Momentos memoráveis de uma vida inteira na escola: memorial de formação e desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133892957Palavras-chave:
Memorial de formação, Progressão funcional, MemóriaResumo
Neste texto, apresenta-se um memorial de formação submetido à Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito parcial para progressão funcional por avaliação da Classe Professor Associado IV para a Classe E, Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, nos termos da resolução UFSM n. 031/2020. Por meio de uma abordagem bibliográfica, documental, memorialística e descritiva, tem-se como objetivo narrar um itinerário de formação e de atuação profissional. A partir de momentos memoráveis de uma vida inteira na escola, o memorial está estruturado em capítulos, nos quais são destacados elementos relacionados à instituição escolar; à formação inicial; à pós-graduação; à inserção em atividades de pesquisa e de produção do conhecimento; às experiências no ensino de graduação e de pós-graduação, presencial e a distância; aos resultados da avaliação do docente pelo discente; à participação em atividades de administração e ao trabalho na editoria de periódicos. Por fim, destacam-se possibilidades de continuidade na vida profissional, bem como elementos que conferem a este texto um caráter singular: a perspectiva de mudança, presente em todo o itinerário narrado; os sucessos, os fracassos e as dúvidas que coexistiram no trabalho com a administração e a editoria de periódicos; as formas pelas quais as vivências no ensino contribuíram para a constituição de diferentes modos de ser professor ao longo do tempo; as estratégias adotadas pelas instituições para atender às diretrizes curriculares e de avaliação definidas pelas políticas educacionais e pela legislação; e os efeitos da participação na pós-graduação e na pesquisa, que repercutiram na produção do conhecimento e contribuíram para a História da Educação do Rio Grande do Sul.
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