A produção do outro incluído em tempos de avaliações em larga escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133841486

Palavras-chave:

avaliação em larga escala, sujeito, inclusão escolar, currículo.

Resumo

As avaliações em larga escala têm se tornado cotidianas no meio educacional. Seus propósitos são o de mensurar a qualidade da educação. Contudo, compreende-se que tais avaliações também produzem e qualificam sujeitos. No Brasil uma das recentes avaliações é a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA -, sobre a qual temos problematizado o modo como os sujeitos com deficiência têm sido produzidos. Nesta pesquisa o objetivo foi o de analisar a produção do sujeito com deficiência nas escolas públicas a partir da Avaliação Nacional da Alfabetização. Para tanto foram analisados documentos que compõe e regulam essa avaliação e foram realizadas entrevistas com professores e diretores de escolas públicas de sete municípios gaúchos. Os dados foram analisados com base nos Estudos Foucaultianos. Destaca-se que a ANA contribuiu para a constituição do outro com deficiência como um sujeito incapaz e invisível a esses avaliadores.

Palavras-chave: avaliação em larga escala; sujeito; inclusão escolar; currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/CNPq).

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Adjunta na a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre en Educação.

Referências

AVELINO, Nildo. Apresentação: Foucault e a anarqueologia dos saberes. In: FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: curso no Collège de France 1979-1980: excertos. São Paulo: Achiamé, 2011.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LOPES, Maura Corcini. A inclusão como ficção moderna. Pedagogia: a revista do curso, São Miguel do Oeste, v. 3, n. 6, 2004, p. 7-20.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão escolar, currículo, diferença e identidade. In: LOPES, Maura Corcini, DAL'IGNA, Maria Cláudi (orgs.). In/exclusão nas tramas da escola. Canoas: Ulbra, 2007, p. 11-33.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2009, p. 153-170.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Henn. Inclusão e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.13-38.

VEIGA-NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: PERES, Eliane et. al (orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: PUCRS, 2008, p. 35-58.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo: um desvio à direita ou delírios avaliatórios. COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 10, 2012. Anais ... Belo Horizonte: UFMG, 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidades, neoliberalismo e educação. In: BRANCO, Guilherme; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Foucault, filosofia e política: Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 35-50.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 11, 2012. Anais ... Braga: UMinho, 2014.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão e governamen¬talidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007, p. 947- 963.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. In: Verve, n. 20, 2011, p. 121-135.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Lockmann, K., & Machado, R. B. (2021). A produção do outro incluído em tempos de avaliações em larga escala. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–11. https://doi.org/10.5902/2318133841486