Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133841758Resumo
A Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional iniciou o ano de 2020 com uma boa notícia: na avaliação de meio termo do Qualis/Capes foi classificada como periódico A4. O seu ingresso no estrato superior do Qualis indica a pertinência do trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2013, bem como a necessidade da sua continuidade com vistas à manutenção e melhoria da sua publicação.
Neste período o número de artigos publicados por ano dobrou, ao passar de 14 em 2013 para 31 em 2019; a filiação institucional dos autores se diversificou e tornou-se exógena; assim como foram mantidos os registros em importantes indexadores e catálogos, entre eles Doaj, Latindex, Redalyc, Redib, Amelica, Latinrev.
Para esses resultados contribuíram o trabalho dos integrantes do conselho editorial, dos avaliadores ad hoc e, em especial, dos integrantes do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, que têm oferecido suporte imprescindível para a manutenção da Regae.
No âmbito da Regae têm sido publicados textos relacionados com políticas educacionais, avaliação e administração escolar. Estes textos apresentam resultados de trabalhos de conclusão de curso ou monográficos, a partir dos quais se pode perceber perspectivas e discursos que circulam em inúmeras instituições. Por meio deles é possível, por exemplo, perceber as preocupações de estudantes e orientadores ou fazer relações entre os temas anunciados e as proposições que circulam na sociedade.
Possivelmente, esta é uma das funções de um periódico: oferecer uma oportunidade para a sociedade de resultados de trabalho realizado, para que isso possa acontecer, a partir de informações e dados disponíveis, otimizar como suas decisões, definir rumos e avaliar os resultados alcançados. .
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