https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/feedRevista de Gestão e Avaliação Educacional2024-12-06T14:28:29-03:00Claudemir de Quadrosrevistaregae@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <em>Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional</em>,<strong> </strong>ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de <strong>administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, </strong> e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>TEMPLATE PARA SUBMISSÕES <a href="https://docs.google.com/document/d/1WHknSbvPjesT8IWGh3GmdcvsQ2_lmp9T/edit?usp=share_link&ouid=101559099031767346528&rtpof=true&sd=true">AQUI</a>. Ao abrir a tela do word, acima e à esquerda, clique em Arquivo e faça o donwload. Submissões que não estiverem no template, serão arquivadas.</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89645Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019)2024-12-06T14:28:29-03:00Karina Aparecida da Silvakarina.silva1@aluno.ufop.edu.brDaniel Abud Seabra Matosdanielmatos@ufop.edu.brMaria Teresa Gonzaga Alvesmtga00@gmail.comLuciano Campos da Silvalucianocampos@ufop.edu.br<p>Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes.</p>2024-12-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89272Indicadores de evasão e retenção: estudo do curso de Engenharia de Produção da Unipampa/RS2024-12-05T09:18:58-03:00Fernanda Gobbi de Boer Garbinfernandagarbin@unipampa.edu.brClaudio Sonaglio Albanoclaudioalbano@unipampa.edu.brCarla Beatriz da Luz Peraltacarlaperalta@unipampa.edu.brLilian Gonçalves da Silva Azambujalilianazambuja.aluno@unipampa.edu.br<p>As instituições de ensino superior enfrentam um momento desafiador ao conviverem com um grande número estudantes que abandonam ou prolongam o tempo para a conclusão do curso de graduação. Assim, esse estudo teve como principal objetivo identificar os principais fatores que levaram os estudantes a evadirem do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa. A coleta de dados valeu-se de dados secundários, nos sistemas da instituição, e de entrevistas não estruturadas com coordenadores do curso. Os principais resultados revelam que as causas para a evasão são diversas, dentre elas destacam-se: dificuldades de entendimento dos conteúdos, indisponibilidade de tempo, necessidade de residir em outra cidade, além da necessidade de conciliar vida pessoal e profissional.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89140A percepção de gestores e docentes de uma instituição de ensino quanto à aplicação da gestão de projetos no âmbito educacional2024-12-05T09:19:01-03:00Samuel Tavares Martins de Oliveirasamuka.tavares.21@gmail.comRenata Maria Marèrenata.mare@usp.br<p>O sistema educacional passa por mudanças profundas devido ao avanço da tecnologia que transforma os métodos de ensino e as formas de aprendizagem. Logo, o gerenciamento de projetos surge como uma ferramenta fundamental para promover a qualidade, a inovação e a eficácia nesse setor. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de um questionário, como gestores e professores de uma instituição de ensino percebem a aplicação da gestão de projetos na área educacional. Os resultados indicaram que as dificuldades enfrentadas se referem à ausência de cooperação entre os profissionais da área, conflitos com o calendário escolar e baixa adesão dos discentes. Por fim, propôs-se um manual de boas práticas, para que docentes e gestores possam consultá-lo e aplicá-lo oportunamente.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89137Curricularização da extensão: um caso prático no ensino de marketing2024-11-27T10:57:58-03:00Paulo Henrique Pinho de Oliveirapaulo.pinho@cefet-rj.br<p>Baseado nas mudanças do Ministério da Educação, que aumentam a carga de extensão obrigatória aos alunos, busca-se novas formas de proporcionar aos alunos esta experiência educacional com impacto na sociedade. Este artigo relata a experiência de um professor de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro, que trouxe para sala de aula um grupo de mulheres empreendedoras que precisavam de ajuda no planejamento de marketing de suas empresas. Utilizando a metodologia Project Based Learning – PBL –, os alunos do curso de Administração fizeram projetos dignos de uma consultoria profissional e tiveram uma vivência que se assemelha à realidade de um administrador. Por fim, esta experiência foi premiada em 3º lugar regional no prêmio Educador Transformador 2024 do Sebrae.</p>2024-11-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88358Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão numa Ifes2024-11-11T08:48:28-03:00Ney Carlos Zanetteneyzanette@gmail.comSergio Adelar Brunsergiobrun@utfpr.edu.brCarlos Laércio Wrassecarlosl@utfpr.edu.br<p>A gestão eficiente do patrimônio público é um desafio para as instituições de ensino, impactando a qualidade dos serviços e dos recursos financeiros. Este estudo compara o sistema patrimonial de uma Ifes Com o Sistema Siads do governo federal. A análise das funcionalidades de ambos os sistemas revela lacunas e oportunidades de melhoria no gerenciamento patrimonial. Um plano de ação educacional foi elaborado para a transição ao Siads, contemplando estratégias de migração de dados, capacitação de usuários, inventários de ativos e designação de responsabilidades. A implantação do Siads melhora o controle dos ativos, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88923Desafios e fatores de sucesso para a difusão de produção acadêmico-científica2024-11-11T08:48:17-03:00Cristiane Neves de Oliveiracris-noliveira@hotmail.comAlfredo Eurico Rodrigues Mattaalfredomatta@gmail.comLídia Boaventura Pimentalidiabpimenta@hotmail.comFrancisca de Paula Santos da Silvafcapaula@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é discutir os desafios enfrentados pelos professores da educação superior para a difusão de produção científica. Para incentivar a interação e a colaboração de professores sobre o tema foi usado o método design based research na modelagem de um sistema de gestão do conhecimento, alicerçado em design cognitivo. Os resultados validaram a leitura histórico-cultural de Vygotsky, o dialogismo proposto por Bakhtin e a interatividade por Rod Sims como princípios teóricos do sistema de gestão do conhecimento e revelaram que os professores enfrentam desafios estruturais para a produção científica, que impactam nos resultados apresentados à sociedade. Em suma, o estudo revelou a importância de direcionar a administração universitária para a assistência à prática docente, de modo a aumentar o impacto social da produção científica.</p>2024-11-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88677Entre as engrenagens e o medo da prova: as representações sociais de professores sobre suas práticas avaliativas2024-11-11T08:48:22-03:00Diego Motadiegoomota@gmail.com<p>Nesse artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa que investigou as representações sociais de professores sobre suas práticas avaliativas num contexto marcado pela tradição da escola seriada. As bases analíticas fundamentam-se na teoria das representações sociais. Os instrumentos utilizados foram entrevistas abertas e questionários. Os resultados sinalizam influência das injunções institucionais sobre suas representações sociais. Na hipótese da zona muda, aparece a ideia do medo de provas dos alunos e a consciência dos efeitos prejudiciais desse sistema avaliativo sobre os estudantes. Destaca-se, ainda, a necessidade de superação dos aspectos classificatórios da avaliação somativa na direção de uma prática a serviço da formação humana e das aprendizagens.</p>2024-11-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88437Ferramenta para planejamento de melhorias em cursos de graduação empregando o IACG2024-11-11T08:48:24-03:00Sabrina Nogueira Silvasabrinansilva09@gmail.comFirmino José Lira Rosasfirminolira@ufam.edu.brIracyanne Retto Uhlmanniracyanneuhlmann@ufam.edu.br<p>Avaliar as próprias estruturas e processos de uma instituição de ensino superior ou de um curso de graduação é fundamental para identificar lacunas que impedem de oferecer um ensino de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi propor uma ferramenta para planejamento de ações para melhoria do conceito de cursos de graduação, empregando o relatório de avaliação in loco de curso, baseado no <em>Instrumento de avaliação de cursos de graduação</em>, utilizado pelo Ministério da Educação. O estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica e documental e posterior aplicação da ferramenta num curso de graduação de Engenharia de Produção, resultando em um plano de ações com sugestões para elevar as notas dos indicadores com desempenho menores ou iguais a 3 para atingir a nota máxima de 5.</p>2024-11-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/89067Gestão por processos em secretarias municipais da educação do Estado de São Paulo: análise sobre gerenciamento de processos de negócios2024-11-11T08:48:15-03:00Flávio Sebastião Oliveiraflavio.oliveira@estudante.ufscar.brSebastião Celestinosebastiao.celestino@adv.oabsp.org.brAna Rita Tiradentes Terra Argoudana.terra.argoud@gmail.com<p>Nesse artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual se investigou o nível de conhecimento de secretários municipais de educação do interior do Estado de São Paulo sobre Business Process Management – BPM – e as ferramentas de gestão a ela inerentes. Empregando o método de estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa, ficou demonstrada a insuficiência de conhecimentos desses gestores para a implantação de uma gestão por processos. Também se comprovou interesse desses gestores em aprender sobre essa disciplina e suas ferramentas, o que poderia ocorrer nos cursos de graduação na área da Educação. O artigo contribui para se identificar o gargalo na formação de gestores na área investigada, bem como para abrir caminho para novas pesquisas mais abrangentes sobre formação de gestores e, em especial, gestores municipais, além de pôr em evidência a necessidade da difusão da disciplina BPM no setor público.</p>2024-11-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88844Benchmarking em educação: uma revisão de literatura2024-11-11T08:48:20-03:00Helena Noronha Curycuryhn@gmail.comBernardo Mingheli Schmitt Noronhabernardo.noronha@fgv.brLuiz Corrêa Noronhaluiz.noronha@fgv.brRaquel Breda dos Santosraquel.breda@fgv.br<p>Nesse artigo tem-se como objetivo apresentar uma revisão de publicações relacionadas ao uso de Benchmarking em Educação, com a revisão de 40 produções, sintetizando elementos quantitativos e descrevendo aspectos qualitativos, tais como objetos de pesquisa e instrumentos ou métodos de avaliação. Inicialmente, apresenta-se os tipos de Benchmarking e o uso de análise envoltória de dados. A seguir, apresenta-se a síntese quantitativa das produções, com distribuição por ano, idioma, tipos de produção e nível de ensino. Constata-se a predominância de estudos sobre educação superior. Na análise qualitativa, é feita classificação dos objetivos, com exemplificação. Nas conclusões, discute-se a importância de aprofundar estudos sobre Benchmarking, na busca de melhorias para a educação no Brasil.</p>2024-11-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88647Traçando conexões: avaliação externa e a busca por uma educação especial na perspectiva inclusiva2024-11-11T08:48:26-03:00Taís Monteiro de Paivataispaiva04@gmail.comRodiney Marcelo Braga dos Santosrodiney.santos@ifpb.edu.br<p>A inclusão escolar busca garantir o desenvolvimento pleno dos alunos, assegurando a igualdade de oportunidades dentro da sala de aula. Por outro lado, as avaliações externas de larga escala fornecem indicadores que revelam as condições da educação fornecida. Nessa perspectiva, este estudo investiga como esses dois elementos – inclusão e avaliação externa – interagem e impactam o ambiente educacional. Por meio de uma revisão sistemática, foram selecionados oito estudos dos quais emergiram três categorias. Os resultados ressaltam a importância de repensar as políticas voltadas à promoção da educação especial inclusiva, bem como a necessidade de considerar práticas de diferenciação e apoio no contexto da avaliação externa. No entanto, reconhece-se a incipiência da literatura sobre o assunto, especialmente no contexto brasileiro, indicando a necessidade de mais pesquisas para investigar o impacto da avaliação externa na promoção da educação especial inclusiva.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87927Gestão pedagógica no contexto das escolas técnicas vinculadas às universidades federais2024-08-07T07:18:50-03:00Zelmielen Adornes de Souzazelmielen@hotmail.comLaila Azize Souto Ahmadlaila.souto@iffarroupilha.edu.br<p>Nesse artigo, apresenta-se um estudo que buscou investigar a organização da gestão pedagógica nas 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais brasileiras. A revisão teórica está embasada em referenciais sobre a gestão escolar, com ênfase na gestão pedagógica, e pesquisas sobre o assunto em escolas técnicas. A metodologia envolveu uma pesquisa documental, com o levantamento e a análise de documentos normativos de cada escola, e de dados em seus sítios institucionais. Ao final do levantamento, foi possível ter acesso aos documentos ou informações sobre a gestão pedagógica de 21 escolas. A partir da análise dos dados levantados, foi observada a diversidade na forma de organização da gestão pedagógica nas escolas, expressa nas diferentes denominações dos setores pedagógicos, embora apresentem similaridades em suas competências, as quais se voltam para a coordenação das atividades de ensino.</p>2024-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87317Instrumentos utilizados para a avaliação de gestores: similaridades e diferenças2024-08-07T07:18:52-03:00Renata Maria Sobralrenata.sobral@uscsonline.com.brHélida Lúcia Paulinihelida.thomazini@uscsonline.com.brPaulo Sérgio Garciapaulo.garcia@online.uscs.edu.br<p>Com premissas relacionadas à formação do gestor escolar, elementos da avaliação de desempenho do profissional começaram a surgir como um procedimento para auxiliar nas melhorias. Neste sentido, a avaliação de gestores se tornou mais do que uma opção. Este estudo teve como objetivo analisar os instrumentos que têm sido utilizados para avaliação de gestores escolares, numa das regiões mais ricas do Brasil. Utilizou-se metodologia qualitativa, a partir de análise de documentos. Os resultados revelaram inconsistências nos instrumentos examinados. Destacamos a falta de clareza nos objetivos, alta similaridade entre os aspectos usados para avaliar o diretor ou o coordenador pedagógico e, sobretudo, ausência de critérios de qualidade, tornando os instrumentos mais subjetivos e inconsistentes, comprometendo a validade e a utilidade dos resultados obtidos.</p>2024-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/88221Assistência estudantil na UFSC: perfil socioeconômico dos estudantes atendidos entre 2019 e 20232024-08-07T07:18:47-03:00Carlos Henrique Oliveiracarlos.o@ufsc.brNadja Margotti Mendonçanadja.margotti@gmail.comAndressa Sasaki Vasques Pachecoandressa.ufsc@gmail.com<p>Este estudo teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pela assistência estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina, nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023. A pesquisa abrangeu dados socioeconômicos relativos à modalidade de ingresso na universidade, raça, perfil de renda e gênero. O estudo segue o percurso metodológico da pesquisa quantitativa, sendo descritivo quanto à sua finalidade. A análise dos dados revelou uma redução no número total de estudantes cadastrados, de 4.213 em 2019 para 3.279 em 2023. A maioria dos estudantes cadastrados na Prae ingressou na universidade pela modalidade de cota de escolas públicas, com renda de até 1,5 salários mínimos, e autodeclaram-se brancos. Na faixa de renda de R$ 300,01 a R$ 1.000,00 encontra-se o maior número de estudantes cadastrados na Prae. A partir dos resultados, foi observada uma leve predominância de estudantes do gênero feminino ao longo dos anos estudados. Os resultados favorecem um melhor entendimento das dinâmicas socioeconômicas que influenciam a permanência dos estudantes no ensino superior, servindo de base para futuras pesquisas e formulação de políticas públicas.</p>2024-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87734Se não tem nota, ninguém faz: o Novo Ensino Médio pelos estudantes no Rio de Janeiro2024-07-08T09:55:15-03:00Bruno Gawryszewskibrunogawry@gmail.comIsabela Felippebelafelippe01@gmail.comAmanda Rodrigues Gonçalvesamanda.arg10@gmail.comLuana Brito de Carvalholuanalbc30@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: -.05pt; text-indent: -.1pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O presente texto tem como objetivo analisar a repercussão da implantação do Novo Ensino Médio – NEM – na rede pública do Estado do Rio de Janeiro, entre estudantes do segundo ano do ensino médio em 2023. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas, em que foram aplicados questionários e grupos focais. As principais conclusões é que o NEM tem sido objeto de muita contestação pela diminuição de espaço das disciplinas consolidadas em detrimento de componentes curriculares inovadores que pouco sentido tem acrescentado aos jovens.</span></p>2024-07-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87742Desafios do administrador contemporâneo: uma análise do curso de Administração do Cefet/RJ face às demandas do mercado de trabalho2024-07-08T09:55:13-03:00Paulo Henrique Pinho de Oliveirapaulo.pinho@cefet-rj.brCarmelita Seno Cardeira Alvescarmelita.alves@cefet-rj.br<p>O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todas as profissões, mas especificamente para os administradores, a situação é cada vez mais desafiadora. Um administrador do mundo moderno precisa ser ágil e eficaz em suas tarefas, acompanhando sempre a evolução tecnológica das ferramentas e sistemas de apoio às decisões, sem deixar de lado seu relacionamento interpessoal com os colaboradores de sua empresa ou equipe. Esta pesquisa foi motivada pelas recomendações do MEC na DCN, citando uma lista de habilidades soft skills que seriam essenciais à profissão. Desta forma, apresenta-se um estudo cujo objetivo principal é investigar o quanto o curso de bacharelado em Administração do Cefet/RJ está alinhado com as demandas do mercado de trabalho. O percurso metodológico começa com uma análise documental do projeto pedagógico do curso, no qual é possível identificar quais as habilidades são trabalhadas por cada professor em cada disciplina. Em um segundo momento, aplicou-se um questionário a 34 profissionais do mercado que ocupam cargos de liderança, e que costumam contratar estagiários ou administradores. Os resultados sinalizam que três das quatro habilidades mais relevantes para os profissionais, são também amplamente abordadas pelos professores do curso em diversas disciplinas, e que há uma necessidade de aprimorar o desenvolvimento da habilidade associada à comunicação e ao relacionamento interpessoal.</p>2024-07-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87252Desafios da gestão escolar: um estudo sobre cinco escolas da rede municipal de Caucaia/CE2024-06-24T16:51:27-03:00Lucivalda Ferreira Vitorianovaldavitoriano@gmail.comMaria de Fátima Bezerrafabezerra2002@yahoo.com.brSofia Lerche Vieirasofialerche@uece.br<p>Nesse artigo, aborda-se os desafios da gestão escolar com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores no cotidiano da escola. O estudo caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de observação, questionário e entrevista semiestruturada, com cinco secretários e cinco gestores escolares da rede municipal de Caucaia/CE. Analisou-se o material coletado a partir das entrevistas, utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os maiores desafios percebidos por esses atores estão relacionados aos problemas sociais e econômicos dos alunos, a infraestrutura e a territorialidade. Constatou-se que a gestão das escolas conta com o apoio da comunidade, da secretaria de educação e das políticas públicas existentes.</p>2024-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87052Os referenciais curriculares estaduais para educação infantil e ensino fundamental alinhados à BNCC: avaliação da presença da parte diversificada por meio de modelagem de tópicos2024-05-23T13:28:19-03:00Hugo Bovareto de Oliveira Horsthhugobovareto@gmail.comThiago Duarte Pimentelthiago.pimentel@ich.ufjf.br<p>Após aprovação da BNCC, os governos estaduais brasileiros desenvolveram seus referenciais curriculares para educação infantil e ensino fundamental. Esses documentos deveriam apresentar uma parte diversificada, que contextualizaria os saberes da Base e acrescentaria características importantes para cada Estado. Por meio dessa pesquisa, buscou-se avaliar a presença da parte diversificada nos documentos estaduais. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo dos 27 documentos estaduais, pela modelagem de tópicos utilizando a técnica Latent Dirichlet Allocation - LDA. Os resultados demonstram que os currículos estaduais apresentam aspectos importantes da BNCC, mas a parte diversificada não aparece em nenhum tópico. Conclui-se que, em nenhum Estado, a parte diversificada é significativamente presente a ponto dessas características estarem presentes num dos tópicos.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86809A avaliação do processo de ensino e aprendizagem do jogo de xadrez nos anos iniciais do ensino fundamental 2024-05-23T13:28:28-03:00José Aparecido Alves Pereiraprofessou@gmail.comMaisa de Araújo Rodriguesisagbi@hotmail.com<p>O jogo de xadrez gradativamente ganhou espaço nas escolas brasileiras, como recurso pedagógico no desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o ensino e aprendizagem das regras do jogo de xadrez numa escola municipal de Guanambi/BA. Optou-se, partir de uma abordagem qualitativa, pela pesquisa de campo, com uma amostra formada por duas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. A coleta de dados envolveu observação e diário de campo, interpretados pela análise de conteúdo. Os resultados mostraram a necessidade do professor repensar sua forma de ensino das regras do xadrez, atentar para o número de alunos por turma e pelo tempo de duração das atividades. Por fim, detectou-se que fatores de ordem disciplinar, escolar e familiar impediram a realização de ao menos um quarto das aulas de xadrez.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87284A oferta de contraturnos para o ensino fundamental implantada por um serviço social autônomo2024-05-23T13:28:10-03:00Andrei Simão de Melloandreisimao@yahoo.com.brTatiana Giselle Guimarães Lopestatiguimaraeslopes@gmail.comMarcello Ferreiraandreisimao@yahoo.com.br<p>O Plano Nacional de Educação (2014-2024), impulsionou a criação de escolas em tempo integral, promovendo parcerias com instituições educacionais no Rio Grande do Sul. Este estudo analisou a implantação de oficinas de contraturno no ensino fundamental, explorando aspectos legais e operacionais. A pesquisa documental revelou que a legislação viabilizou a integração entre educação regular e profissional, sem induzir à profissionalização precoce. Destacou-se a importância do diálogo entre os diversos atores educacionais, enfatizando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a diversificação curricular. Esse entendimento resultou na criação de um fluxo orientador para futuros projetos similares, enraizado na comunidade educacional local.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87163Análise e proposta de melhorias para o processo de formalização de estágios numa IES2024-05-23T13:28:16-03:00Juliana Giboskijuligiboski@gmail.comSergio Adelar Brunsergiobrun@utfpr.edu.br<p>Nesse artigo, trata-se da gestão e formalização de estágio de estudantes. A pesquisa teve por objetivo analisar os procedimentos de estágio numa IES, identificando fases e etapas que favorecem ou embaraçam e propõe melhorias para o trâmite. Por uma abordagem qualitativa observacional, bibliográfica, documental e estudo de caso, apresenta-se uma revisão teórica sobre o estágio, a legislação e a contextualização de processos, gestão de processos e gestão por processos, seguidos pela análise. Os resultados, indicam a necessidade de elaboração de um novo sistema para o trâmite dos documentos de estágio.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86983Intervenção contra o bullying nas escolas: relato de experiência sobre práticas extensionistas envolvendo adolescentes2024-05-23T13:28:24-03:00Pâmela Schultz Danzmannpamelapsicologia10@gmail.comAlessandro Valeralessandrovaler3012@gmail.comAna Cláudia Pinto da Silvaanaclaudiaps14@hotmail.comNaiana Dapieve Patiasnaipatias@hotmail.com<p>Nesse artigo, aborda-se o combate ao bullying nas escolas, por meio de da implantação de práticas extensionistas que promovam um ambiente seguro. Objetiva-se descrever as práticas e estratégias de intervenção empregadas pelos integrantes de um projeto de extensão nas escolas com o objetivo de trabalhar o bullying. Trata-se de um relato de experiência sobre as intervenções realizadas em quatro escolas. As intervenções foram registradas em diário de campo e analisadas mediante análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes demonstraram um entendimento aprofundado sobre o conceito de bullying e relataram experienciar, testemunhar ou praticar o bullying. Conclui-se a relevância de intervenções extensionistas, bem como sugere-se implantação de ações periódicas nas escolas.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87363Elaboração e validação de instrumento de avaliação de um curso de Medicina por egressos2024-05-23T13:28:07-03:00Maria Olívia Duarte Batistuta e Almeidamariaoliviabatistuta@gmail.comRicardo Almeidaricalmeida1212@gmail.comBeatriz Gaydeczkabeatriz.gaydeczka@uftm.edu.br<p>A avaliação de cursos superiores, feita por egressos, contribui para melhorias nos projetos pedagógicos, na gestão da aprendizagem e na formação dos futuros profissionais. Este artigo visa a apresentar a validação de um instrumento de avaliação de um curso de Medicina pelos egressos. A validação foi feita por juízes das áreas gestão acadêmica, ética, assistência estudantil, pesquisa científica e Medicina, todos são docentes integrantes da carreira do magistério superior. As principais categorias analisadas no processo de revisão do questionário incluíram: substituição de palavras; acréscimos de termos e complementações explicativas; desmembramento, reordenação e adição de itens. O instrumento foi validado com 33 itens de escala Likert de 5 pontos. Segundo os especialistas, esse instrumento é de relevância e pode ser adaptado e aplicado a cursos de diferentes instituições.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87188Desafios da gestão escolar na pandemia de Covid-19: relatos de experiências de diferentes contextos2024-05-23T13:28:13-03:00Cassio José de Oliveira Silvacassiosilva.cs@gmail.comLuiz Ricardo de Moura Gissoniluiz.gissoni@gmail.comAna Lúcia Silvestreana.silvestre@ifsuldeminas.edu.brFrida Leão Moura Britofridaleao@univas.edu.br<p>A literatura especializada indica que o trabalho da gestão escolar está associado a um dos aspectos centrais para a garantia de uma educação de qualidade. Este artigo tem o objetivo de relacionar, com a literatura especializada, os principais desafios profissionais enfrentados por três gestores escolares de diferentes contextos durante o período da pandemia de covid-19 no Brasil, a partir do método de relatos de experiências. Os resultados evidenciam que a pandemia pôs à prova o papel desses profissionais na forma de mediar os escassos recursos para a realização dos objetivos educacionais. As conclusões do trabalho apontam, entre outros aspectos, para algumas problemáticas, potencialidades e limites vivenciados por diferentes redes de ensino durante o período do ensino remoto emergencial.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86282Impacto da pandemia de Covid-19 nos resultados do Enem do Estado do Paraná2024-02-19T10:40:09-03:00Rafael José de Andraderafaeljose@alunos.utfpr.edu.brJuliane Maria Bergamin Bocardijuliane@utfpr.edu.br<p>O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem –, foi criado em 1998 com o propósito de estabelecer uma referência nacional e, ao longo do tempo, consolidou-se como um sistema de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que buscam ingressar em cursos de graduação. A pandemia da Covid-19 impactou na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O Enem de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do Enem entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que requer reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica.</p>2024-02-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86087Articulando estratégia e prospecção: o papel transformador do NDE na gestão dos cursos de Administração no Brasil2024-02-19T10:40:14-03:00Thiago Henrique Almino Franciscoproftf@gmail.comBruna Feidenbfeiden.efi@gmail.comPedro Antonio de Melopedro.inpeau@gmail.comGiancarlo Moser Mosermosergiancarlo@gmail.com<p>Neste artigo, examina-se as constantes transformações na educação superior do Brasil e o papel dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE – na gestão dos cursos de Administração. O objetivo geral foi o de compreender a produção científica nacional sobre a integração entre o Núcleo Docente Estruturante e a gestão dos cursos de Administração. Utilizou-se uma revisão bibliográfica nas bases Scielo, Scopus, Web-of Science e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes, com um enfoque em estudos nacionais sobre a integração entre o NDE e a gestão dos cursos de Administração. Como resultados, identificaram-se lacunas na literatura sobre a eficácia estratégica do NDE, evidenciando a necessidade de pesquisas adicionais e uma análise menos restritiva nas buscas bibliográficas. Conclui-se que o NDE deve ser reconhecido por seu potencial estratégico e não apenas operacional, com ênfase na qualidade e na governança pedagógica, garantindo uma educação superior em Administração de alta qualidade.</p>2024-02-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86267Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial: a formação docente em perspectiva2024-02-19T10:40:11-03:00Julian Silveira Diogo de Ávila Fontourajulian.diogo@gmail.comJoão Pedro Kleringjoao.p.k01@gmail.comJulia Melo da Silvamelodasilvajulia@gmail.com<p>A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.</p>2024-02-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/85425Coordenação pedagógica em tempos de pandemia: representações sociais e práticas na escola pública2024-01-16T11:09:54-03:00Laeda Bezerra Machadolaeda01@gmail.comMaria Isabel Francisco da Silva Ramosisabelpersolino2014@gmail.com<p>Neste artigo, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações sociais dos coordenadores pedagógicos acerca do seu trabalho no contexto da pandemia e como tais representações estão relacionadas às suas práticas na escola pública. O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi realizada entrevista semiestruturada com dez coordenadores da rede municipal do Recife. Na segunda, foi feita observação direta da prática de uma coordenadora pedagógica. Analisamos o material coletado com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que, nas representações sociais dos coordenadores, seu trabalho durante a pandemia foi afetado pelo distanciamento social e falta de acesso a recursos tecnológicos. No entanto, a coordenação pedagógica buscou oferecer suporte à comunidade escolar para garantia da aprendizagem dos alunos. Ao relacionar as representações identificadas às práticas de uma coordenadora, constatamos que a coordenação exerce múltiplas funções, que comprometem sua atuação na formação continuada de docentes na escola.</p>2024-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86713O perfil das competências digitais de mestrandos da educação profissional e tecnológica2024-05-23T13:28:31-03:00Ricardo Ellensohnricardoellensohn@unipampa.edu.brClaudia Smaniotto Barinclaudiabarin@ufsm.br<p>O desenvolvimento das competências digitais constitui um dos desafios nos dias atuais. Assim, apoiados na metodologia do estudo de caso, busca-se analisar, a partir de um survey, as competências digitais de uma turma de mestrandos de uma instituição pública federal. O survey foi aplicado ao início e término da disciplina de Tecnologias para Educação e analisado segundo o DigCompEdu Check-In. Os dados apontam que, embora os estudantes façam uso ubíquo das tecnologias, possuem baixa fluência na criação, escolha e adaptação de recursos educacionais digitais, indicativo da necessidade dos cursos de formação inicial e pós-graduação proporcionarem aos estudantes a aquisição das competências digitais, quer por meio de disciplinas ou oficinas ao longo do percurso formativo.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87675Democracia representativa na prática: relato do desenvolvimento do projeto democracia, cidadania e representação política com estudantes do ensino médio2024-06-24T16:51:23-03:00Cleber Ori Cuti Martinscleber.martins@ufsm.br<p>Neste texto, apresenta-se um relato do projeto <em>Democracia, cidadania e representação política</em>, realizado em 2017 e 2018 em cinco estabelecimentos públicos de ensino em Santa Maria/RS. O projeto teve a participação de 401 estudantes secundaristas e 51 discentes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi propiciar a aproximação de estudantes do Ensino Médio com as definições e funções das instituições políticas, do poder político exercido nas instâncias de representação, através de práticas de discussão e compreensão teórica e o exercício de debater, expressar entendimentos, escolher representantes e deliberar. A aproximação entre o conteúdo, percepções e contextos dos discentes gerou um envolvimento com o funcionamento da política.</p>2024-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87469Apresentação2024-05-23T13:28:35-03:00Claudemir de Quadrosclaudemirdequadros@gmail.com<p>Apresentação do v. 13, n. 22 da <em>Regae.</em></p>2024-04-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87834Capa2024-05-30T14:47:24-03:002024-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional