Avaliação em larga escala em tempos de políticas de educação inclusiva

Autores

  • Ana Lia Benini Bragagnolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Romano de Souza Bridi

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133830925

Resumo

Neste texto apresenta-se resultados de pesquisa sobre o processo histórico, político e legal que levou à implantação das políticas de avalição em larga escala e as possíveis relações com as políticas de inclusão escolar em contexto nacional. A metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica, por meio de um levantamento das produções científicas na base de dados do site Scielo. A avaliação em larga escala tem sido ponto de partida para o trabalho pedagógico em escolas brasileiras, atuando como regulador desta ação, mobilizando instituições e professores a modificarem suas práticas visando boa colocação no Ideb. Não foram encontradas pesquisas que tratassem da relação entre as avaliações em larga escala e a participação de alunos público-alvo da educação especial.

Palavras-chave: políticas públicas; avaliação em larga escala; educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Lia Benini Bragagnolo, Universidade Federal de Santa Maria

Ana Lia Benini Bragagnolo: Pedagoga e Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela mesma universidade. Atua como Fisioterapeuta na prefeitura do município de São Gabriel e pesquisa sobre avaliação em larga escala e a participação de alunos público-alvo da Educação Especial. Endereço postal: Rua Brandão Junior, 391, apto 301, São Gabriel – RS, Brasil. E-mail para contato: analiabenini@yahoo.com.br

 

Fabiane Romano de Souza Bridi

Fabiane Romano de Souza Bridi: Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos. Endereço postal: Rua Dr. Pantaleão, 66, apto 202, centro, CEP: 97010180, Santa Maria, RS, Brasil. E-mail para contato: fabianebridi@gmail.com

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Publicado

18-04-2018

Como Citar

Bragagnolo, A. L. B., & Bridi, F. R. de S. (2018). Avaliação em larga escala em tempos de políticas de educação inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 55–65. https://doi.org/10.5902/2318133830925

Edição

Seção

Artigos