O impacto da Covid-19 no cotidiano escolar: um estudo sobre o trabalho de gestores escolares em Jacobina/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863188

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Trabalho dos Gestores, Escolas municipais, Pandemia.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa exploratória cujo objetivo foi compreender as mudanças ocorridas no trabalho de gestores escolares com a pandemia da Covid-19. O trabalho da gestão envolve uma série de atribuições inerentes às dimensões que orientam o funcionamento das escolas e a chegada da pandemia fez com que, de forma emergencial, estes profissionais tivessem suas formas de atuação alteradas. A pesquisa foi desenvolvida com gestores de escolas municipais de Jacobina/BA. A análise de dados permite-nos inferir que os gestores envidaram esforços para garantir a oferta do ensino e funcionamento das escolas e têm enfrentaram dificuldades para executar suas atividades de forma remota.

Downloads

Biografia do Autor

Ione Oliveira Jatobá Leal, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia

Ione Oliveira Jatobá Leal é Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV Jacobina, Bahia, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora e vice líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – (NUGEF/UNEB) e integrante do Grupo de pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA/UNEB).

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos é Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador/BA. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF/UNEB).

Lenizan Passos Rios, Universidade do Estado da Bahia UNEB- Campus IV.

É gestora da escola Núbia Maria Mangabeira, Jacobina-BAhia, Mestranda no Mestrado Profissional e Educação e Diversidade – (MPED) e pesquisadora do Grupo de pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA/UNEB).

Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araújo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus I.

é gestora escolar da rede  municipal de ensino de Salvador/BA. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF) e do Grupo de pesquisa em Formação do Educador (FECOM).

Referências

BRASIL. O que é a covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em 15 out. 2020.

BIMBARATI, Ana Paula. Como estão as escolas de referência no Ideb na quarentena? Revista Nova Escola. Acesso em: https://novaescola.org.br/conteudo/19592/como-estao-as-escolas-de-referencia-no-ideb-na-quarentena. Acesso em 15 out. 2020.

FERREIRA, Anna Rachel. Mudança de rotina: como se manter próximo das famílias em tempos de pandemia. Revista Nova Escola São Paulo. Acesso em: https://novaescola.org.br/conteudo/19087/mudanca-de-rotina-como-se-manter-proximo-das-familias-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 15 out. 2020.

JACOBINA/BA. Lei municipal n. 1.231, de 17 de dezembro de 2013: dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação básica do município. 17 de dezembro de 2013.

LEAL, Ione O. Jatobá. A percepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina/BA. Salvador: Uneb, 2016. 164f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia.

PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v. 11, n . 1, 2020, p. 20-31.

ROHSNER, Juliana. Gestão escolar e pandemia: novos e antigos desafios e possibilidades. E-Docente, São Paulo. Disponível em https://www.edocente.com.br/gestao-escolar-e-pandemia-novos-e-antigos-desafios-e-possibilidades. Acesso em 15 out. 2020.

SOARES, Erineuda do Amaral; FERREIRA, Helena; ARAÚJO, Patrícia. O papel do gestor escolar e sua implicação no processo de ensino aprendizagem. ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE, 4, 2020. Brasília: Anpae, 2020, p. 162-167.

MARTINS, Ana P. Maioli; BOCANELLI, Cláudio R. O papel do diretor de escola frente aos novos desafios da gestão escolar. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 7, n. 2, 2010, p. 80-85.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre. Penso, 2016.

VANDRESEN, Ana Sueli Ribeiro; FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Conhecimentos administrativos necessários para o gestor. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/352-4.pdf. Acesso em 3 fev. 2015.

Downloads

Publicado

24-04-2021

Como Citar

Leal, I. O. J., Vasconcelos, C. R. D., Rios, L. P., & Araújo, J. A. Q. de C. (2021). O impacto da Covid-19 no cotidiano escolar: um estudo sobre o trabalho de gestores escolares em Jacobina/BA. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63188, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133863188