Coordenação de graduação: competências requeridas conforme o processo gerencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863666

Palavras-chave:

Gestão, competência, processo gerencial.

Resumo

Neste texto relata-se resultados de estudo que teve por objetivo vincular as competências necessárias ao cargo de gerência de graduações com as quatro fases básicas do processo de gestão: planejamento, organização, direção e controle. Analisou-se a literatura disponível, organizada com base nas técnicas de análises semântica e de conteúdo, para que pudessem ser visualizadas as respostas às questões norteadoras previamente formuladas. Entendeu-se que o coordenador de graduações precisa dominar conhecimentos de outras áreas do conhecimento para atuar, tais como análise de cenários e geração de produção do curso; gestão de infraestrutura de materiais e serviços, liderança, comunicação e motivação do seu time e aferição da qualidade do trabalho e da produção realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro

Administrador. Gestor de Projetos. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro. Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Antonio Jorge Cunha Campos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ Faculdade de Estudos Sociais

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/ Departamento de Ciências da Administração

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/ Campus Manaus Distrito Industrial

Pós-Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus Distrito Industrial

Referências

ABDEL-BASSET, Mohamed; MOHAMED, Mai; SMARANDACHE, Florentin. An extension of neutrosophic AHP-SWOT analysis for strategic planning and decision-making. Symmetry, Basel, v. 10, n. 16, 2018, p. 1-28.

ABMES. Cenários da educação superior no Brasil: reflexões sobre a nova legislação e os novos instrumentos de avaliação. Brasília: ABMES, 2018.

ALAGRASH, Yasamin; ALGHAYADH, Faisal; ALSHAMMARI, Ahmad; DEBNATH, Debatosh. Cloud computing: a framework for balancing accountability and privacy based on multi-agent system. CYBERSECURITY AND CYBERFORENSICS CONFERENCE, 2019. Melbourne: CCC, 2019.

ALBUQUERQUE, Angelita do Socorro França; MORAIS, Maria Amélia de Souza; LIMA; Marcelo; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Processo de institucionalização: um estudo sobre a experiência do espaço da cidadania ambiental (ECAM). Review of Research, Maharashtra, v. 7, n. 9, 2018, p.1-13.

ARMSTRONG, Michael; Taylor, Stephen. Armstrong's handbook of human resource management practice. London: Kogan Page, 2014.

ATANASOKI, Drashko; ESMEROVA, Emanuela. Graphic displays of managerial business logistics. Anglisticum Journal, Tetovo, v. 8, n. 8, 2019, p. 23-32.

BAGNI, Gustavo; MARÇOLA, Josadak Astorino; ANDRADE, José Henrique de. Desenvolvimento e implementação de um novo modelo de plano mestre de produção (MPS) para uma empresa fabricante de material de escrita. Facef Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, Franca, v. 21, n. 2, 2018, p. 197-210.

BEHRENS, Andrew; NOTEBOOM, Charlie Bakker; BISHOP, David. How can heath tecnology project communications be improved in a hospital. In: Proceedings...Midwest (MWAYS), Oshkosh, Wisconsin, 2019.

BIASIOLI, Renata Maria. Diagnóstico da participação dos servidores técnicos-administrativos (TAs) das coordenações de cursos de graduação do centro de educação e ciências humanas da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2018. 84f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organizações e Sistemas Públicos). Universidade Federal de São Carlos.

BILLIG, Osvaldo Alencar de Oliveira. Restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas: um estudo de caso. Caxias do Sul: UCS, 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Caxias do Sul.

BRASIL. Portaria n. 3.183 de 31 de outubro de 2017: aprova em extrato os indicadores do instrumento de avaliação de cursos de graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. Brasília: MEC, 2017.

BREI, Vinícus Andrade; VIEIRA, Valter Afonso; MATOS, Celso Augusto. Meta-análise em marketing. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 13, n. 2, 2014, p. 84-97.

BRITO, Zenóbia Menezes de; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel; SOARES, Marison Luiz;

SOARES, Melissa Meller. Processo Gerencial: uma análise para suporte à gestão em uma instituição federal de ensino. Anais... COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA, 16, 2016. Anais ... Arequipa: Cigu, 2016.

CANHAM, Sarah; WISTER, Andrew; O’DEA, Eireann. Strengths, weakness, opportunities, and threats to housing first in Metro Vancouver. Evaluation and Program Planning, Vancouver, v. 75, 2019, p. 69-77.

CASTIGLIEGO, Joshua R; WALSH, Michael J; POLLACK, Adam; CLEVELAND, Cutler J. Carbon free Boston: waste technical report. Carbon Free Boston. Waste techical repport 2019. Boston: Boston University, 2019.

D’ÁVILA, Paolo Rosi. Liderança, qualidade de troca social em equipes de trabalho e o comprometimento organizacional: um estudo com peacekeepers brasileiros no Haiti. Rio de JaneiroFGV, 2016. 416f. Tese (Doutorado em Gestão da Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas.

DIXIT, Avinash. Governance institutions and economic activity. American Economic Review, Washington, v. 99, n. 1, 2009, p. 5-24.

GONCZI, Andrew. Competency-based approaches: linking theory and practice in professional education with particular reference to health education. Educ. Philos. Theory, London, n. 45, v. 12, 2013, p. 1290-1306.

GRABAN, Mark. Hospitais Lean. Porto Alegre: Bookman, 2013.

INEP. Instrumento de avaliação de curso de graduação Presencial e a distância: reconhecimento, renovação de conhecimento. Brasília: Inep, 2017.

KANAN, Lilian Aparecida; ZANELLI, José Carlos. Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 18, n. 1, 2011, p. 151-170.

KUIVILA, Heli-Maria; MIKKONEN, Kristina; SJÖGREN, Tuulikki; KOIVULA, Meeri; KOSKIMÄK, Minna; MÄNNISTÖ, Merja ; LUKKARILA, Pirjo; KÄÄRIÄINEN, Maria. Health science student teacher’s perceptions of teacher competence: a qualitative study. Nurse Education Today, v. 84, 2020, p. 1-7.

LAI, Linda. Strategisk kompetansestyring. Bergen: Fagbokforlaget; 2004.

MAZZAROL, Tiim; CLARK, Delwyn N; REBOUD, Sophie. Strategy in action: case studies of strategy, planning and innovation in Australian SMEs. Small Enterprise Research, Sydney, v. 21, 20104, p. 54-71.

NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Gestão de organizações de ciência e tecnologia:

ferramentas e procedimentos básicos. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Compreendendo o processo gerencial. Manaus: Ifam, 2011.

NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de redação para trabalhos acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos, questões discursivas. São Paulo: Atlas, 2012.

NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual do método científico-tecnológico: versão sintética. Florianópolis: DNS, 2020.

NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel; SIMÕES, Chiara da Silva; SOARES, Márison Luiz; PEREIRA, Ana Maria Alves. Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial. Rev. Adm. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 4, 2013.

OLIVEIRA, Erinaldo Silva; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., v. 9, n. 18, 2020, p. 1-17.

OLIVEIRA, Marcelo Martins de; SILVA, Sabrina Soares da; DUARTE, Gabriela Rezende. O uso do sistema de registro de preços para execução de obras e serviços de engenharia no município de Lagoa da Prata/MG. Revista Gestão Pública Práticas e Desafios, Recife, v. 8, n. 2, 2015, p. 1-14.

PALHAS, Gonçalo da Cruz Pardal. Proposta de BSC como sistema de controlo de gestão numa empresa de peritagens do sector automóvel. Lisboa: UL, 2019. 43f. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais). Universidade de Lisboa.

PARASCHIVESCU, Andrei Octavian; COTÎRLET, Paul Claudiu. Quality continuous improvement strategies kaizen strategy - comparative analysis. Economic Transdisciplinary Cognition, Bacau, Romania, v. 8, n. 1, 2015, p. 12-21.

PAYNE, Adrian. Relationship marketing making the consumer count. Managing Service Quality, v. 4, 1994, p. 29-31.

RACHMAWATI, Miatin, NUGRAHAENI, Fitria, MAULUDIYAH, Lailatul. Improving Arabic speaking through mind mapping strategy. Izdihar: Journal of Arabic Language Teaching, Linguistics, and Literature, v. 3, n. 1, 2020, p. 31-44.

RAHMAN, Most Sangida. Women’s participation in Administration: an analysis on Police Administration in Bangladesh. Humanities and Social Sciences, v. 6, n. 6, 2018, p. 182-187.

RATMININGSIH, Ni Made; BUDASI, I Gede; KURNIA, Wira Dharma Asha. Local culture-based storybook and its effect on reading competence. International Journal of Construction, Hong Kong, v. 13, n. 2, 2020, p. 1-16.

REARDON, Robert; FITE, Kathleen; BOONE, Mike; SULLIVAN, Sierra. Critically reflective leadership: Defining successful growth. International Journal of the Whole Child, Murfreesboro, v. 4, n. 1, 2019, p. 20-32.

ROMME, Georges. The quest of professionalism: the case of management of entrepreneurship. Oxford: Oxford University Press, 2016.

SARI, Yeni Permata. Relationship of work motivation with employee performance in the office of education and youth education department of Solok District. PADANG INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION MANAGEMENT AND ADMINISTRATION (PICEMA). Padang, Indonesia, 2018.

SARI, Kartika; PATIMAH, Siti. Improving the quality of human resources in Indonesia to become entrepreneurs. ONE ASIA COMMUNITY CONFERENCE, Tokyo, 2019.

SILVA, Ronison Oliveira. Proposta de autocapacitação para coordenadores de graduação. Manaus: Ifam, 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

SILVA, Ronison Oliveira da; OLIVEIRA, Erinaldo Silva; SÁ FILHO, Paulo de; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v.8, n.17, 2019, p. 1-13.

SLACK, Nigel, Chamber, Stuart; Johnston, Robert. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2009.

SOLGA, Marc von; RYSCHKA, Jurij; MATTENKLOTT, Axel. Personalentwicklung: Gegenstand, Prozessmodell, Erfolgsfaktoren. In: RYSCHKA, J. et al. Praxishandbuch personalentwicklung - instrumente, konzepte, beispiele. Springer Fachmedien. Wiesbaden, 2011.

SONDARI, Endang; ZAIMAR, Yulia Sofiani. Role of PKBM as a world partiner in improving the quality of human resources in marginal communities in the millenium era. Fator Jurnal Ilmiah Kependidikan, v. 6, n. 2, 2019, p. 109-118.

SURNANI, Cristina Wiwik; AMBARRIANI, Anastasia Susty. The pricing practices: management accounting perspective. Review of Integrative Business and Economics Research, v. 8, n. 2, 2019, p. 84-97.

TEMEL, Aydin; KONUK, N; TURAN, N.G; ARDALI, Y. The SWOT analysis for sustainable MSWM and minimization practices in Turkey. Global Nest Journal, v. 20, n. 1, 2018, p. 83-87.

TEODORESCU, Tina. Competence versus competency: what is the difference? Performance Improvement Journal, Mitilene, v. 45, n. 10, 2006, p. 27-30.

UGWU, Michael Chukwudi; CHIEBERE, Emenari Beatrice. Factors militating agains effective library adminstration among library staff in Alex Ekwueme Library, Federal Polytechnic Oko, Ambra State. International Journal of Arts, Language and Business Studies, Okija, Anambra State, v.2, n. 2, 2019, p.170-177.

YAHYA, Omar Abu; ISMAILE, Samantha, ALLARI, Rabia S; HAMMOUDi, Baara M. Correlates of nurses motivation and their demographic characteristics. Nurs Forum, v. 54, 2019, p. 7-15.

YUSNITA, Yeni; ERIYANTI, Fitri; ENGKIZAR, Egkizar; ANWAR, Fuady; PUTRI, Nofrina Eka; ARIFIN, Zainul; SYAFRIL, Syafrimen. The effect of professional education and training for teachers (PLPG) in improving pedagogic competence and teacher performance. Tadris: Jurnal of Keguruan dan Ilmu Tarbiyah, v. 3, n. 2, 2018, p. 123-130.

VIGNATI, Monia Lavra. Metáforas e sua representatividade na gestão acadêmica. Vitória: Ufes, 2019. 101f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

Silva, R. O. da, Campos, A. J. C., Melo, P. A. de, & Nascimento-e-Silva, D. (2021). Coordenação de graduação: competências requeridas conforme o processo gerencial. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63666, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133863666

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)