v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua

					Visualizar v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua
Publicado: 08-01-2021

Apresentação

  • Apresentação

    Claudemir de Quadros
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841758

Artigos

  • Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos

    Erinaldo Silva Oliveira, Daniel Nascimento-e-Silva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839154
  • Plano municipal de educação de Rio Branco/AC (2015-2025): processo de elaboração, concepção e aprovação

    Ana Luce Galvão Moreira, Lúcia de Fátima Melo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839969
  • A UFSM é uma universidade sustentável?

    Marina Fonseca Seelig Falcão, Andressa de Oliveira Silveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133840372
  • Avaliação participativa nos espaços pedagógicos: análise de uma instituição escolar do Norte do Brasil

    Maria Raimunda Lima Valle, Daniel Nascimento-e-Silva, Ronison Oliveira da Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133840714
  • Modelos de avaliação da qualidade no contexto da educação infantil de Florianópolis/SC

    Dirce Guerres Zucco, Andreia Zanella, Patrícia de Sá Freire
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841363
  • O que pensam professores sobre avaliação: o núcleo central das representações sociais acerca de avaliação entre docentes do Colégio Pedro II

    Diego Mota, Juliana Maciel de Aguiar
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133840033
  • A produção do outro incluído em tempos de avaliações em larga escala

    Kamila Lockmann, Roseli Belmonte Machado
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841486
  • Atuação profissional dos egressos das licenciaturas do Instituto Federal Goiano (2013-2014)

    Thiago Oliveira Piloto, Joelma de Moura Ferreira, Luiz Antônio Vilalta
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841309
  • Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento

    Cristiano Lanza Savegnago, Simone da Rosa Messina Gomez, Marilene Gabriel Dalla Corte, Lorena Inês Peterini Marquezan
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133840662
  • Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social

    Mariete Ximenes Araújo Lima, Macário Neri Ferreira Neto, Randal Martins Pompeu
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839368
  • Gestão pedagógica no bloco de alfabetização a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos

    Jordana Rex Braun, Doris Pires Vargas Bolzan
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133840675
  • Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial

    Gabriela Orengo Pedrozo, Eliana da Costa Pereira de Menezes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841347
  • Knowledge management in public administration of education, science and technology in Northeast Brazil

    Gustavo Moura Cavalcanti, Lydia Maria Pinto Brito, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Arthur William Pereira da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133841954
  • A remuneração de professores públicos municipais no Brasil entre 2008 e 2016: um estudo a partir da Rais

    Marcus Quintanilha da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842084
  • O impacto das diretrizes nacionais para a formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ

    Vinicius Ferreira Baptista
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842328
  • Avaliação da educação superior no Brasil

    Saulo Rodrigo Alves de Souza, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842336
  • Processo eletrônico de aproveitamento de atividades complementares: proposta de criação numa IES

    Erickson Santos de Alcântara, Maria Conceição Melo Silva Luft, Thais Ettinger Oliveira Salgado, Kleber Fernandes de Oliveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842365
  • As características dos discentes de Ciências Contábeis e as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada

    Thiago Bruno de Jesus Silva, Jonatas Dutra Sallaberry, Marcelo Machado Freitas, Leonardo Flach
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842375
  • Os graus de ambiguidade e conflito de uma política educacional na perspectiva dos agentes de linha de frente: o caso do Saerj

    Diego Mota, Maria Océlia Mota
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842425
  • Governança pública: investimento em educação e sua relação com o desempenho dos estudantes nos municípios da Serra Gaúcha

    Alex Eckert, Deise Cioato, Marlei Salete Mecca
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842486
  • Índice de desenvolvimento da educação básica e eficácia escolar: evidências de uma pesquisa comparativa

    Pollyanna Silva de Paulo Faria, Maria Teresa Gonzaga Alves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842610
  • Desafios na gestão de uma escola estadual no Paraná/Brasil a partir da filosofia de linguagem de Bakhtin

    Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin, Adriana Roseli Wunsch Takahashi, Gustavo Henrique Petean, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133842801
  • Particularidades de um instituto federal e de seus professores

    Patrícia Mallmann Schneiders, Maria Eliza Rosa Gama
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133843883
  • Responsabilidade social universitária sob a ótica da autoavaliação de um instituto federal de educação

    Marcos Antonio Martins Lima, Ana Cléa Gomes de Sousa, Ana Paula de Sousa Lima, Tamara Correia Loyola
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133843176
  • Políticas de cotas nas instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul: avaliação da transparência ativa e passiva

    Itiane Vanessa Adamski, Monize Sâmara Visentini, Darlan Nei Writzl
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133843335
  • Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)

    Thais Gama Furini, Vinícius Henrique Vivas, Beatriz Gaydeczka, Priscila Pereira Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133844235
  • Representações sociais de estudantes de Ciências Contábeis sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade

    Valdecir de Sousa Salgueiro Filho, Pablo Francisco Sousa Carvalho, Isael Mendes de Sousa, Cleber Augusto Pereira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133844606
  • Caminhos para a formulação de uma política pública de acompanhamento de egressos do ensino superior

    Lilian Wrzesinski Simon, Andressa Sasaki Vasques Pacheco
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133847089
  • Atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas em universidades e institutos federais do Nordeste: análise dos sites institucionais

    Thales Fabricio da Costa e Silva, Luana Ugalde da Costa, Débora Bruna Alves de Almeida, Leandro Campi Prearo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133847107
  • Riscos evidenciados pelas empresas do setor educacional listadas na bolsa de valores brasileira

    Rubens Carlos Rodrigues
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133847850
  • Modelagem do desempenho das instituições de ensino superior privadas: um estudo para o segmento de pequeno e médio porte

    Diogo Martins Gonçalves de Morais, Júlio Francisco Blumetti Facó, Maria do Carmo Romeiro
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133848066