Modelos de avaliação da qualidade no contexto da educação infantil de Florianópolis/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133841363

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade, modelos de avaliação, educação infantil.

Resumo

Neste artigo aborda-se os modelos de avaliação da qualidade da educação infantil e define-se os critérios para comparação dos mesmos. Por meio de uma pesquisa qualitativa discute-se e compara-se os modelos aplicados na rede municipal de Florianópolis/SC. Concluiu-se que a avaliação deve considerar diversidade identitária das instituições e as especificidades da educação infantil. Precisa ter natureza científica, rigor técnico e procedimentos legitimados de mapeamento. Além da coleta e análise de dados o resultado da avaliação deve compilar informações do censo escolar e programas de financiamento educacional que fomentam acesso, infraestrutura, recursos materiais, formação de professores e gestão dos sistemas e das instituições.

Palavras-chave: avaliação da qualidade; modelos de avaliação; educação infantil.

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Biografia do Autor

Dirce Guerres Zucco, Universidade Federal de Santa Catarina Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da Universidade Federal de  Santa Catarina PPGMGA/UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Andreia Zanella, Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC

Professora Adjunta no Departamento de Informática e Estatística da UFSC

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto

Patrícia de Sá Freire, Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Professora e Coordenadora de Ensino do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC

Professora no Programa de Pós-graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC e no Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento da UFSC

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Zucco, D. G., Zanella, A., & Freire, P. de S. (2021). Modelos de avaliação da qualidade no contexto da educação infantil de Florianópolis/SC. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133841363