Arquitetura do espaço escolar, adequação da edificação aos parâmetros ambientais: estudo de caso Ctism - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

  • Madalena Russi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217114673

Resumo

A constante busca por conforto térmico nas habitações tem como um impasse o crescente apelo pela redução do consumo da energia elétrica. O presente artigo trata das estratégias possíveis para o melhoramento do conforto ambiental térmico nos ambientes escolares. Para definir parâmetros de conforto térmico nas edificações escolares e evidenciar estratégias de condicionamento térmico, utilizamos os resultados do preenchimento das cartas bioclimáticas de Givoni e o método de Mahoney, consagrados estudiosos sobre a questão térmica em edificações em clima temperado. Escolheu-se o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Ctism - para demonstrar as possibilidades que permeiam uma edificação existente. Como principais estratégias foram identificadas a adequação do tamanho e posição solar das esquadrias, com vistas à melhorar a ventilação interna da edificação e diminuir a carga solar recebida. Além disso, sugere-se a utilização de cores claras nos fechamentos laterais e na cobertura para diminuir a carga térmica absorvida.

Palavras-chave: conforto térmico, cartas de Mahoney, método de Givoni, sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Madalena Russi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Madalena Russi é mestre em Engenharia Civil e Ambiental - Conforto Térmico pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2007). Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores (2014).

Endereço: Avenida Itaimbé, 654 - 97050-330 - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil.

E-mail: madalenarussi@gmail.com.

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Karla Marques da Rocha é professora da Disciplina de Práticas de Investigação no Ensino do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ABNT NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações - parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Russi, M., & Rocha, K. M. da. (2014). Arquitetura do espaço escolar, adequação da edificação aos parâmetros ambientais: estudo de caso Ctism - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 43–62. https://doi.org/10.5902/2176217114673

Edição

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