O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133836102

Resumo

A escola está inserida como componente da atual sociedade das organizações, sendo um dos componentes do macro sistema organizacional, o que sugere a necessidade de uma boa gestão para que se mantenha sustentável e competitiva. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo sugerir o ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Para tanto, utilizou-se o método bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012), que consiste na formulação de questões norteadoras, coleta de dados em livros e bases de dados, organização e interpretação dos dados para a geração das respostas. Os resultados obtidos permitiram constatar que o ciclo PDCA é uma ferramenta que pode contribuir para a eficiência da gestão escolar, pois fornece uma estrutura para a aplicação de métodos de melhoria contínua alicerçados pela teoria do conhecimento gerencial, bem como pode ser utilizado nas mais diversas realidades e instituições de ensino.

Palavras-chave: PCDA; gestão escolar; administração.

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Biografia do Autor

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal do Amazonas

Mestrando do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  no Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro. Graduado em Administração pela Faculdade Literatus (2013), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Maurício de Nassau, em parceria com Idaam Educação (2015)

Erinaldo Silva Oliveira, Instituto Federal do Amazonas

Administrador da Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestrando em Educação no programa Profept-Ifam (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica)

Paulo de Sá Filho, Instituto Federal Goiano

Atualmente é Coordenador Técnico de Cursos no Núcleo Integrado de Educação a Distância do SESI/SENAI GO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Pós graduado em MBA Gestão Estratégica de Negócios; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância; Gestão de Empresas Sucroalcooleiras; Processos Produtivos Criativos; Graduado em Administração de Empresas e Teologia; Graduando em Pedagogia

Daniel Nascimento e Silva, Instituto Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de organizações amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, estratégias organizacionais, administração estratégica, planejamento estratégico e alianças estratégicas

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Silva, R. O. da, Oliveira, E. S., Sá Filho, P. de, & Nascimento e Silva, D. (2019). O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133836102