Percepção e produção de sentido de participantes num curso de formação para gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133870564Palavras-chave:
gestão escolar, formação, percepção, formação de sentidoResumo
Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a percepção de participantes num curso de formação para gestores escolares, promovido pela rede municipal de ensino de Salvador/BA. Para tal fim, o estudo abrangeu as categorias gestão escolar; formação de gestores; percepção e produção de sentido. A metodologia foi a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, apoiada pelas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com aplicação de questionários. Foi considerada a relação entre os aspectos objetivos e subjetivos das políticas de formação, na tentativa de conciliar as perspectivas que coexistem no campo. Conclui-se que o curso ofertado teve caráter pontual, com fragilidade teórica e ausência de conteúdos relativos ao planejamento estratégico de gestão escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira. Parcerias entre a rede pública municipal de ensino de Salvador - BA e creches e pré-escolas comunitárias: uma estratégia que visa contribuir para a universalização da educação infantil no município. Salvador, 2015. 146f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
FNDE. Caderno de estudos do Curso Competências Básicas. Brasília: FNDE, 2018.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
FRANCO, Alexandre de Paula. A formação de gestores escolares nos cursos de Pedagogia. São Paulo: USP, 2014. 300f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo.
FREITAS, Kátia Siqueira. Gestão da educação: a formação em serviço como estratégia de melhoria da qualidade do desempenho escolar. In: CUNHA, Maria Couto (org.). Gestão educacional nos municípios: entraves e perspectivas. Salvador: UFBA, 2009, p. 165-196.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, 2000, p. 97-112.
NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Políticas públicas de formação do gestor escolar na rede municipal de Salvador-BA: uma análise do curso de gestão escolar. Salvador, 2015. 99f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.
NOVAES, Ivan Luiz. CARNEIRO, Breno Pádua Brandão. Enlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, 2012, p. 95-104.
OGAWA, Mary Natsue; FILIPAK, Sirley Terezinha. A formação do gestor escolar. EDUCERE, 11, 2013. Anais ... Curitiba: PUCPR, 2013, p. 94-108.
RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi; ROCHA, Simone Albuquerque da; STOFFEL, Tânia Maria. Estado da arte sobre formação do gestor escolar. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 17, n. 34, 2011, p. 94-109.
SALVADOR. Vídeo de divulgação do curso de gestores escolares. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=plD_VOQAfQs&feature=youtu.be. Acesso em: 10 mar. 2022.
SALVADOR. Portaria n. 297 de 2019: orienta e unifica o processo de eleição para os cargos em comissão de diretor e vice-diretor de unidades de ensino integrantes da rede pública municipal de ensino do Salvador. Salvador: DOM, 2019, p. 5.
SANTOS, Luciene Costa dos. Gestão e organização colaborativa: fios e tramas da relação entre conselho e direção escolar em uma pública municipal de Salvador. Salvador: Uneb, 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.
SERPA, Dagmar. Formação de gestores escolares não atendem às demandas do dia a dia. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/509/formacao-de-diretores-nao-atende-as-demandas-do-dia-a-dia. Acesso em: 10 mar. 2022.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado. A criação de um portal para partilhar experiências da gestão da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, Salvador/BA, com a avaliação da aprendizagem. Salvador: Uneb, 2016. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. Perfil e formação de gestores escolares no Brasil. Dialogia, São Paulo, n. 19, 2014, p. 47-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.