A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais

Autores

  • Daniela Dal Ongaro
  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Tasia Fernanda Wisch

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829684

Resumo

Neste artigo apresenta-se resultados de pesquisa que teve por objetivo foi investigar quais concepções a equipe gestora tem acerca das variáveis socioculturais apresentadas pelos estudantes e como se utiliza destes conhecimentos na organização da vida/realidade escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada envolveu entrevistas narrativas semiestruturadas e também a análise documental. Assim, identificaram-se as concepções e experiências da equipe escolar em relação à organização da vida/realidade escolar assentada na valorização das alianças de variáveis socioculturais. Contudo, inferimos que o contexto escolar articulado às experiências socioculturais é imperativo na construção de um ensino e de uma aprendizagem dotada de sentido e significado para os estudantes.

Palavras-chave: equipe gestora, vida/realidade escolar, alianças de variáveis socioculturais.

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Publicado

18-04-2018

Como Citar

Dal Ongaro, D., Bolzan, D. P. V., & Wisch, T. F. (2018). A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 9–24. https://doi.org/10.5902/2318133829684

Edição

Seção

Artigos