Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto observa as áreas temáticas da revista: gestão escolar, políticas e avaliação educacionais e a contribuição não foi submetida à outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de texto, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÕES ONLINE - Template para submissão AQUI. Faça donwload.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Assim, o texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico disponível no portal da revista: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

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Pede-se que NÃO SEJAM feitas submissões exclusivamente com revisão bibliográfica.

Estimule-se a submeter textos em língua ESPANHOLA OU INGLESA.

Número máximo de autores: quatro.

Como parte do processo de submissão os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

- o texto observa as áreas temáticas da revista: administração escolar, políticas e avaliação educacionais e a contribuição não foi submetida à outra revista;

- os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word;

- as urls para as referências foram informadas quando necessário;

- o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em diretrizes para autores, na seção sobre a revista;

- a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades no editor de texto, com vistas a garantir o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em assegurando a avaliação cega por pares.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Aceitam-se textos que tenham sido apresentados em eventos.

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DIRETRIZES PARA AUTORES - Template para submissão AQUI. Faça donwload.

Como e para onde enviar o texto?

O texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico disponível no portal da revista: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

Qual o formato do arquivo?

O arquivo deve ser enviadoem formato Wordfor Windows, com as seguintes configurações:

a) fonte Arial;

b) tamanho 12;

c) margens superior, inferior, esquerda e direita com 2cm;

d) espaço entrelinhas: múltiplos 1,15.

Não insira sinais, símbolos, tabulações ou marcadores.

Qual a extensão do texto?

Não há extensão máxima para o texto do artigo.

O que o texto deverá, necessariamente, conter?

O texto, necessariamente, deve conter:

a) título em português e inglês, centralizado e em maiúsculas;

b) nome do autor, centralizado;

c) resumo e palavras-chave em português e inglês.

Qual a extensão dos resumos?

Os resumos devem ser apresentados em português e inglês e devem ter, no máximo, cada um deles, 800 caracteres, com espaços.

E as palavras-chave?

 

Os resumos devem ser acompanhados por palavras-chave, também em português e inglês.

Quais informações acerca do autor devem ser apresentadas?

Ao final do texto, o autor deve apresentar uma breve nota curricular na qual conste, pelo menos:

a) vinculação institucional;

b) endereço postal;

c) e-mail.

Exemplo:

João da Silva é professor na Universidade de Santa Maria e tem doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz.

Orcid: ....

Endereço: Avenida Brasil, 30 - 97001-970 - Brasília - DF.

E-mail: joaodasilva@gmail.com

É possível usar ilustrações?

O uso de ilustrações deve restringir-se ao estritamente necessário e imprescindível. Quando for o caso, devem ter sua posição definida no texto pelo autor, com a devida numeração, titulação e apresentação das referências que lhes correspondem.

 As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato JPEG, e com definição de 300 DPI.

Como apresentar citações?

As citações devem seguir os seguintes critérios:

a) citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre “aspas”, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página, entre parênteses. Exemplo: (Lourenço Filho, 1955, p. 30);

b) citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em um outro parágrafo, com recuo de 4cm na margem esquerda, fonte em tamanho 11, sem “aspas”.

Como apresentar as referências no final do texto?

Das referências devem constar nome do autor, título da obra em itálico, cidade da editora, nome da editora, ano de publicação.

Exemplos:

a) livro: CAMBI, Franco. História da educação. São Paulo: Unesp, 1999.

b) capítulo de livro: WERLE, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 13-35.

c) tese: PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir: a escola como oficina da vida - discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG, 2000.493f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

d) texto publicado em anais de evento: GERTZ, René. A nacionalização do Rio Grande do Sul durante o Estado Novo. REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA HISTÓRICA, 11, 1991. Anais ... São Paulo: SBPH, 1991, p. 311-317.

e)  texto disponível na web: PACHECO, Graciema. Entrevista a William B. Gomes. Porto Alegre, 4 abr. 1991. Disponível em http://www.ufrgs.br/ museupsi/graciema.htm. Acesso em 14 set. 2005.

f) artigo publicado em revista: WEINMANN, Amadeu de Oliveira. O conceito de acontecimento na pesquisa em história da educação. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 1, 2003, p. 49-63.

Como apresentar notas de rodapé?

 

As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva e devem ter caráter explicativo.

Quem é o responsável pela correção gramatical do texto?

A correção gramatical do texto cabe aos autores. Porém, é facultado aos editores fazerem tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial revista.

Como se configura a colaboração com a revista?

A colaboração para com a revista é gratuita e não implica em vínculo de qualquer natureza por parte da revista ou da UFSM.

Os textos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial da revista. 

Processo de avaliação pelos pares

Com vistas à atingir essa finalidade são aceitos para publicação na revista artigos relacionados à gestão, políticas, avaliação e inovação educacionais ou escolares, originados de pesquisas, reflexões metodológicas e discussões em geral.

A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT -, com particularidades.

Os textos submetidos à revista devem ser originais, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

Aceitam-se textos que tenham sido apresentados em eventos.

Pede-se que NÃO SEJAM feitas submissões exclusivamente com revisão bibliográfica.

Estimule-se a submeter textos em língua ESPANHOLA OU INGLESA.

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Artigos

A modalidade de avaliação de artigos é duplo cego e os textos passam pelas seguintes etapas de avaliação.

Etapa 1: análise quanto à forma

Essa etapa é de responsabilidade dos editores. Os textos são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial.

São devolvidos aos autores os artigos que: 1) configuram-se como relatos de experiência; 2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; 3) configuram-se como simples recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação; 4) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa; 5) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõem a discutir; 6) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da gestão ou avaliação educacional; 7) possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo; 8) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 9) não possuem a forma de artigo usualmente praticada em periódicos; 10) não cumprem as normas editoriais da revista.

Textos com essas características são devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a segunda etapa.

Etapa 2: análise por pares quanto ao mérito - modalidade de avaliação de artigos: duplo cego.

Na segunda etapa o artigo, sem a identificação do autor, é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho, integrantes do conselho editorial ou convidados ad hoc, de dois Estados diferentes ou do exterior. Para a designação dos pareceristas são consideradas as informações disponíveis no cadastro da revista.

Os critérios para avaliação do texto levam em conta: a) aspectos formais do texto; b) atualidade e relevância da temática; c) originalidade e ineditismo; d) indicação clara dos objetivos, e) metodologia da pesquisa, f) discussão teórica atualizada; g) adequação da bibliografia; h) relevância dos documentos a publicar ou a anexar.

Os pareceristas podem aceitar plenamente, aceitar com ressalvas ou recusar o artigo. Qualquer uma das situações é justificada por um parecer descritivo.

Situações:

  1. a) quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte;
  2. b) quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor e arquivado no sistema da revista;
  3. c) quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações o trabalho é devolvido ao autor com a solicitação que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado e demonstra ter seguido as sugestões dos pareceristas ele é reavaliado.

Etapa 3: revisão e adequação do trabalho às normas da revista

Uma vez aceito para publicação o trabalho é submetido à revisão de linguagem, normalização e formatação.

Traduções

As traduções devem ser acompanhadas da permissão do autor do trabalho original em que o texto foi publicado. Se o trabalho estiver no domínio público, este procedimento não é necessário. O autor da tradução é responsável pela informação.

Trabalhos apresentados em eventos

Poderão ser aceitos para publicação trabalhos que já tenham sido apresentados em eventos. As propostas estão sujeitas aos mesmos critérios de avaliação de originais inéditos. Cabe ao autor informar os créditos do evento no qual o trabalho foi originalmente apresentado.

Palavras-chave

Os resumos devem ser acompanhados de três a cinco palavras-chave que descrevam, de forma clara e precisa, o conteúdo temático do texto.

Devem ser redigidas de tal forma que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores. Recomenda-se o uso do Thesaurus Brasileiro da Educação.

Declaração de responsabilidade

Os autores são os responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. O manuscrito submetido deve ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade, assinada por todos os autores, em que afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.

Conflito de interesse

Conflito de interesse é a situação em que os autores possuem interesses capazes de influir no processo de elaboração dos manuscritos. São conflitos de natureza diversa - pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - a que qualquer um pode estar sujeito, razão pela qual os autores devem reconhecer e revelar, quando presentes, na declaração de responsabilidade.

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou pessoal, para a realização do estudo. Deve-se identificar nome da instituição ou pessoa, cidade, Estado e país de origem. Essas informações devem constar da declaração de responsabilidade.

Critérios de autoria

Para ser considerado autor o proponente deve ter participado suficientemente do trabalho para poder assumir, publicamente, a responsabilidade pelo seu conteúdo. A participação deve incluir: a) concepção, delineamento, análise e interpretação dos dados; b) redação e revisão do manuscrito; c) aprovação final da versão a ser publicada.

Agradecimentos

Quando desejável e pertinente recomenda-se a nomeação, em nota de rodapé, das pessoas que colaboraram para com a produção do estudo, embora não preencham os critérios de autoria. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

Também podem constar agradecimentos a instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo. Devem-se evitar os agradecimentos impessoais como.

Indicação da afiliação

Além dos dados pessoais requeridos pelo ambiente Seer/OJS, cabe ao autor a indicação da afiliação, ou vínculo institucional, que deve ser apresentado de forma completa, com o nome, sem abreviaturas da instituição, e endereço.

Modelo de declaração de responsabilidade

(deve ser anexado como documento complementar, no quarto passo da submissão do texto, no sistema eletrônico da revista).

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Local e data.

Declaro que o artigo intitulado xxxxxxx, submetido à Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional não foi, parcial ou na sua totalidade, publicado anteriormente em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos.

Declaro não haver situação de conflito de interesses no âmbito da sua elaboração [ou, se houver, especificar qual], bem como declaro que a sua elaboração foi financiada por [indicar, detalhadamente, instituição ou pessoa] ou não contou com financiamento para a sua realização.

Assinatura.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.