O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133836102Resumo
A escola está inserida como componente da atual sociedade das organizações, sendo um dos componentes do macro sistema organizacional, o que sugere a necessidade de uma boa gestão para que se mantenha sustentável e competitiva. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo sugerir o ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Para tanto, utilizou-se o método bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012), que consiste na formulação de questões norteadoras, coleta de dados em livros e bases de dados, organização e interpretação dos dados para a geração das respostas. Os resultados obtidos permitiram constatar que o ciclo PDCA é uma ferramenta que pode contribuir para a eficiência da gestão escolar, pois fornece uma estrutura para a aplicação de métodos de melhoria contínua alicerçados pela teoria do conhecimento gerencial, bem como pode ser utilizado nas mais diversas realidades e instituições de ensino.
Palavras-chave: PCDA; gestão escolar; administração.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Ananélia Cláudia Rodrigues de Queiroz. Avaliação da aplicação do ciclo PDCA na tomada de decisão em processos industriais. Belém: UFPA, 2015. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos). Universidade Federal do Pará, Belém. Disponível em http://ppgep.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/Dissertacao2015-PPGEP-MP-AnaneliaClaudiaRodriguesdeQueirozAlbuquerque.pdf. Acesso em 10 jan. 2018.
BATEMAN Thomas S.; SNELL Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração, teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Baureri: Manole. 2012. 522 p.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração dos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DEMING, William Edwards. Out of the crisis. Cambrige: MIT Center for advanced Engineering Study, 1986.
DOURADO, Luís Fernandes. Gestão em educação escolar. 4 ed. Cuiabá: UFMT, 2012.
GATTI, Bernardete A. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, 2014, p. 8-26. Disponível em http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/202. Acesso em 10 jan. 2018.
GRABAN, Mark. Hospitais Lean. 2. ed. Bookman: Porto Alegre, 2013.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização escolar: perspectivas e enfoques. 2. ed. Curitiba: InterSaberes. 2014.
FILHO, Geraldo Francisco. Administração escolar: analisada no processo histórico. Campinas: Alínea, 2006.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS. Instrumento de avaliação de curso de graduação presencial e a distância: reconhecimento, renovação de conhecimento. Brasília: Inep, 2017. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2016/instrumento_2016.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.
JUNG, Elaine. Análise do fluxo de peças zincadas: a importância do PCP dentro da organização. Ijuí: Unijuí, 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação, curso de Administração), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1173/elaineok.pdf?sequence=1. Acesso em 12 jan. 2018.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4 ed., São Paulo: Atlas, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Gestão e organização da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e pratica. 3 ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LIMA, Michele Fernandes; ZANLORENZI, Cláudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Fundamentos de administração: manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Compreendendo o processo gerencial. Manaus: Ifam, 2018. Disponível em http://www.ifam.edu.br/cms/images/stories/arquivos/planej_estrategico/processo_gerencial.pdf. Acesso em 12 jan. 2018.
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Gerente de infraestrutura. Boa Vista: Roraima em Foco, Ciência e Tecnologia, 2018.
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Gestão de organizações de ciência e tecnologia: ferramentas e procedimentos Básicos. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de redação para trabalhos acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos e questões discursivas. São Paulo: Atlas, 2012.
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel et. al. Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 6, n 4, 2013, p. 640-657. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/5826. Acesso em 12 jan. 2018.
NORA, Sílvia Dalla. A participação da família no processo de gestão educacional. Florianópolis: UFSC, 2012, 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização lato-sensu em Gestão Educacional). Disponível em https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14377. Acesso em 10 jan. 2018.
NUNES, Ana Carla; PECCININI, Alejandro Alvarado. O planejamento estratégico na gestão dos serviços hospitalares no Brasil. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTRATÉGIA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 1, 2012. Anais ... Goiânia: UEG, 2012, p. 615-631. Disponível em www.anais.ueg.br/index.php/ciegesi/article/view/1157/917. Acesso em 12 jan. 2018.
OTA, Eric Tatsuya. Os desafios para o uso do planejamento estratégico nas organizações públicas: uma visão de especialistas. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2014. 212f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11825. Acesso em 13 jan. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
SEMEDO, Nilton Emanuel Lopes Tavares Paiva. A gestão democrática da escola: do legislado ao instituído: um estudo de caso numa escola secundária cabo-verdiana. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, 2011. 118f. Dissertação (mestrado em Ciências da Educação). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Disponível em http://recil.grupolusofona.pt/jspui/handle/10437/2900. Acesso em 10 jan. 2018.
SILVA, Harrysson Luiz da et al. Avaliação institucional de prefeituras para desenvolvimento de projetos de gestão social com organizações da sociedade civil de interesse público. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, 2016, p. 124-136. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n44p124. Acesso em 10 jan. 2018.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Personal Education, 2013.
STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edwards. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
TAYO, Michelle Alexandra Morales. Propuesta de um manual de procedimentos internos a la empresa Logika Inteligencia de Mercados. Quito: Pontifícia Universidad Católica, 2015. 160f. Tese (Facultad de Ciencias Administrativas Y Contables), Pontifícia Universidad Católica. Disponível em http://repositorio.puce.edu.ec/bitstream/handle/22000/9108/TESIS%20FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 12 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.