Entre as engrenagens e o medo da prova: as representações sociais de professores sobre suas práticas avaliativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133888677Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Práticas docentes, Representações sociais.Resumo
Nesse artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa que investigou as representações sociais de professores sobre suas práticas avaliativas num contexto marcado pela tradição da escola seriada. As bases analíticas fundamentam-se na teoria das representações sociais. Os instrumentos utilizados foram entrevistas abertas e questionários. Os resultados sinalizam influência das injunções institucionais sobre suas representações sociais. Na hipótese da zona muda, aparece a ideia do medo de provas dos alunos e a consciência dos efeitos prejudiciais desse sistema avaliativo sobre os estudantes. Destaca-se, ainda, a necessidade de superação dos aspectos classificatórios da avaliação somativa na direção de uma prática a serviço da formação humana e das aprendizagens.
Downloads
Referências
ABRIC, Jean Claude. A zona muda das representações sociais. In: OLIVEIRA, Denise; Pedro Humberto F. CAMPOS (org.). Representações sociais: uma teoria sem fronteiras. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005, p. 23-34.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo: Brasília: MEC, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 2002.
BRANDÃO, Caio; BENEVIDES, Andrea; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Sistemas de representações sociais: contribuições para a pesquisa em educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, 2020, p. 167-182.
BZUNECK, José Aloyseo. Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem. Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, 2018, p. 1059-1075.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, 2013, p. 513-518.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Rapports entre pratiques et représentations: apports théoriques et empiriques pour un modèle d’étude. Psychologie et Société, Paris, v. 6, n. 3, 2003, p. 132-162.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Representações Sociais, risco e vulnerabilidade. Tempus–Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 3, 2012, p. 13-34.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. A hipótese das representações sociais hegemônicas do trabalho docente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 22, 2013, p. 60-78.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. O estudo da ancoragem das representações sociais e o campo da educação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 63, 2017, p. 775-797.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. As práticas sociais e seu contexto. In. ROSO, Adriane et al. Mundos sem fronteiras: representações sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: Abrapso, 2021, p. 122-156.
CAMPOS, Denise Teles Freire; LEMGRUBER, Márcio Silveira; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Metáforas e objetivação: questões acerca da produção de sentidos nas representações sociais. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, 2020, p. 161-178.
CASSADY, Jerrell C.; FINCH, W. Holmes. Using factor mixture modeling to identify dimensions of cognitive test anxiety. Learning and Individual Differences, Paris, v. 41, 2015, p. 14-20.
CERVI, Emerson. Análise de conteúdo automatizada para conversações em redes sociais online: uma proposta metodológica. ANPOQS, 42, 2018. Anais. João Pessoa: Anpoqs, 2018.
CODOL, Jean‐Paul. On the so‐called ‘superior conformity of the self’behavior: Twenty experimental investigations. European journal of social psychology, Londres, v. 5, n. 4, 1975, p. 457-501.
DEMO, Pedro. Avaliação para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Criarp, 2006.
FERNANDES, Cláudia. Oliveira. Avaliação como projeto de aprendizagem-uma entrevista com Cláudia Fernandes. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 8, n. 1, 2021, p. 8-11.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra; NASCIMENTO, Aricélia. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC, 2007, p. 17-43.
FERNANDES, Domingos. Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 21, 2013, p. 11-34.
FIRME, Thereza Penna. Mitos na avaliação. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro v. 1, n. 1, 2009, p. 1-10.
FLAMENT, Claude. Pratiques sociales et dynamique des représentations. In MOLINER, Pascal (Org.). La dynamique des représentations sociales. Fontaine: Presses Universitaires de Grenoble, 2001, p. 43-58
FLAMENT, Claude; GUIMELLI, Christian; ABRIC, Jean-Claude. Effets de masquage dans l'expression d'une représentation sociale. Les Cahiers internationaux de psychologie sociale, París, n. 1, 2006, p. 15-31.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Frison, Lourdes. Maria. Avaliação e autorregulação da aprendizagem. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 1, n. 1, 2017, p. 89-104.
GALVÃO, Maria. Cristina. Nós somos a história da educação: identidade institucional e excelência escolar no Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2010. 214f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 34, n. 84, 2016, p. 76-88.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna. Fourth generation evaluation. Newbury Park, CA: Sage, 1989.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a Universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2009.
JODELET, Denise. Représentation sociale: phénomènes, concept et théorie. In: JODELET, Denise. Psychologie sociale, Paris: Puf, 1984, p. 357-378.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Uerj, 2001, p. 1-21.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, 2001, p. 9-43.
FREITAS, Luís Carlos. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
LAHLOU, S. Social representations and social construction: the evolutionary perspective of installation theory. SAMMUT, Gordon (ed.). The Cambridge handbook of social representations. Cambridge: Cambridge University, 2015, p. 210-223.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 17, 2009, p. 109-134.
LIMA, Rita de Cássia Pereira; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Núcleo figurativo da representação social: contribuições para a educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020, p. e206886.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2022.
MAZZOTTI, Tarso. Para uma pedagogia das representações sociais. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v . 5, n. 11, 2019, p. 121-142.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro, Lamparina, 2008.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro. Zahar, 1978.
MOTA, Diego; MAMEDE-NEVES, Maria. Aparecida. Percepções e representações sociais de professores acerca de avaliação da aprendizagem: um estudo das produções em teses e dissertações (2009-2019). Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 10, n. 19, 2021, p. 1-21.
MOTA, Diego; MESQUITA, Silvana; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Indicativos para uma avaliação formativa entre professores de biologia. Estudos em Avaliação Educacional, Rio de Janeiro. v. 34, 2023.p. 1-19.
PASIN, Elizabeth Bozoti; Uma abordagem sobre a influência do auto-conceito, da auto-estima e do estresse infanto-juvenil no rendimento escolar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. 193f. Disssertação (Mestrado em Química Biológica). Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PASIN, Elizabeth Bozoti; PAIVA, Maria das Graças Vasconcelos; LANNES, Denise Rocha Correa. Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 11, n. 2, 2012, p. 275-286.
PEIXOTO, Álvaro; WOLTER, Rafael. As práticas sociais na abordagem estrutural da teoria das representações sociais: histórico, conceitos e interfaces com a educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 20, 2023, p. 1-25.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed. 2008.
RATINAUD, Pierre. Application de la méthode Alceste à de gros corpus et stabilité des mondes lexicaux: analyse du Cablegate avec Iramuteq. JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES, 11, 2012. Actes … Liège: Ducere, 2012.
SÁ, Celso Pereira de. A pesquisa das representações sociais pode nos enganar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, n. 11, 2019, p. 11-20.
SAPOLSKY, Robert. Why stress is bad for your brain. Science, Washington, 1996, p. 749-750. 1996.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
WEISS, Sandra J. Neurobiological alterations associated with traumatic stress. Perspectives in psychiatric care, Porto, v. 43, n. 3, 2007, p. 114-122.
ZEIDNER, Moshe; MATTHEWS, Gerald. Evaluation anxiety: handbook of competence and motivation. London: The Gilfordpress, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.