Index of development of basic education and school effectiveness: evidence from a comparative research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842610

Keywords:

Avaliação educacional, Eficácia escolar, Liderança escolar, Acompanhamento pedagógico, Práticas escolares

Abstract

xxxx

Downloads

Author Biographies

Pollyanna Silva de Paulo Faria, Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Consultora educacional da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) e mestre em Educação (UFMG)

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da UFMG.

References

AFONSO, Almerindo J. Nem tudo o que conta é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n.1, p. 13-29, 2009.

ALVES, Fátima. Qualidade da educação fundamental: integrando desempenho e fluxo escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 525-542, out./dez. 2007.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 482-500.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Efeito-escola e estraticação escolar: o impacto do uso da habilidade dos alunos na composição de turmas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.45, p.25-59, 2007.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia P. O Índice de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014.

BARBOSA, Maria Eugénia Ferrão; FERNANDES, Cristiano. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4ª série. Em C. Franco (Org.), Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 155-172.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BONAMINO, Alícia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/ na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.

BRASIL. Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2014.

BRESSOUX, Pascal. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 38, p. 17-88. 2003.

BROOKE, Nigel; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; OLIVEIRA, Lina Kátia M. (org.) A avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália Almeida. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais. São Paulo, Fund. Victor Civita¬, v. 2, p. 17-79, 2011.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CURY. Carlos Roberto Jamil. Qualidade em educação. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v.17, n.18. p 15- 31, 2010.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

FERRÃO, Maria Eugénia et al. O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v.18, n.1/2, jan./dez. p. 111-130, 2001.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2009.

FREITAS, Helena Costa Lopes. A (Nova) Política de Formação de Professores: A Prioridade Postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, 2007.

GAME – Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública do estado de Minas Gerais. Relatório de Pesquisa. SOARES, J. F. (coord.), Belo Horizonte, UFMG: 2002.

GUSMÃO, Joana Buarque. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol. públ.Educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp. 299-322. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362013000200007.

HALLINAN, Maurren T. School Differences in Tracking Effects on Achievement, Social Forces, Chapel Hill, v. 72, n, 3, p. 799-820, 1994.

LÜCK, Heloisa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MAFRA, Leila. A. A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em reconstrução. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília P.; et al (Ed.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.109-136.

MEDINA, Antônia da Silva. Supervisão Escolar. Porto Alegre: AGE, 2002

NÉRICI, Imidio. Introdução a Supervisão Escolar. São Paulo: Atlas, 1983.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.28, p.5-23, 2005.

PAULA, Gustavo Bruno. A influência do território sobre as escolhas escolares das famílias - um estudo em uma região da periferia de Belo Horizonte (dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG, 2015.

RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica: um modelo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

SAMMONS, Pamela. As características-chave das escolas eficazes. IN: BROOKE, N.; SOARES, J.F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 335p-392p., 2008.

SILVA, Maria Juliana de Almeida. O sistema mineiro de avaliação da educação pública: impactos na escola fundamental de Uberlândia. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 5, 2007, pp. 241-253.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Contextualização dos resultados das escolas de ensino fundamental. Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 2013.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia. P. Effects of Brazilian schools on student learning. Assessment in Education, p. 1-23, 2016.

SOARES, José Francisco.; XAVIER, Flavia P. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-924, 2013.

SOUZA, Sandra Zákia; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Políticas de Avaliação da Educação e Quase Mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 84, p. 873-895, setembro de 2003.

WILLMS, J. Douglas. Monitoring school performance. Washington: The Falmer Press, 1992.

Published

2021-01-08

How to Cite

Faria, P. S. de P., & Alves, M. T. G. (2021). Index of development of basic education and school effectiveness: evidence from a comparative research. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133842610

Most read articles by the same author(s)