Gestão pedagógica no bloco de alfabetização a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133840675Palavras-chave:
educação básica, bloco pedagógico, gestão pedagógica.Resumo
Neste texto são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com as professoras do bloco pedagógico e a coordenadora pedagógica de uma escola de Santa Maria/RS. O objetivo foi compreender como ocorre a gestão pedagógica dos processos de escolarização no ciclo de alfabetização com a implantação do ensino fundamental de 9 anos. Destacamos que o trabalho do professor é perpassado por mudanças legais que influenciam na sua organização. Assim, ele requer uma atenção constantes às emergências sociais e culturais e às necessidades das crianças, visando a qualificar as práticas pedagógicas. A gestão pedagógica requer ir além da sala de aula, configurando-se em um espaço de trabalho colaborativo para qualificar o processo de alfabetização no bloco pedagógico.
Palavras-chave: educação básica; bloco pedagógico; gestão pedagógica.
Downloads
Referências
BAUER, Martin W; GASKELL George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Verbetes. In: MOROSINI, Marília (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário II, cap. X, 2006.
BOLZAN, Doris Pires Vargas (org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 1, 2013, p. 97-110.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara Fderal, 1996.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do planejamento e a rotina do ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2, unidade 2. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades: ano 3, unidade 7. Brasília: MEC, 2012b.
Brasil. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 4. Brasília: MEC, 2015.
BRAUN, Jordana Rex. Ciclo de alfabetização: elementos que compõem o processo de ensinar e de aprender. Santa Maria: UFSM, 2017. 87f. Monografia (conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.
BRAUN, Jordana Rex. O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2019. 152f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.
HORN, Claudia Inês et al. Pedagogia do brincar. Porto Alegre: Mediação, 2014.
ISAIA, Tatiane Peixoto. A interação grupal entre pares e a sua repercussão no processo de construção da lecto-escrita. Santa Maria: UFSM, 2008. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria.
LARROSA, Jorge et al. Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa y educacion. Barcelona: Alertes, 1995.
LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2008.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MILLANI, Silvana Martins Freitas; PEREIRA, Vilsiane. Circuito de atividades: contribuições ao processo de construção da lecto-escrita. In: BOLZAN, Doris P. V. Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007, p. 32-55.
SERRANO, Francisco Perujo. Pesquisar no labirinto: a tese de doutorado, um desafio possível. São Paulo: Parábola, 2011.
VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Lingua¬gem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/USP, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.