Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133889645Palavras-chave:
Taxas de rendimento escolar, Indicadores educacionais, Ensino fundamentalResumo
Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Daniel Cabral de et al.Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais Estados do Nordeste. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2017, p. 399-419.
ALMEIDA, Frederico Alves; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. A cultura de reprovação em escolas organizadas por ciclos. Belo Horizonte: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, 2021, p. 1-28.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga Alves; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Ensaio: aval. pol. pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, 2014, p. 671-704.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1,2013, p. 177-194.
AMÉRICO, Bruno Luiz; LACRUZ Adonai José. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 51, n. 5, 2017, p. 854-878.
BACCHETTO, João Galvão. O Pisa e o custo repetência no Fundeb. Ensaio: aval. pol. pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 91, 2016, p. 424-444.
BAUER, Adriana. É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, 2012, p. 61-82.
BAUER, Adriana; CASSETTARI, Nathalia; DE OLIVEIRA, Romualdo Portela. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: aval. pol. pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, 2017, p. 943-970.
BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do plano nacional de educação. Brasília: MEC/Sase, 2014.
BRASIL. Nota técnica Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília: Inep, 2014.
BRASIL. Nota técnica n. 03/2013: cálculo das taxas de rendimento escolar. Brasília: Inep, 2013.
INEP. Saeb 2019: indicador de nível socioeconômico do Saeb 2019: nota técnica. Brasília: Inep, 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394/1996: lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
COUTO, André Augusto dos Anjos. Reprovação: efeitos do contexto escolar na trajetória dos alunos do ensino fundamental. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
CRAHAY, Marcel. Qual pedagogia para os alunos em dificuldade escolar? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, 2007, p. 181-208.
DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, 20104, p. 230-247.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, 2017, p. 721-737.
GIL, Natália de Lacerda. Reprovação escolar no Brasil: história da configuração de um problema político-educacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018, e230037.
GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha; SANTO, Stela Cezare do; SANTOS, Natália Gomes dos. Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas. Revista Educação em perspectiva, Viçosa, v. 8, n. 3, 2017, p. 444-461.
INEP. Indicadores educacionais. Brasília: MEC, 2020.
INEP. Nota técnica n. 020/2014: indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília: Inep, 2014.
INEP. Taxas de rendimento. Brasília: Inep, 2019.
INEP. Indicadores educacionais. Brasília: Inep, 2020.
INEP. Nota técnica n. 040/2014: indicador para mensurar a complexidade da gestão nas escolas a partir dos dados do censo escolar da educação básica. Brasília: Inep, 2014.
INEP. Nota técnica CGCQTI/Deed/Inep n. 11/2015: indicador de regularidade do docente da educação básica. Brasília: Inep, 2015.
INEP. Taxas de rendimento escolar e Ideb. Brasília: Inep, 2016.
LACRUZ, Adonai José; AMERICO, Bruno Luiz; CARNIEL, Fagner. Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, 2019, p. e240002.
LOCKMANN, Kamila; MACHADO, Roseli Belmonte. Invisibilidades na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): os alunos com deficiência e trabalho docente. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, 2018, p. 879-892.
MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. Relações entre nível socioeconômico, atividades extracurriculares e alfabetização. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, 2018, p. 567-578.
MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 66, 2016, p. 662-688.
INEP. Adequação da formação docente. Brasília: Inep, 2014.
RIBEIRO, Sérgio Costa. A pedagogia da repetência. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, 1991, p. 7-21.
RIBEIRO, Vanda Mendes et al. Crenças de professores sobre reprovação escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018, p. e173086.
SILVA, Rosilaine Iankouski Corrêa da; PAIM, Robson Olivino. Condições de docência nas redes municipais de ensino da microrregião geográfica da Erechim-RS (2013-2016). SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFFS, 8, 2018. Anais ... Erechim: UFFS, 2018, p. 1-26.
SIRIN, Selcuk. Socioeconomic status and academic achievement: a meta-analytic review of research. Review of educational research, New York City, v. 75, n. 3, 2005, p. 417-453.
SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, 2007, p. 135-160.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FONSECA, José Aguinaldo. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v. 38, 2021, p. e0167.
SOARES, Jose Francisco; ANDRADE, Renato Júdice de. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, 2006, p. 107-125.
SOARES, José Francisco; COLLARES, Ana Cristina Murta. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006, p. 1-23.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Escolas de ensino fundamental. Contextualização dos resultados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, 2013, p. 145-158.
SPERRHAKE, Renata; BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Avaliação nacional da alfabetização: produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, 2018, p. e36263.
VIDAL, Eloísa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Indicadores educacionais nas escolas. In: VIEIRA, S. Políticas de ensino médio no Ceará: escola, juventude e território. Fortaleza: Cenpec, 2016, p. 117-150.
VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela; CORSETTI, Berenice. Indicadores educacionais na avaliação da educação básica e possíveis impactos em escolas de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018, p. e230065.
VITÓRIA, Flávia Constantino da et al. Desastre ambiental da barragem de Fundão, Mariana/MG: análise de impactos socioambientais. Revista Internacional de Ciências, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2019, p. 2-15.
WERLE, Flávia Obino Corrêa; KOETZ, Carmen Maria; MARTINS, Tatiane Fátima Kovalski. Escola pública e a utilização de indicadores educacionais. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, 2015, p. 99-112.
WHITE, Karl. The relation between socioeconomic status and academic achievement. Psychological bulletin, Washington, v. 91, n. 3, 1982, p. 461-481.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.