Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto observa as áreas temáticas da revista: gestão escolar, políticas e avaliação educacionais e a contribuição não foi submetida à outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de texto, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares.

Diretrizes para Autores

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Submissões online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Assim, o texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico disponível no portal da revista: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

- o texto observa as áreas temáticas da revista: administração escolar, políticas e avaliação educacionais e a contribuição não foi submetida à outra revista;

- os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word;

- as urls para as referências foram informadas quando necessário;

- o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em diretrizes para autores, na seção sobre a revista;

- a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades no editor de texto, com vistas a garantir o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em assegurando a avaliação cega por pares.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Diretrizes para autores

Como e para onde enviar o texto?

O texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico disponível no portal da revista: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

Qual o formato do arquivo?

O arquivo deve ser enviado em formato Word for Windows, com as seguintes configurações:

a) fonte Arial;

b) tamanho 12;

c) margens superior, inferior, esquerda e direita com 2cm;

d) espaço entrelinhas: múltiplos 1,15.

Não insira sinais, símbolos, tabulações ou marcadores.

Qual a extensão do texto?

Sem contar o resumo, a extensão máxima é de 60.000 caracteres, com espaços.

O que o texto deverá, necessariamente, conter?

O texto, necessariamente, deve conter:

a) título em português e inglês, centralizado e em maiúsculas;

b) nome do autor, centralizado;

c) resumo e palavras-chave em português e inglês;

d) ao final do texto, informação acerca do autor.

Qual a extensão dos resumos?

Os resumos devem ser apresentados em português e inglês e devem ter, no máximo, cada um deles, 800 caracteres, com espaços.

E as palavras-chave?

 

Os resumos devem ser acompanhados por palavras-chave, também em português e inglês.

Quais informações acerca do autor devem ser apresentadas?

Ao final do texto, o autor deve apresentar uma breve nota curricular na qual conste, pelo menos:

a) vinculação institucional;

b) endereço postal;

c) e-mail.

Exemplo:

João da Silva é professor na Universidade de Santa Maria e tem doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz.

Orcid: ....

Endereço: Avenida Brasil, 30 - 97001-970 - Brasília - DF.

E-mail: joaodasilva@gmail.com

É possível usar ilustrações?

O uso de ilustrações deve restringir-se ao estritamente necessário e imprescindível. Quando for o caso, devem ter sua posição definida no texto pelo autor, com a devida numeração, titulação e apresentação das referências que lhes correspondem.

 As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato JPEG, e com definição de 300 DPI.

Como apresentar citações?

As citações devem seguir os seguintes critérios:

a) citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre “aspas”, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página, entre parênteses. Exemplo: (Lourenço Filho, 1955, p. 30);

b) citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em um outro parágrafo, com recuo de 4cm na margem esquerda, fonte em tamanho 11, sem “aspas”.

Como apresentar as referências no final do texto?

Das referências devem constar nome do autor, título da obra em itálico, cidade da editora, nome da editora, ano de publicação.

Exemplos:

a)   obra completa: CAMBI, Franco. História da educação. São Paulo: Unesp, 1999.

b)   capítulo de livro: WERLE, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 13-35.

c)    tese: PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir: a escola como oficina da vida - discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG, 2000. 493f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

d)   texto publicado em anais de evento: GERTZ, René. A nacionalização do Rio Grande do Sul durante o Estado Novo. REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA HISTÓRICA, 11, 1991, São Paulo. Anais ... São Paulo: SBPH, 1991, p. 311-317.

e)   texto disponível na web: PACHECO, Graciema. Entrevista a William B. Gomes. Porto Alegre, 4 abr. 1991. Disponível em <http://www.ufrgs.br/ museupsi/graciema.htm>. Acesso em 14 set. 2005.

f) artigo publicado em revista: WEINMANN, Amadeu de Oliveira. O conceito de acontecimento na pesquisa em história da educação. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre: Ufrgs, v. 28, n. 1, 2003, p. 49-63.

Como apresentar notas de rodapé?

 

As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva e devem ter caráter explicativo.

Quem é o responsável pela correção gramatical do texto?

A correção gramatical do texto cabe aos autores. Porém, é facultado aos editores fazerem tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial revista.

Como se configura a colaboração com a revista?

A colaboração para com a revista é gratuita e não implica em vínculo de qualquer natureza por parte da revista ou da UFSM.

Os textos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial da revista. 

 

Declaração de direito autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, reconhecimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

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Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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