Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133844235

Palavras-chave:

Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.

Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional.

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Biografia do Autor

Thais Gama Furini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro(2019). Tem experiência na área de Engenharia Química.

Vinícius Henrique Vivas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Eng. Química (Bolsista CnPQ) pela Universidade Federal de Minas Gerais  UFMG (2020). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), participou do Programa Ciência sem Fronteiras (Bolsista CAPES) no qual teve a oportunidade de estudar na escola de Engenharia École Nationale Supérieure des Mines d'Albi-Carmaux. Durante sua graduação, participou  como representante discente no Colegiado do Departamento de Engenharia Química, e foi Presidente e membro fundador do Centro Acadêmico de Engenharia Química da UFTM, do participou do Movimento Empresarial Junior (MEJ)  da TriEQ Jr. 

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Contestado (2003), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE). Atua na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) enfocando metodologia científica, comunicação, leitura e produção de textos técnicos para as engenharias, discurso acadêmico e propriedade intelectual.

Priscila Pereira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professora efetiva da Unidersidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) do Departamento de Engenharia Química (DEQ - ICTE) .Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Licenciatura em Química (2008).

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Furini, T. G., Vivas, V. H., Gaydeczka, B., & Silva, P. P. (2021). Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019). Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133844235