Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133889645

Palavras-chave:

Taxas de rendimento escolar, Indicadores educacionais, Ensino fundamental

Resumo

Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes.

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Biografia do Autor

Karina Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto (ingresso em 2023). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022). Pedagoga, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Tem interesse principalmente na área da docência e avaliação escolar.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Pós Doutorado na Universidade da Beira Interior, Portugal. Pós Doutorado na Universidade São Francisco. Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (projeto n#730; PPM-00583-18). Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional no período entre 2017 e 2024 (http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae). Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP ( https://sites.google.com/view/naveufop/ ). Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Interesses de pesquisa: Avaliação educacional e psicológica, com foco nos temas: Avaliações externas e indicadores educacionais; Avaliação de sala de aula (avaliação da aprendizagem); Psicologia cognitiva e educação; Taxonomias cognitivas e educação; Métodos quantitativos aplicados à Educação. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Daniel_Matos14 Academia.edu: https://ufop.academia.edu/DanielAbudSeabraMatos 

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de avaliação de sistemas de ensino e de escolas, Sociologia da Educação, efeitos das escolas, desigualdades escolares e indicadores educacionais. É Professora Associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, e Líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). A partir de março de 2023, cedida pela UFMG para exercício no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do cargo de Diretora de Estudos Educacionais. 

Luciano Campos da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto,Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (1999). Doutor em Educação pela UFMG (2007), com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Associado do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS-UFOP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Foi Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2013-2017). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS-UFOP - 2018-2022). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP (2011-2012) e foi coordenador do curso de Pedagogia da UFOP (2008-2011). Atuou durante 12 anos na educação básica como professor e pedagogo no ensino fundamental e no ensino médio, na modalidade regular e na modalidade de educação de jovens e adultos. Possui publicações, orientações e pesquisas nas seguintes áreas e temas: Sociologia da Educação, desigualdades escolares, disciplina e indisciplina na escola, autoridade docente, violência em meio escolar, relação família-escola.

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Publicado

06-12-2024

Como Citar

Silva, K. A. da, Matos, D. A. S., Alves, M. T. G., & Silva, L. C. da. (2024). Análise das taxas de rendimento educacional e indicadores contextuais nas escolas públicas de Mariana/MG (2015-2019). Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e89645. https://doi.org/10.5902/2318133889645