A remuneração de professores públicos municipais no Brasil entre 2008 e 2016: um estudo a partir da Rais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842084

Palavras-chave:

Remuneração docente. Financiamento da educação. Políticas educacionais. Rais. Fundo público.

Resumo

Neste texto apresenta-se a análise da remuneração dos professores públicos municipais brasileiros entre 2008 e 2016. Para tal, adotou-se uma abordagem quantitativa utilizando os dados da Rais em intervalos bienais. A discussão teórica transitou no conceito da remuneração docente como resultado de política pública, em que a alocação de recursos na administração pública é uma decisão política e, na disputa pelo fundo público, o posicionamento do governo federal no período analisado parece ser determinante no aspecto de indução à valorização da remuneração docente. Os resultados indicam uma valorização real da remuneração docente, mas com diferenciação nas formas de contratação e etapas ou modalidades. Além disso, a escolaridade continua a ser diferencial na valorização remuneratória.

Palavras-chave: remuneração docente; financiamento da educação; políticas educacionais; Rais; fundo público.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade São Braz

Doutor em educação - Universidade Federal do Paraná

Professor do magistério superior - Faculdade São Braz

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Autor, 2017.

Autor, 2019.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Silva, M. Q. da. (2021). A remuneração de professores públicos municipais no Brasil entre 2008 e 2016: um estudo a partir da Rais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–18. https://doi.org/10.5902/2318133842084