O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o Prêmio Escola Nota Dez do Ceará

Autores

  • Maria Océlia Mota PUC-RIO
  • Diego Mota PUC-RIO Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133838564

Palavras-chave:

avaliações em larga escala, políticas educacionais, accountability

Resumo

Neste texto aborda-se a política educacional adotada pelo governo do Estado do Ceará e seu sistema de avaliação. Objetiva-se conhecer as concepções dos professores acerca dessa política de accountability, marcada por avaliações de monitoramento, classificação e premiação. Nossa análise, aportada na perspectiva das agências dos burocratas, busca explorar os elementos centrais no discurso dos docentes das escolas premiadas e apoiadas e refletir sobre suas consonâncias e divergências. Os resultados apontam para uma aproximação entre as avaliações das aprendizagens e as avaliações externas no cotidiano escolar. Por meio desse alinhamento o currículo escolar converge com os descritores das avaliações de monitoramento, os quais ganham centralidade na prática pedagógica.

Palavras-chave: avaliações em larga escala; políticas educacionais; accountability; Prêmio Escola Nota Dez.

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Biografia do Autor

Maria Océlia Mota, PUC-RIO

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ. Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto -UNIARARAS. Mestre em Educação,Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio; Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Membro da Rede de Estudos sobre a Implementação de Políticas Públicas Educacionais - REIPPE; Orientadora Educacional da rede de ensino de São João de Meriti e de Duque de Caxias. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização e Formação de Professores.

Diego Mota, PUC-RIO Colégio Pedro II

Sou professor do Colégio Pedro II e Doutorando em Educação na PUC-RIO. Fiz graduação em Biologia, especialização em Educação e mestrado em Biologia Geral na UFRJ. Minha linha de pesquisa envolve currículo, avaliação da aprendizagem, e representações sociais.

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Publicado

15-09-2019

Como Citar

Mota, M. O., & Mota, D. (2019). O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o Prêmio Escola Nota Dez do Ceará. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133838564