Processo eletrônico de aproveitamento de atividades complementares: proposta de criação numa IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842365

Palavras-chave:

Administração Pública. Atividades complementares. E-Acadêmico. Instituição de Ensino Superior. Processo eletrônico. Tecnologia da informação e comunicação.

Resumo

A transição dos processos físicos para os processos eletrônicos procura beneficiar as organizações públicas, proporcionando benefícios para a gestão. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi elaborar uma proposta de criação do sistema de processo eletrônico de aproveitamento de atividades complementares numa instituição de ensino superior brasileira. O estudo utilizou como fonte de evidências a observação participante e a análise documental. O sistema proposto está em fase de teste do protótipo e experiências nele realizadas sugerem melhora significativa na gestão do processo.

Palavras-chave: administração pública; atividades complementares; e-acadêmico.

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Biografia do Autor

Erickson Santos de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Administração - PROPADM

ossui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Possui mestrado profissional em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Técnico Administrativo em Educação, ocupando o cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Atuou como Secretário do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (2013-2018). Atua como Assessor Técnico do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (2018). Possui interesse na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Administração - PROPADM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe, exercendo atividades de ensino (graduação, especialização e mestrado), pesquisa, extensão e gestão. Na pesquisa e orientação, destacam-se as seguintes linhas em diversos temas, tipos de organização e segmentos: gestão da tecnologia da informação e sistemas de informação; estratégia; inovação; tecnologias sociais. Atuou como gestora do Cise e do Departamento de Administração além de Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por exercer a função de orientadora do Programa ALI CNPq/SEBRAE (04/2014 a 03/2016). Desde fevereiro de 2019 atua como coordenadora do Programa de Mestrado em Administração - PROPADM

Thais Ettinger Oliveira Salgado, Universidade Federal de Sergipe Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP

Doutora em Administração com ênfase em Recursos Humanos, Mestre em Administração. Possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Graduação em Administração. Atualmente é professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Sergipe, contribuindo com ensino, coordenação em projetos que visam o desenvolvimento humano e profissional, além de outras atividades vinculadas à carreira acadêmica. Possui formação complementar em Coaching e Análise Comportamental. Com mais de 12 anos de experiência na área, trabalhou em empresas renomadas além da participação de projetos de consultoria na iniciativa privada sempre com foco em desenvolvimento de pessoas, planejamento e avaliação de desempenho.

Kleber Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe Programa de Mestrado profissional em Administração Pública

Possui doutorado em Demografia pela Unicamp (2009) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2003). Desde 2003 é professor (Associado II - 2018) do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, da Universidade Federal de Sergipe, onde é professor e coordenador fundador do curso de Ciências Atuariais e leciona as disciplinas das áreas de Demografia, Técnicas Atuariais e Econometria. Professor Permanente e Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Administração Pública (PROFIAP), na Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Doutorado Interinstitucional UFS/UFRPE. Foi consultor e analista de métodos quantitativos da Fundação Seade (SP) em 2003, e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (SP) entre 2005 e 2006. Lecionou disciplinas de Estatística e Inferência na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), entre 2004 e 2006. Dedica-se a pesquisas na área de Demografia e Economia com ênfase em Projeções Populacionais, Distribuição de Renda, Pobreza, Migração e Indicadores Sociais.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Alcântara, E. S. de, Luft, M. C. M. S., Salgado, T. E. O., & Oliveira, K. F. de. (2021). Processo eletrônico de aproveitamento de atividades complementares: proposta de criação numa IES. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133842365