Proposição de um instrumento de avaliação da qualidade para o processo de inclusão do público da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890906Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Educação especial, Gestão da EducaçãoResumo
As avaliações da qualidade na educação desempenham um papel fundamental no aprimoramento da educação, oferecendo suporte às escolas, comunidades escolares e redes de ensino. No contexto da educação especial no Brasil, pouco se debate sobre a qualidade do processo de inclusão educacional desse público. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo a proposição de um instrumento de avaliação da qualidade do processo de inclusão do público da educação especial no contexto brasileiro. Para alcançar esse objetivo, foram analisados e descritos instrumentos de avaliação da qualidade da educação inclusiva reconhecidos internacionalmente, identificando dimensões e indicadores apropriados para conduzir a avaliação e alinhadas com as diretrizes educacionais brasileiras. A partir da pesquisa documental, foram identificadas doze dimensões da qualidade: Cultura escola inclusiva, Envolvimento da comunidade, Ambientes acessíveis e seguros, Currículo escolar, Atuação dos profissionais, Formação profissional, Gestão e organização, Apoio aos alunos, Recursos para financiar a inclusão, Legislação, Participação dos alunos e Planejamento para melhoria contínua. Para cada uma das dimensões da qualidade, foram propostos itens específicos que possibilitam sua avaliação. O instrumento de avaliação final é composto de um total de oitenta itens.
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