O que pensam professores sobre avaliação: o núcleo central das representações sociais acerca de avaliação entre docentes do Colégio Pedro II

Autores

  • Diego Mota PUC-RIO Colégio Pedro II
  • Juliana Maciel de Aguiar Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133840033

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, prática docente, representações sociais

Resumo

Neste texto aborda-se as concepções de avaliação entre professores do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A pesquisa teve como foco um elemento central nas práticas pedagógicas, tendo sido a análise feita com base na teoria das representações sociais. Nesse sentido, os resultados da investigação revelam um conjunto representacional de avaliação cujo caráter é somativo, classificatório e centrado em provas. Os vieses diagnósticos da avaliação são destacados por um grupo minoritário de professores e o núcleo central das representações sociais dos  docentes acerca de avaliação se aproxima dos limites presentes na cultura escolar tradicional e na estrutura institucional, os quais privilegiam o peso das provas nos processos de aprendizagem e progressão dos estudantes.

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; prática docente; representações sociais.

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Biografia do Autor

Diego Mota, PUC-RIO Colégio Pedro II

é professor no Colégio Pedro II e estudante no curso de doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Juliana Maciel de Aguiar, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), Mestre em Biociências e Biotecnologia e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenadora das disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Genética e Tópicos em Biotecnologia ofertadas pela UENF/UAB no âmbito da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, consultora em design educacional e diretora de produtos da startup Arteciência Assessoria e Serviços Educacionais e fundadora da plataforma de divulgação e comunicação científica Rede de Pesquisadores.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Mota, D., & Aguiar, J. M. de. (2021). O que pensam professores sobre avaliação: o núcleo central das representações sociais acerca de avaliação entre docentes do Colégio Pedro II. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133840033