Particularidades de um instituto federal e de seus professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133843883Palavras-chave:
Institutos Federais de Educação. Trabalho docente.Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir de dados preliminares de uma das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Docência, Escola e Formação de Professores e junto ao Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Como objetivo buscou-se evidenciar as principais características do contexto de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e dos professores ali inseridos. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, utilizando-se de observação, análise documental e diário de bordo. A partir das investigações verificou-se especificidades gerais dos institutos federais e particularidades da atuação docente nesse contexto.
Palavras-chave: institutos federais de educação; professores; trabalho docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008: institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Brasília: DOU, 30 dez. 2008a, seção 1, p.1.
GARCIA, Carlos Marcelo. El professorado principiante: inserción de la docência. Barcelona: Octaedro, 2009.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, Estado e regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, 2010, p. 1337-1354.
KUENZER, Acacia Zenaida. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, 2010, p. 851-874.
NÓVOA, António. A profissão professor. Porto: Porto Editora,1995.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 44, 2006, p. 209-227.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ASSUNÇÃO, Ada. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, 2009, p. 349-372.
PACHECO, Eliezer. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais, uma revolução na educação profissional e tecnológica. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf. Acesso em 17 maio 2016.
PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor. Sevilla: Díada, 1997.
SANTOS. Maria Eliza Gama. Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações. Santa Maria: UFSM, 2011. 342f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional: da colônia a república. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes de Faria. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 205-224.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.