O diretor de escola pública municipal frente às atribuições da gestão administrativa

Autores

  • Ione Oliveira Jatobá Leal Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ivan Luiz Novaes

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133830020

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a percepção dos diretores acerca da gestão em escolas municipais de Jacobina/Bahia. Teve como objetivo analisar como os diretores percebem as atribuições da gestão administrativa que lhes são demandadas para desenvolver a gestão. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário e como método um estudo de caso, que faz uso de variáveis predominantemente ordinais, decorrentes da aplicação de escala tipo Likert. Concluímos que a maioria dos diretores está sobrecarregado com ações administrativas, o que impacta negativamente sobre outras atividades da gestão.

Palavras-chave: gestão em escola pública; atribuições do diretor; gestão administrativa.

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Biografia do Autor

Ione Oliveira Jatobá Leal, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV Jacobina, Bahia, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – NUGEF- UNEB

Ivan Luiz Novaes

Ivan Luiz Novaes é professor na a Universidade do Estado da Bahia. Doutor em Educação (PhD) pela Université de Sherbrooke, Canadá, e pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores.

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Publicado

15-04-2018

Como Citar

Leal, I. O. J., & Novaes, I. L. (2018). O diretor de escola pública municipal frente às atribuições da gestão administrativa. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 63–77. https://doi.org/10.5902/2318133830020

Edição

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