Articulando estratégia e prospecção: o papel transformador do NDE na gestão dos cursos de Administração no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133886087Palavras-chave:
Educação superior, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), Administração.Resumo
Neste artigo, examina-se as constantes transformações na educação superior do Brasil e o papel dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE – na gestão dos cursos de Administração. O objetivo geral foi o de compreender a produção científica nacional sobre a integração entre o Núcleo Docente Estruturante e a gestão dos cursos de Administração. Utilizou-se uma revisão bibliográfica nas bases Scielo, Scopus, Web-of Science e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes, com um enfoque em estudos nacionais sobre a integração entre o NDE e a gestão dos cursos de Administração. Como resultados, identificaram-se lacunas na literatura sobre a eficácia estratégica do NDE, evidenciando a necessidade de pesquisas adicionais e uma análise menos restritiva nas buscas bibliográficas. Conclui-se que o NDE deve ser reconhecido por seu potencial estratégico e não apenas operacional, com ênfase na qualidade e na governança pedagógica, garantindo uma educação superior em Administração de alta qualidade.
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