Formação continuada dos professores das escolas técnicas da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

  • Paola Mendes Milanesi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Caciara Gonzatto Maciel Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Piveta Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Rogério Gonzatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133817382

Resumo

Neste texto destaca-se a importância da formação continuada de professores, tendo como objetivo analisar a participação dos docentes dos Colégios Politécnico e Técnico Industrial - Ctism - da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - em cursos de formação continuada. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, sendo os dados coletados por meio de um questionário de múltipla escolha que foi aplicado para os docentes das referidas instituições. Concluiu-se que a maioria dos professores dos colégios Politécnico e Ctism da UFSM participam de cursos de formação continuada e recebem incentivos das suas instituições. Ainda, os professores frequentam cursos de atualização na área da educação, mesmo aqueles que estão inseridos em áreas mais técnicas.

Palavras-chave: atualização profissional, ensino tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Mendes Milanesi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Engenheira Agrônoma formada pela UFSM, com Mestrado e Doutorado em Agronomia/UFSM, onde atuou na linha de pesquisa em Proteção de Plantas Cultivadas. Atualmente é Professora Adjunta I na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Licenciada em Ciências Agrárias pelo Programa Especial de Graduação para a Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Endereço: Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Avenida Dom João Hoffmann, nº 313. CEP: 99709-330. Bairro Fátima, Erechim, RS, Brasil.

Caciara Gonzatto Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal formada pela UFSM e, atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFSM, onde atua na linha de pesquisa em Proteção Florestal. Licenciada em Ciências Agrárias pelo Programa Especial de Graduação para a Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais. Avenida Roraima, nº 1000. Prédio 42. CEP: 97105-900. Bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil.

Graziela Piveta, Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Engenheira Florestal formada pela UFSM, com Mestrado e Doutorado na mesma área, onde atuou na linha de pesquisa em Proteção Florestal. Atualmente é Pós-doutoranda na área de Fitopatologia Florestal na Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Licenciada em Ciências Agrárias pelo Programa Especial de Graduação para a Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Endereço: Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus de Irati. Rodovia PR 153, Km 7. CEP: 84500-000. Bairro Riozinho, Irati, PR, Brasil.

Rogério Gonzatto, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo pela UFSM, onde atua na linha de pesquisa em Biotransformações do Carbono e do Nitrogênio no solo. Licenciado em Ciências Agrárias pelo Programa Especial de Graduação para a Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais. Avenida Roraima, nº 1000. Prédio 42. CEP: 97105-900. Bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil.

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Disciplina de Práticas de Investigação no Ensino no Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97001-970 - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil.

Downloads

Publicado

19-06-2015

Como Citar

Milanesi, P. M., Maciel, C. G., Piveta, G., Gonzatto, R., & Rocha, K. M. da. (2015). Formação continuada dos professores das escolas técnicas da Universidade Federal de Santa Maria. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 31–40. https://doi.org/10.5902/2318133817382

Edição

Seção

Artigos