Avaliação participativa nos espaços pedagógicos: análise de uma instituição escolar do Norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133840714

Palavras-chave:

Avaliação. Participação. Espaços Pedagógicos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar se a experiência de avaliação praticada no espaço pedagógico de uma instituição do Norte do Brasil é participativa. Buscou-se responda a duas indagações: quais são os tipos de avaliação praticados naquele espaço pedagógico e quais são as etapas percorridas para realizar essas avaliações. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica seguida da aplicação do questionário que contém perguntas abertas. Os resultados que mostram que não há avaliação participativa nos espaços pedagógicos na instituição pesquisada e apontam para avaliação teórica e prática como os dois tipos de avaliações mais praticadas pelos professores de educação profissional básica e superior da região Norte do Brasil.

Palavras-chave: avaliação; participação; espaço pedagógico.

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Biografia do Autor

Maria Raimunda Lima Valle, Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro.

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), onde também atua como Pedagoga.

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Distrito Industrial

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor e pesquisador no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Distrito Industrial, onde atua desde o Ensino Médio até o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro

Administrador. Gestor de Projetos. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Valle, M. R. L., Nascimento-e-Silva, D., & Silva, R. O. da. (2021). Avaliação participativa nos espaços pedagógicos: análise de uma instituição escolar do Norte do Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133840714