Perception and production of meaning of participants in training course for school managers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870564

Keywords:

gestão escolar, formação, percepção, formação de sentido

Abstract

This article stems from a survey on the perception of participants in a training course for school managers, promoted by the municipal education network in Salvador/BA. To this end, the research covered the categories: school management; training of managers; perception; and production of meaning, having exploratory research as a guiding methodology, with a qualitative approach, supported by documentary, bibliographic and field research, with the application of questionnaires. The relationship between the objective and subjective aspects of training policies was considered, in an attempt to reconcile the views that coexist in the field. It is concluded that the course offered was punctual, with theoretical fragility and absence of content related to strategic planning of school management.

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Author Biographies

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF/UNEB). 

Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador/BA

Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo, Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB. Mestra pelo Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB.

Professora da rede municipal de ensino de Salvador/BA.

Ione Oliveira Jatobá Leal, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, Especialização: Ensino da Geografia e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto no Curso de Geografia do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV (Jacobina) e do Programa de Mestrado em Educação e Diversidade (MPED) com os componentes curriculares Gestão da Educação e Políticas Educacionais e Laboratório I, II e III. 

Ivan Luiz Novaes, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação (PhD) - Université de Sherbrooke - Canadá, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Realizou estudos de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS. Foi coordenador fundador e, atualmente, professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professor do Programa de pós-graduação Educação e Contemporaneidade, ambos vinculados ao Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia - Uneb. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF, com cadastro no CNPQ. Desenvolve estudos, atividades técnicas e pesquisas nos campos da gestão escolar e universitária, planejamento educacional e avaliação institucional. Assessor Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Bahia - Uneb, coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI.

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Published

2022-08-11

How to Cite

Vasconcelos, C. R. D., Araujo, J. A. Q. de C., Leal, I. O. J., & Novaes, I. L. (2022). Perception and production of meaning of participants in training course for school managers. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70564, p. 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133870564