A eficácia da formação em gestão para gestores de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133853334

Palavras-chave:

formação em gestão, gestor de escola pública, avaliação de eficácia, avaliação do domínio

Resumo

Neste artigo apresenta-se os resultados da avaliação de um curso de formação em gestão para diretores de escolas públicas. Uma pesquisa analisou em que medida os egressos desenvolveram as competências de gestão necessária ao exercício do cargo, percebidas a partir das suas práticas de gestão na escola. Foi realizada uma pesquisa e utilização de análise fatorial nas 650 respostas válidas. Os resultados ratificam a literatura sobre os benefícios da formação em gestão. Entretanto, enquanto internacionalmente o uso de dados das avaliações é percebido como parte da gestão dos processos de ensino e aprendizagem, no Brasil os gestores das escolas públicas percebem as práticas relacionadas ao uso desses dados de avaliação como um processo a parte da gestão da escola.

Palavras-chave: formação em gestão; gestor de escola pública; avaliação de eficácia; avaliação do domínio.

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Biografia do Autor

Joysi Moraes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Professora do Mestrado Profissional em Administração (PPGA / MPA / UFF). Professora Visitante da School of Education, University of Nottingham (UK). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).

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Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Mestrado Profissional em Administração (PPGA / MPA / UFF). Professora Visitante da Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne (2019). Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE / UFRJ (1997).

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Bruno Francisco Batista Dias, Programa de Pós-Graduação em Administração (UNIGRANRIO)

Doutorando em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração (UNIGRANRIO). Mestre em Administração (Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA / UFF / Volta Redonda).

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Moraes, J., Mariano, S. R. H., & Dias, B. F. B. (2021). A eficácia da formação em gestão para gestores de escolas públicas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e53334, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133853334