https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feedRevista de Gestão e Avaliação Educacional2025-01-15T09:19:27-03:00Claudemir de Quadrosrevistaregae@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&ouid=101559099031767346528&rtpof=true&sd=true">AQUI</a>. Ao abrir a tela do word, acima e à esquerda, clique em Arquivo e faça o donwload. Submissões que não estiverem no template, serão arquivadas.</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/90600Capa2025-01-14T10:47:25-03:002025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88892Análise da relação entre a qualidade de vida no trabalho, o comprometimento organizacional e a intenção de permanecer na organização a partir da percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública2025-01-15T09:19:27-03:00Lidia Maria Begot Bento Cardosolidia_begot@hotmail.comHarley dos Santos Martinsharleymartins@yahoo.com.brMarconi Freitas da Costamarconi.fcosta@ufpe.br<p>As necessidades multidimensionais dos funcionários podem influenciar significativamente sua decisão de permanecer ou deixar a organização a qual estão vinculados. Nesse sentido, o investimento na qualidade de vida no trabalho tem se mostrado uma estratégia vantajosa para aprimorar as condições laborais, reter talentos e promover o desempenho organizacional almejado. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública quanto à qualidade de vida no trabalho e sua relação, mediada pelo comprometimento organizacional, com a intenção de permanecer na organização. Realizou-se um estudo teórico acerca dos construtos selecionados, com a criação de hipóteses de pesquisa. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem descritiva e quantitativa, com análise de caminhos por meio da modelagem de equações estruturais. Os dados foram obtidos a partir de questionário composto de 45 itens, com 148 respondentes. Os resultados encontrados confirmaram apenas 4 das 15 hipóteses formuladas: Treinamento e desenvolvimento e Satisfação no trabalho demonstraram valor significativo na predição da intenção de permanecer, sendo também confirmada a mediação do comprometimento organizacional na relação. Desse modo, conclui-se que os funcionários, ao perceberem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, estão mais propensos a permanecer na organização, o que pode afetar positivamente o desempenho organizacional.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88962Utilização de infográficos como ferramenta de ensino-aprendizagem de Química Analítica para estudantes do curso de Farmácia2025-01-15T09:19:24-03:00Aline Lima Hermes Mulleraline.muller@ufsm.brClaudia Smaniotto Barinclaudiabarin@ufsm.br<p>O ensino de Química ainda é marcado pela abordagem de conteúdos informativos. Esse formato de ensino, utilizado na maioria das instituições, distorce o viés investigativo do aluno, pois deixa de contribuir para a percepção discente sobre a elaboração do conhecimento. Atualmente, novas práticas pedagógicas têm proporcionado uma maior aprendizagem aos discentes. Deste modo, o trabalho visa a apresentar e avaliar uma proposta de atividade de ensino pautada na produção de infográficos, após a abordagem metodológica de aprendizagem baseada em problemas. O trabalho foi avaliado mediante a aplicação de um questionário para estimar a percepção discente sobre a utilização de ferramentas no ensino-aprendizado. Com base nas respostas, foi possível perceber que os alunos se tornaram mais motivados em aprender Química Analítica.</p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Gestão e Avaliação Educacional