Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133830806

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de uma pesquisa qualitativa, narrativa e sociocultural, que teve como contexto de pesquisa uma instituição de ensino superior pública e como sujeitos os chefes de departamentos didáticos. O foco do estudo foi a dimensão categorial gestão universitária. O objetivo do estudo foi compreender o processo de desenvolvimento da gestão universitária. Destacamos que a gestão universitária é constituída e impulsionada por meio dos vieses das políticas públicas, da gestão educacional acadêmica, das estratégias e políticas organizacionais, do viés modelo de gestão concebido pela instituição e do viés contextual social, cultural e histórico. Assim, é possível afirmar que atuar como gestor em uma IES implica em compreender os processos de gestão, logo, a maneira como cada um desses vieses permeia o cotidiano da instituição. A gestão universitária requer ir além das ações administrativas e burocráticas, configurando-se em um processo permeado por distintos elementos que culminam na manutenção dos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: educação superior; gestão de departamento didático; professor gestor; narrativas socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andiara Dewes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia e especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do Curso de Mestrado em Educação e do curso de Licenciatura em Educação Especial da mesma instituição.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

É professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BOLZAN, Doris Pires Vargas; [et al]. Aprendizagem da docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Relatório Final do Projeto de Pesquisa n° 032835, GAP/CE/UFSM, 2016.

CASTRO, Alessandro de. Gestão financeira: a sustentabilidade financeira e a interação acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 197-197.

CERDEIRA, Luisa. Os desafios da gestão do ensino superior: algumas tendências e tensões. In: CUNHA, Maria Isabel da; BROILO, Cecilia Luiza (orgs.). Qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, p. 79-98.

DEWES, Andiara. Gestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes da educação superior pública. 2017. 230f. Santa: UFSM, 2017. Monografia (especialização em Gestão Educacional). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013.

GOLDCHLEGER, Lizika Pitpar; IVOGLO, Milana; COLOMBO, Sonia Simões. Gestão do capital humano nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 198-220.

NUNES, Mekler Nichele. Dos passos estratégicos aos caminhos do marketing educacional. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 263-279.

REIS, Fábio José Garcia dos. Perspectivas da gestão universitária. Taubaté: Cabral, 2003.

SOUSA, Ana Maria Costa de. Gestão acadêmica atual. In: COLOMBO, Sonia Simões; RODRIGUES, Gabriel Mario. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 97-110.

SQUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.

TOFIK, Denise Sawaia. A gestão acadêmica nas instituições de ensino superior. In.: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 104-116.

Downloads

Publicado

18-04-2018

Como Citar

Dewes, A., & Bolzan, D. P. V. (2018). Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 39–53. https://doi.org/10.5902/2318133830806

Edição

Seção

Artigos