Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133830806Resumo
Neste texto apresentam-se resultados de uma pesquisa qualitativa, narrativa e sociocultural, que teve como contexto de pesquisa uma instituição de ensino superior pública e como sujeitos os chefes de departamentos didáticos. O foco do estudo foi a dimensão categorial gestão universitária. O objetivo do estudo foi compreender o processo de desenvolvimento da gestão universitária. Destacamos que a gestão universitária é constituída e impulsionada por meio dos vieses das políticas públicas, da gestão educacional acadêmica, das estratégias e políticas organizacionais, do viés modelo de gestão concebido pela instituição e do viés contextual social, cultural e histórico. Assim, é possível afirmar que atuar como gestor em uma IES implica em compreender os processos de gestão, logo, a maneira como cada um desses vieses permeia o cotidiano da instituição. A gestão universitária requer ir além das ações administrativas e burocráticas, configurando-se em um processo permeado por distintos elementos que culminam na manutenção dos processos de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: educação superior; gestão de departamento didático; professor gestor; narrativas socioculturais.
Downloads
Referências
BOLZAN, Doris Pires Vargas; [et al]. Aprendizagem da docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Relatório Final do Projeto de Pesquisa n° 032835, GAP/CE/UFSM, 2016.
CASTRO, Alessandro de. Gestão financeira: a sustentabilidade financeira e a interação acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 197-197.
CERDEIRA, Luisa. Os desafios da gestão do ensino superior: algumas tendências e tensões. In: CUNHA, Maria Isabel da; BROILO, Cecilia Luiza (orgs.). Qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, p. 79-98.
DEWES, Andiara. Gestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes da educação superior pública. 2017. 230f. Santa: UFSM, 2017. Monografia (especialização em Gestão Educacional). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013.
GOLDCHLEGER, Lizika Pitpar; IVOGLO, Milana; COLOMBO, Sonia Simões. Gestão do capital humano nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 198-220.
NUNES, Mekler Nichele. Dos passos estratégicos aos caminhos do marketing educacional. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 263-279.
REIS, Fábio José Garcia dos. Perspectivas da gestão universitária. Taubaté: Cabral, 2003.
SOUSA, Ana Maria Costa de. Gestão acadêmica atual. In: COLOMBO, Sonia Simões; RODRIGUES, Gabriel Mario. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 97-110.
SQUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.
TOFIK, Denise Sawaia. A gestão acadêmica nas instituições de ensino superior. In.: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 104-116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.