Índice de desenvolvimento da educação básica e eficácia escolar: evidências de uma pesquisa comparativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133842610Palavras-chave:
Avaliação educacional, Eficácia escolar, Liderança escolar, Acompanhamento pedagógico, Práticas escolaresResumo
Neste artigo apresenta-se resultados de pesquisa pela qual se investigou características de escolas que podem incidir no aprendizagem dos alunos. Por meio de uma análise correlacional entre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - e o indicador de nível socioeconômico, foram identificadas três escolas localizadas na mesma região de Belo Horizonte/MG, da mesma rede de ensino, mas que apresentaram resultados diferenciados em termos de eficácia escolar. Foram analisados dados secundários e primários obtidos por meio de observação e entrevistas realizadas com diretores, supervisores e professores em três categorias principais: liderança, acompanhamento pedagógico e práticas escolares. Os resultados mostraram que a atuação dos profissionais, engajados nos processos de ensino e aprendizagem, são relevantes para a eficácia escolar.
Palavras-chave: avaliação educacional; eficácia escolar; liderança escolar; acompanhamento pedagógico; práticas escolares.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo J. Nem tudo o que conta é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n.1, p. 13-29, 2009.
ALVES, Fátima. Qualidade da educação fundamental: integrando desempenho e fluxo escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 525-542, out./dez. 2007.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 482-500.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Efeito-escola e estraticação escolar: o impacto do uso da habilidade dos alunos na composição de turmas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.45, p.25-59, 2007.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia P. O Índice de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014.
BARBOSA, Maria Eugénia Ferrão; FERNANDES, Cristiano. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4ª série. Em C. Franco (Org.), Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 155-172.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BONAMINO, Alícia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/ na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.
BRASIL. Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2014.
BRESSOUX, Pascal. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 38, p. 17-88. 2003.
BROOKE, Nigel; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; OLIVEIRA, Lina Kátia M. (org.) A avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália Almeida. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais. São Paulo, Fund. Victor Civita¬, v. 2, p. 17-79, 2011.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CURY. Carlos Roberto Jamil. Qualidade em educação. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v.17, n.18. p 15- 31, 2010.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.
FERRÃO, Maria Eugénia et al. O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v.18, n.1/2, jan./dez. p. 111-130, 2001.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2009.
FREITAS, Helena Costa Lopes. A (Nova) Política de Formação de Professores: A Prioridade Postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, 2007.
GAME – Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública do estado de Minas Gerais. Relatório de Pesquisa. SOARES, J. F. (coord.), Belo Horizonte, UFMG: 2002.
GUSMÃO, Joana Buarque. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol. públ.Educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp. 299-322. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362013000200007.
HALLINAN, Maurren T. School Differences in Tracking Effects on Achievement, Social Forces, Chapel Hill, v. 72, n, 3, p. 799-820, 1994.
LÜCK, Heloisa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MAFRA, Leila. A. A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em reconstrução. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília P.; et al (Ed.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.109-136.
MEDINA, Antônia da Silva. Supervisão Escolar. Porto Alegre: AGE, 2002
NÉRICI, Imidio. Introdução a Supervisão Escolar. São Paulo: Atlas, 1983.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.28, p.5-23, 2005.
PAULA, Gustavo Bruno. A influência do território sobre as escolhas escolares das famílias - um estudo em uma região da periferia de Belo Horizonte (dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG, 2015.
RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica: um modelo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
SAMMONS, Pamela. As características-chave das escolas eficazes. IN: BROOKE, N.; SOARES, J.F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 335p-392p., 2008.
SILVA, Maria Juliana de Almeida. O sistema mineiro de avaliação da educação pública: impactos na escola fundamental de Uberlândia. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 5, 2007, pp. 241-253.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Contextualização dos resultados das escolas de ensino fundamental. Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 2013.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia. P. Effects of Brazilian schools on student learning. Assessment in Education, p. 1-23, 2016.
SOARES, José Francisco.; XAVIER, Flavia P. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-924, 2013.
SOUZA, Sandra Zákia; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Políticas de Avaliação da Educação e Quase Mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 84, p. 873-895, setembro de 2003.
WILLMS, J. Douglas. Monitoring school performance. Washington: The Falmer Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.