mediada pelo comprometimento organizacional, com a intenção de permanecer na organização. Realizou-se um estudo teórico acerca dos construtos selecionados, com a criação de hipóteses de pesquisa. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem descritiva e quantitativa, com análise de caminhos por meio da modelagem de equações estruturais. Os dados foram obtidos a partir de questionário composto de 45 itens, com 148 respondentes. Os resultados encontrados confirmaram apenas 4 das 15 hipóteses formuladas: Treinamento e desenvolvimento e Satisfação no trabalho demonstraram valor significativo na predição da intenção de permanecer, sendo também confirmada a mediação do comprometimento organizacional na relação. Desse modo, conclui-se que os funcionários, ao perceberem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, estão mais propensos a permanecer na organização, o que pode afetar positivamente o desempenho organizacional.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90206Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público2025-03-17T07:46:00-03:00Giseli Willgiseli_will@outlook.com<p style="margin: 0cm; text-align: justify; text-indent: -.1pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este estudo aborda os desafios e as perspectivas da gestão escolar em escolas públicas, destacando o papel essencial dos gestores na organização e funcionamento das instituições educacionais. A partir da análise de dados coletados por meio de questionários, aplicados a dez diretores de escolas públicas em São Mateus/ES, o trabalho investiga como os gestores enfrentam os principais obstáculos de suas funções e identifica práticas que podem contribuir com a gestão escolar, promovendo uma educação de qualidade e fundamentada nos princípios da gestão democrática. Os resultados apontam que, embora os gestores desempenhem um papel central na articulação entre equipe pedagógica, estudantes e comunidade escolar, enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos financeiros, a sobrecarga de tarefas administrativas e a resistência às mudanças. Esses fatores limitam a autonomia dos gestores e dificultam a implantação de práticas inovadoras e eficazes. Apesar disso, nas respostas obtidas, destacam-se aspectos positivos, como a possibilidade de promover ações colaborativas, capacitar professores e engajar a comunidade. Conclui-se que o equilíbrio nas escolhas feitas pelos gestores, aliado a uma liderança ética e colaborativa, é essencial para superar os desafios e promover um ambiente educacional inclusivo e transformador. Além disso, a partir da análise das respostas, compreende-se que há a necessidade de maior autonomia e suporte aos gestores para que possam exercer sua função de forma mais eficaz e alinhada às demandas contemporâneas da educação.</span></p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90773A interiorização do ensino superior: expectativas e realidades dos egressos do curso de economia da UFRPE-Uast no mercado de trabalho2025-03-27T12:05:06-03:00Felipe Alves Reisfelipe.reis@ufrpe.brTainara Bezerra Vieiratainaravieira1020@gmail.comGerliane Kellvia Amâncio Barbosagkellvia@gmail.com<p>A interiorização do ensino superior no Brasil vem se tornado uma realidade nos últimos anos e o curso de Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um dos cursos provenientes dessa interiorização. Esse artigo tem como objetivo avaliar as expectativas dos egressos em relação à formação acadêmica e sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia baseou-se em uma pesquisa descritiva e quantitativa, com questionários aplicados a egressos do curso. Os resultados indicam que a maioria dos egressos escolheu o curso por afinidade com a área e expectativa de boa remuneração, contudo, poucos atuam diretamente na profissão de economista. O estudo também revelou que a assistência estudantil foi essencial para a permanência dos alunos, enquanto a falta de incentivo dos professores e a necessidade de conciliar trabalho e estudo foram apontadas como os maiores desafios para a conclusão do curso. Apesar da contribuição da interiorização para a democratização do ensino, o conteúdo programático do curso foi avaliado como insuficiente para atender às demandas do mercado de trabalho local. O estudo concluiu pela necessidade de ajustes curriculares e de um acompanhamento mais eficaz dos egressos para melhorar a adequação entre a formação acadêmica e as realidades profissionais.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90546O papel da gestão escolar nas estratégias de melhoria educacional e no desempenho no Spaece de uma escola municipal de Pacatuba/CE2025-03-17T07:45:55-03:00Andressa Maria Tavares Camêloprofandressacamelo@gmail.comJaqueline Dourado do Nascimentojaqueline.dourado@ufca.edu.br<p>Nesse artigo aborda-se as políticas de melhoria educacional implantadas pela gestão escolar numa escola localizada em Pacatuba/CE, focando no desempenho dos alunos no Spaece. O objetivo foi analisar como a gestão escolar utiliza os resultados da avaliação para implantar estratégias visando a melhoria do desempenho dos alunos. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário sobre as estratégias educacionais. As respostas foram analisadas com base na Análise do Discurso. Os resultados revelaram dificuldades na implementação dessas políticas, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e o baixo engajamento de alunos. Concluiu-se que a gestão escolar possui papel fundamental no uso dos resultados do Spaece para promover a melhoria contínua da qualidade da educação.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88962Utilização de infográficos como ferramenta de ensino-aprendizagem de Química Analítica para estudantes do curso de Farmácia2024-09-11T09:13:31-03:00Aline Lima Hermes Mulleraline.muller@ufsm.brClaudia Smaniotto Barinclaudiabarin@ufsm.br<p>O ensino de Química ainda é marcado pela abordagem de conteúdos informativos. Esse formato de ensino, utilizado na maioria das instituições, distorce o viés investigativo do aluno, pois deixa de contribuir para a percepção discente sobre a elaboração do conhecimento. Atualmente, novas práticas pedagógicas têm proporcionado uma maior aprendizagem aos discentes. Deste modo, o trabalho visa a apresentar e avaliar uma proposta de atividade de ensino pautada na produção de infográficos, após a abordagem metodológica de aprendizagem baseada em problemas. O trabalho foi avaliado mediante a aplicação de um questionário para estimar a percepção discente sobre a utilização de ferramentas no ensino-aprendizado. Com base nas respostas, foi possível perceber que os alunos se tornaram mais motivados em aprender Química Analítica.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89778Maturidade em orientação a dados: proposta de boas práticas para instituições de ensino superior2025-03-17T07:46:02-03:00Luana Souza de Andradeluanaandrade@ufam.edu.brMagno da Silva Correiamagno.dscorreia94@gmail.comHércules Antonio do Pradoprado.hercules@gmail.comEdilson Fernedaeferneda@gmail.com<p>A transformação digital tem sido uma tendência nas instituições de ensino superior, aumentando significativamente o volume de dados gerados por essas organizações. Em resposta às mudanças oportunizadas pela digitalização, as IES começaram a desenvolver estratégias para utilizar dados como suporte a seus processos e missão institucional. Reconhecendo a orientação a dados como fundamental para melhorar a eficiência organizacional, este estudo visa a expandir um modelo de maturidade em orientação a dados, especificamente adaptado para as IES, com base em boas práticas. A metodologia incluiu uma revisão da literatura para mapear publicações relevantes e identificar práticas-chave para serem incorporadas em um modelo de referência. O estudo oferece uma contribuição em dois aspectos principais: explora modelos de maturidade específicos para as IES, examinando a literatura e o contexto atual, e aborda as oportunidades e desafios da orientação a dados nas IES, destacando fatores críticos e boas práticas para aprimorar o uso de dados e a tomada de decisões. A revisão da literatura identificou 45 boas práticas de orientação a dados em seis dimensões organizacionais, que podem ser usadas pelas universidades para avaliar sua situação atual, identificar lacunas e guiar suas estratégias de transição nos diferentes níveis de maturidade.</p>2025-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89561Gestão democrática e colegiados: análise da produção acadêmica2025-03-27T12:05:13-03:00Flavia Candido Nogueira Meriniflaviacn02@gmail.comJúlio Eduardo Ornelas Silvajulioornelas@yahoo.com.br<p>Essa análise bibliométrica teve como objetivo identificar o panorama da produção bibliográfica acerca do tema colegiados em instituições de ensino, por meio da busca de estudos desenvolvidos que explorassem a participação em colegiados e a gestão democrática. Por meio de estratégias de buscas utilizando os descritores instituições de ensino, gestão democrática e colegiados, com algumas variações em inglês e português, foi possível levantar um portfólio bibliográfico com doze artigos e cinco teses/dissertações em bases de dados acadêmicas. Ressalta-se que são muitos os estudos que refletem sobre o desenvolvimento da gestão democrática, o que possibilitou importantes contribuições para o entendimento da temática. Entretanto, poucas pesquisas investigam a participação da comunidade acadêmica em colegiados de instituições federais de ensino.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90600Capa2025-01-14T10:47:25-03:002025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacional