A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829684Resumo
Neste artigo apresenta-se resultados de pesquisa que teve por objetivo foi investigar quais concepções a equipe gestora tem acerca das variáveis socioculturais apresentadas pelos estudantes e como se utiliza destes conhecimentos na organização da vida/realidade escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada envolveu entrevistas narrativas semiestruturadas e também a análise documental. Assim, identificaram-se as concepções e experiências da equipe escolar em relação à organização da vida/realidade escolar assentada na valorização das alianças de variáveis socioculturais. Contudo, inferimos que o contexto escolar articulado às experiências socioculturais é imperativo na construção de um ensino e de uma aprendizagem dotada de sentido e significado para os estudantes.
Palavras-chave: equipe gestora, vida/realidade escolar, alianças de variáveis socioculturais.
Downloads
Referências
BOLZAN, Dóris Pires V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: um estudo a partir de narrativas de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ufrgs, 2001. 280f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BOLZAN, Dóris Pires V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
BOLZAN, Dóris Pires V. Narrativa sociocultural. In: MOROSINI, Marília. Enciclopédia de pedagogia universitária. Brasília: Inep, 2006.
DAL ONGARO, Daniela. As variáveis socioculturais como mobilizadoras do planejamento didático do professor. Santa Maria: UFSM, 2013. 95f. Monografia (trabalho de conclusão de curso de Pedagogia). Universidade Federal de Santa Maria.
DRABACH, Neila Pedrotti; MOUSQUER, Maria Elizabete Londero. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, 2009, p. 258-285.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, 2000, p. 21-39.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 2012.
LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2011.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003, p.156-168.
SANTA MARIA. Projeto político-pedagógico. Santa Maria: Smed, 2012.
VYGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.