Elaboração e validação de instrumento de avaliação de um curso de Medicina por egressos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887363Palavras-chave:
Egressos, Ensino Superior, Medicina, Avaliação de CursosResumo
A avaliação de cursos superiores, feita por egressos, contribui para melhorias nos projetos pedagógicos, na gestão da aprendizagem e na formação dos futuros profissionais. Este artigo visa a apresentar a validação de um instrumento de avaliação de um curso de Medicina pelos egressos. A validação foi feita por juízes das áreas gestão acadêmica, ética, assistência estudantil, pesquisa científica e Medicina, todos são docentes integrantes da carreira do magistério superior. As principais categorias analisadas no processo de revisão do questionário incluíram: substituição de palavras; acréscimos de termos e complementações explicativas; desmembramento, reordenação e adição de itens. O instrumento foi validado com 33 itens de escala Likert de 5 pontos. Segundo os especialistas, esse instrumento é de relevância e pode ser adaptado e aplicado a cursos de diferentes instituições.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, 2011, p. 3061-3068.
ALMEIDA, Ricardo. Mobilização de atores sociais em rede: uma análise sobre a capacidade de organização da sociedade para enfrentamentos socioambientais. São Carlos: UFSCar, 2019. 209f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos.
ALMEIDA, Maria Olívia Duarte Batistuta e. Acompanhamento de egressos como instrumento de gestão: uma proposta de inovação nas políticas acadêmicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba: UFTM, 2021. 118f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
BRASIL. Sinaes: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: Inep, 2009.
COLUCI Marina Zambon Orpinelli; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; MILANI, D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência e Saúde Coletiva, São Paulo, v. 20, n. 3, 2015, p. 925-936.
MICHELAN, Luciano Sergio.; HARGER, Carlos Augusto.; EHRHARDT, Giovani; MORÉ, Rafael Pereira Ocampo. Gestão de egressos em instituições de ensino superior: possibilidades e potencialidades. COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA, 9, 2009. Anais ... Florianópolis, UFSC, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/36720/Gestão%20de%20egressos%20em%20instituições%20de%20ensino%20superior%20Possibilidades%20e%20pontencialidades.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 22 abr. 2023.
MOURA, Escolástica Rejane Ferreira; BEZERRA, Cleide Gomes; OLIVEIRA, Marisa Silva de; DAMASCENO, Marta Maria Coelho. Validação de jogo educativo destinado à orientação dietética de portadores de diabetes mellitus. Revista de Atenção Primária à Saúde, Juiz de Fora, v. 11, n. 4, 2008, p. 435-443.
PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2010.
PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, 2015, p. 309-326.
SIMON, Lilian Wrzesinski; ARNONI, Thais Hoffman; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Avaliação de egressos: perfil, perspectivas e interesses dos alunos diplomados em duas instituições de ensino superior catarinenses. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17, 2017. Anais ... Mar del Plata: UNMDP, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/132121983. Acesso em 22 abr. 2023.
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; FREIRE, Sueli Aparecida; MARQUES, Tânia Mendonça; MIRANDA, Tereza Yoshico Tanizaki de. Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da Eape. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 4, n. 7, 1989, p. 27-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.