O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática e participativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133830480Resumo
A concretização de uma prática de gestão democrática e participativa no cotidiano das escolas enfrenta muitos desafios, tais como a ruptura com a cultura autoritária que rejeita os questionamentos nas imposições de ordem e poder. No entanto, para a elaboração de um sistema educacional democrático e participativo, torna-se relevante implantar um espaço aberto para discussões no interior dos espaços escolares. O gestor educacional pode possibilitar a intervenção de práticas educativas, tendo em vista a realidade da comunidade escolar. Assim, esse artigo busca discutir como a elaboração do projeto político-pedagógico - PPP - pode se tornar um instrumento de gestão democrática e participativa. Os resultados obtidos apresentam a relevância da promoção de um contexto institucional que contribua para a formação de cidadãos construtores e transformadores da sociedade.
Palavras-chave: projeto político-pedagógico; gestão democrática e participativa; escola.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, Brasília, n. 22, 2002, p. 2-5.
BRASIL. Lei n°9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em <http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 12 dez. 2017.
DIAS, José Augusto. Gestão da Escola. In: Meneses, Joao Gualberto de Carvalho. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998, p. 270-280.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo:Paz e Terra; 2016. p.11-15.
FREITAS, Luiz Carlos. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: Escola Viva: elementos para a elaboração de uma educação de qualidade social. GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 65-75.
GADOTTI, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.
MACHADO, José Nilson de. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma elaboração possível. Campinas: Papirus, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.