O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: limites e possibilidades da formação e atuação docente no campo da educação inclusiva

Autores

  • Karlane Holand Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
  • José Melinho de Lima Neto Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133818865

Resumo

A ausência do campo temático da educação inclusiva nos cadernos de formação de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi suficiente para gerar inquietações, reflexões e o desejo de realizar um estudo teórico, com o objetivo de analisar o alcance dos fundamentos legais da política de educação especial na perspectiva inclusiva, confrontando com as possibilidades e os limites da formação e atuação do trabalho docente no ensino médio propostos no referido pacto. A inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Então, como justificar a criação de um programa nacional de formação docente para os professores do ensino médio sem levar em consideração o currículo e as práticas de ensino na perspectiva da educação inclusiva? Não seria um paradoxo lançar um pacto pelo fortalecimento do ensino médio excluindo dos encontros, estudos e trocas de experiências entre professores os preceitos básicos a respeito da educação inclusiva? Cada vez mais as escolas recebem alunos com necessidades educativas especiais e sua inclusão nas classes regulares de ensino médio, sem a devida qualificação profissional docente, tende a aumentar os indicadores de evasão, distorção idade-série e reprovação escolar, agravando o quadro de exclusão escolar e, consequentemente, de discriminação social. Não se pode fazer inclusão quando não se consegue sequer incluir no programa de formação docente o campo temático da educação inclusiva. Nesse sentido, com este artigo, espera-se trazer à tona a discussão sobre a exclusão do tema da educação inclusiva no programa de formação de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e propor a inclusão, em caráter especial, da educação inclusiva como campo temático, sugerindo a produção de um caderno complementar para esse fim.

Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, exclusão.

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Biografia do Autor

Karlane Holand Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira ( Linha de Avaliação Educacional)

Especialista em Gestão e Avaliação Educacional

Experiência em gestão escolar, docência no ensino médio e ensino superior.

José Melinho de Lima Neto, Universidade Federal do Ceará.

José Melinho de Lima Neto é estudante do curso de doutorado em Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação Brasileira e professor efetivo na educação básica do município de Pacajus - CE.
Endereço: Rua Papi Júnior, 2406 - 60441-700 - Fortaleza - CE - Brasil
E-mail: j.mlneto@outlook.com.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Araújo, K. H., & Lima Neto, J. M. de. (2016). O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: limites e possibilidades da formação e atuação docente no campo da educação inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 68–84. https://doi.org/10.5902/2318133818865

Edição

Seção

Artigos