Práticas inovadoras a partir do uso da tecnologia no contexto da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863973

Resumo

As propostas apresentadas neste texto foram pensadas na disciplina Inovação e Gestão Escolar do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, mantido pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Por meio da vivência em espaços escolares houve a oportunidade de conhecer a realidade de escolas, suas problemáticas e propor ideias possíveis de serem implantadas, sejam produtos ou serviços. As ideias propostas foram o aplicativo Meu bom colega, com o propósito de estimular os estudantes com deficiência a enfrentar as dificuldades de autonomia; Inova-se, curso de formação continuada para professores da educação básica por meio de metodologias ativas; Unieja, grupo no Facebook com a finalidade de reduzir uma das situações problemáticas enfrentadas pelos professores numa escola municipal: a comunicação entre os integrantes da direção, professores, secretaria da escola, alunos e responsáveis. As propostas apresentadas permeiam a possibilidade de inclusão, a ressignificação da profissão docente por meio do desenvolvimento profissional e o fortalecimento das relações com o aluno, escola e comunidade.

Palavras-chave: inovação; gestão escolar; profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Brutti Lehnhart

Gabriela Brutti Lehnhart é professora de Educação Especial e estudante no Programa Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica Ctism/UFSM. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9260-5511.

Endereço: Rua João Lino Pretto, 1373/304 - 97030-280 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: gabilehnhart@gmail.com.

Suzel Lima da Silva

Suzel Lima da Silva é terapeuta ocupacional e estudante no Programa Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica Ctism/UFSM.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1279-2781.

Endereço completo: Rua José de Souza Lima, 138 - 97095-340 - Santa Maria- RS - Brasil.

E-mail: suzellima2@gmail.com.

Bruna de Pietro Zorzi

Bruna de Pietro Zorzi é professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Adelmo Simas Genro.

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3020-7777.

Endereço: Rua Francisco Manoel, 264/202 - 97015-260 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: bruna_zorzi@hotmail.com.

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacionalhttps://periodicos.ufsm.br/regae/index, e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM. E-mail: claudemirdequadros@gmail.com.

Referências

BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009: promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Brasília: Governo Federal, 2009. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 5 maio 2020.

IBGE. Censo escolar de 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html. Acesso em 5 maio 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.

HARGREAVES, Andy. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NAVARRO, Manuel Rivas. Innovacion educativa: teoria, procesos y estratégias. Madrid: Síntesis, 2000.

PERRENOUD, Phillippe. Espaços-tempos da formação e organização do trabalho. Texto apresentado no Colóquio Repensar os espaços educativos. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2001. Disponível em http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2001/2001_29.rtf. Acesso em 10 jun. 2020.

SANTA MARIA. Projeto político-pedagógico da Emef Professor Adelmo Simas Genro. Santa Maria: Emef Professor Adelmo Simas Genro, 2018.

SANTA MARIA. Boletim estatístico. Santa Maria: Emef Professor Adelmo Simas Genro, 2019.

Downloads

Publicado

25-01-2021

Como Citar

Lehnhart, G. B., Silva, S. L. da, Zorzi, B. de P., & Quadros, C. de. (2021). Práticas inovadoras a partir do uso da tecnologia no contexto da educação profissional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63973, p. 1–10. https://doi.org/10.5902/2318133863973

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>