Articulating strategy and prospecting: the transformative role of the NDE in managing Administration courses in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886087

Keywords:

Higher education, Structuring Teaching Nuclei (NDE), Administration.

Abstract

The article investigates the ongoing transformations in higher education in Brazil and the role of the Structuring Teaching Nuclei – NDE – in the management of Business Administration courses. The general objective was to understand the national scientific production on the integration between the Structuring Teaching Center – NDE – and the management of Administration courses. A bibliographic review was conducted using databases such as Scielo, Scopus, Web-of Science, and the Digital Library of Theses and Dissertations from Capes, focusing on national studies concerning the integration between the NDE and the management of Business Administration courses. The results identified gaps in the literature regarding the strategic efficacy of the NDE, highlighting the need for further research and a less restrictive approach in bibliographic searches. The conclusion is that the NDE should be acknowledged for its strategic potential rather than merely its operational role, emphasizing quality and pedagogical governance to ensure high-quality higher education in Business Administration.

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Author Biographies

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense


 

 

Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Desde 2019, é Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Administração – Comércio Exterior. Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação e regulação da educação superior e gestão acadêmica. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas e executivas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias de gestão dos indicadores provenientes do ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integrao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC. 

Bruna Feiden, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária (PPGAU/UFSC)

 

Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016).Foi Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU - Região Brasil, da Organização Universitária Interamericana OUI, Canadá, de 2010 a 2019. Foi Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração . Universitária INPEAU, de 2004 a 2023. Foi Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL; foi Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD, da UFSC de 2018 a 2022 e Subchefe do Departamento de Ciências da Administração, desde 2022. Atualmente, é Presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração . Universitária INPEAU

Giancarlo Moser Moser, Universidade do Sul de Santa Catarina

Universidade do Sul de Santa Catarina

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Published

2024-02-16

How to Cite

Francisco, T. H. A., Feiden, B., Melo, P. A. de, & Moser, G. M. (2024). Articulating strategy and prospecting: the transformative role of the NDE in managing Administration courses in Brazil. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86267. https://doi.org/10.5902/2318133886087