Avaliação do ensino superior: análise dos cursos avaliados em 2019 na Universidade Estadual da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133855373Palavras-chave:
Educação Superior, Avaliação do Ensino Superior, Avaliação de cursos, UEPB.Resumo
Por meio deste texto apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de avaliação dos cursos de graduação presencial na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Foram analisados os relatórios elaborados pelas comissões de verificação in loco designadas por intermédio do Conselho Estadual de Educação da Paraíba - CEE/PB. A análise Swot foi adotada como recurso para contribuir na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactaram de forma positiva e negativa na qualidade do processo avaliativo dos cursos de graduação presencial da UEPB. Nessa perspectiva, foi demonstrado um bom desempenho dos cursos avaliados nas dimensões de organização didático pedagógica e corpo docente e tutorial. Entretanto, a dimensão de infraestrutura mostrou-se ser uma fraqueza apresentada pelos cursos e pela UEPB em termos gerais. Constatou-se, ainda, que em relação aos cursos de graduação presencial, embora tenham tido uma avaliação favorável por parte das comissões de verificação in loco, faz-se necessário criar mecanismos permanentes de autoavaliação e de atualização dos projetos pedagógicos de cursos.
Palavras-chave: educação superior; avaliação do ensino superior; avaliação de cursos; UEPB.
Downloads
Referências
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
CAVALCANTI, Lourdes. Maria. Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças. Gonçalves. Vieira. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, 2019, p. 694-718.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 3, 2008, p. 817-825.
FREITAS, Luiz Carlos de et.al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2011.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues. Uso da análise Swot e do ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação a partir do IACG 2017 (Sinaes). Curitiba: Appris, 2020.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; RIBEIRO, Wagner Leite. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 53, 2019, p. 1-24.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; SOUZA, Saulo Rodrigo Alves de. Avaliação da educação superior no Brasil. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria, v. 9, n. 18, 2020, p. 1-18.
HAAS, Celia Maria. Educação superior no Brasil e os condicionamentos às políticas nacionais: impactos da regulação transnacional na gestão universitária. Laplage em Revista (Sorocaba), v.3, n.3, 2017, p.115-132.
INEP. Instrumento de avaliação de cursos de graduação - presencial e a distância: reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasília: Inep, 2017.
LEITÃO, Deusdedit de Vasconcelos. O ensino público na Paraíba: síntese histórica da Secretaria de Educação. João Pessoa: Governo do Estado, 1987.
NUNES, Enedina et al. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do Sinaes. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, 2017, p. 373-384.
PARAÍBA. Conselho Estadual de Educação: resoluções do ano de 2019. Disponível em https://cee.pb.gov.br/resolucoes/lista-de-resolucoes/2019/. Acesso em 5 abr. 2020.
SANTOS, Sérgio Machado. Análise comparativa dos processos europeus para a avaliação e certificação de sistemas internos de garantia da qualidade. Lisboa: A3ES, 2011.
SOUZA, Saulo Rodrigo Alves de; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 64, 2020, p. 405-433.
VERHINE, Robert Evan. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 3, 2015, p. 603-619.
VIEIRA, Sofia Lerche; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil. Revista Lusófona de Educação, Lisboa. n. 46, 2019, p. 11-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.