Utilização da análise multicritério para divisão de recursos financeiros em universidades públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133848510

Palavras-chave:

Análise multicritério, Tomada de decisão, Educação superior, Desempenho acadêmico, Gestão pública.

Resumo

Neste artigo propõe-se um modelo baseado na análise multicritério de apoio à tomada de decisão - Prometheé - para auxiliar na descentralização de recursos de custeio em universidades públicas. Utilizou-se de dados secundários e indicadores oficiais referentes à Universidade Federal de Sergipe, definidos pelo TCU e Ministério da Educação, a fim de expor didaticamente como esse modelo pode ser implantado com o apoio de planilhas eletrônicas. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade desse modelo e reforçam a importância de que decisões gerenciais estejam sustentadas em metodologias confiáveis, capazes de considerar as preferências do decisor diante das metas institucionais, bem como o complexo ambiente acadêmico das universidades públicas brasileiras.

Palavras-chave: análise multicritério; tomada de decisão; educação superior; desempenho acadêmico; gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe/ Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP

Possui doutorado em Demografia pela Unicamp (2009) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2003). Desde 2003 é professor (Associado II - 2020) do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, da Universidade Federal de Sergipe, onde é professor e coordenador fundador do curso de Ciências Atuariais e leciona as disciplinas das áreas de Demografia, Técnicas Atuariais e Econometria. Professor Permanente e Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Administração Pública (PROFIAP) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Economia, ambos na Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Doutorado Interinstitucional UFS/UFRPE (2015-2019). Foi consultor e analista de métodos quantitativos da Fundação Seade (SP) em 2003, e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (SP) entre 2005 e 2006. Lecionou disciplinas de Estatística e Inferência na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), entre 2004 e 2006. Dedica-se a pesquisas na área de Demografia e Economia com ênfase em Projeções Populacionais, Distribuição de Renda, Pobreza, Migração e Indicadores Sociais.

Thais Ettinger Oliveira Salgado, Universidade Federal de Sergipe/ Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP

Doutora em Administração com ênfase em Recursos Humanos, Mestre em Administração. Possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Graduação em Administração. Atualmente é professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Sergipe, contribuindo com ensino, coordenação em projetos que visam o desenvolvimento humano e profissional, além de outras atividades vinculadas à carreira acadêmica. Possui formação complementar em Coaching e Análise Comportamental. Com mais de 12 anos de experiência na área, trabalhou em empresas renomadas além da participação de projetos de consultoria na iniciativa privada sempre com foco em desenvolvimento de pessoas, planejamento e avaliação de desempenho.

Marcos Eduardo Zambanini, Universidade Federal de Sergipe/ Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP

Doutor em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAPES 5 em 2014), tema da Tese: Inovação e Desenvolvimento Local: uma análise sobre São José dos Campos. Tese defendida e aprovada em 26/02/2014. Mestre em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAPES 5 em 2014), tema da Dissertação: Inovação, Cooperação e Relações entre Empresas: um estudo sobre o Projeto APL Metalmecânico na Região do Grande ABC. Dissertação defendida e aprovada em 29/03/2010. Bacharel em Administração de Empresas pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2005). Técnico em Mecânica de Precisão pela Escola SENAI Suiço-Brasileira (1992) e em Automação Industrial pela escola SENAI Armando de Arruda Pereira (1994). Foi coordenador do curso de bacharel em administração no Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 06/08/2012 até 31/07/2014. Atualmente é Professor Concursado Efetivo Adjunto-A da UFS - Universidade Federal de Sergipe, para a Matéria de Ensino Administração da Produção e Operações, Disciplinas Administração da Produção e Operações I e II, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Possui experiência na área de Administração de Empresas, e também na área técnica, mais especificamente em Automação Industrial, Metalurgia de Usinagem, Sistemas de Qualidade, Produção e Operações, onde atuou em seu próprio negócio como gestor de produção por mais de 10 anos. Finalizou, em abril de 2014 e em conjunto com outros pesquisadores, pesquisa aprovada pela FAPESP de Tema: Mecanismos de Articulação Territorial e a Formação de Pólos de Inovação na Aglomeração Industrial Espacial (AIE) de São Paulo - São José dos Campos, Campinas, Santos e Sorocaba, trabalho que auxiliou na elaboração da Tese de Doutoramento.

Jussara Maria Moreno Jacintho, Universidade Federal de Sergipe/ Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP

É doutora em Direito Constitucional, pela PUC/SP ( 2003) ,mestrado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996),especialização em Direito Civil pela FGV/RJ, e é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1988) . Atualmente é professora associada de direito constitucional e de Direito Urbanístico do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. É professora do Mestrado em Direito da UFS, assim como do mestrado profissional em Administração Pública - Rede Profiap. Tem experiência na área de Direito do Estado, com ênfase em Direitos Fundamentais atuando principalmente nos seguintes temas: Direito constitucional;direito administrativo, urbanístico e tributário. Tem também atuação na área de orçamento público. Já coordenou projetos de pesquisa na área de direito público e atualmente é líder de um grupo de pesquisa na área de direito e epistemologia, com ênfase na construção de uma epistemologia que tenha como núcleo o direito à cidade como um direito humano. Já atuou como membro eleita da CPPD, assim como da CPA -setorial da UFS. Atuou como assessora no gabinete da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, assim como na assessoria do gabinete do Secretário da Comunicação Social do Município de Aracaju/Se, construindo larga experiência prática na dinâmica da Administração Pública. Ministra palestras em cursos de capacitação para servidores públicos e tem continuamente participado de bancas de mestrado. Atua como palestrante em cursos no Estado de São Paulo e no Nordeste. Tem livros e artigos publicados na área de direitos humanos e suas repercussões na ordem jurídica nacional.

Referências

BRANS, Jean-Pierre, MACHARIS, Cathy, KUNSH, Pierra, SCHWANINGER, Makus. Combining multicriteria decision aid and system dynamics for the control of socio-economic processes: an iterative real-time procedure. Eur. J. Oper. Res. North-Holland, v. 109, n. 2, 1998, p. 428-441.

BRANS, Jean-Pierre; MARESCHAL, Bertrand. Promethee methods. In: FIGUEIRA, Jose; GRECO, Salvatore; EHRGOTT, Mathias (eds.) Multiple criteria decision analysis: state of the art surveys. Boston: Springer, 2005, p. 163-196

BRASIL. Orientações para o cálculo dos indicadores de gestão: decisão TCU n. 408/2002 - plenário. Brasília: TCU, 2014.

BRASIL. Nota técnica n. 16/2018/CGCQES/Daes. Brasília: Inep, 2018.

DINIZ, Josedilton Alves et al. Impactos da descentralização na economicidade de compras governamentais. CONGRESSO CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA USP, 16, 2016. Anais ... São Paulo: USP, 2016. Disponível em https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos162016/252.pdf. Acesso em 14 jul. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008

GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; SIMÕES GOMES, Carlos Francisco; ALMEIDA, Adiel Teixeira de. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; ARAYA, Marcela Cecilia González; CARIGNANO, Claudia. Tomada de decisão em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2004.

GUIMARÃES, José Ribeiro Soares; JANNUZZI, Paulo de Martino IDH, Indicadores sintéticos e suas aplicações em políticas públicas: uma análise crítica. Revista Brasileira. Est. Urbanos e Regionais, Salvador, v. 7, n. 1, 2005, p. 73-89.

JANNUZZI, Paulo de Martino; MIRANDA, Wilmer Lázaro; SILVA, Daniela Santos Gomes. Análise multicritério e tomada de decisão em políticas públicas: aspectos metodológicos, aplicativo operacional e aplicações. Informática Pública, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, 2009, p. 69-87.

NEMERY DE BELLEVAUX, Philippe. On the use of multicriteria ranking methods in sorting problems. Bruxelles: Université Libre de Bruxelles, 2008. 302f. Thesis (Sciences de L'ingenieur). Faculté des Sciences Appliquée.

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. USA: Project Management Institute, 2017.

UFS. Plano de desenvolvimento institucional 2016-2020. Aracaju: UFS, 2016. Disponível em http://oficiais.ufs.br/uploads/page_attach/path/1005/PDI-UFS_2016-2020__1_-min.pdf. Acesso em 5 jun. 2020.

UFS. Anuário estatístico 2016-2018. Aracaju: UFS, 2019. Disponível em http://indicadores.ufs.br/uploads/page_attach/path/7127/Anu_rio_Estat_stico_da_UFS_2016-2017-2018__final.pdf. Acesso em 5 jun. 2020.

Downloads

Publicado

25-01-2021

Como Citar

Oliveira, K. F. de, Salgado, T. E. O., Zambanini, M. E., & Jacintho, J. M. M. (2021). Utilização da análise multicritério para divisão de recursos financeiros em universidades públicas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e48510, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133848510