Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133840662Palavras-chave:
Mestrado Profissional, Pós-Graduação, Formação Continuada, Produtos Educacionais.Resumo
Por meio deste estudo objetivou-se identificar e analisar os produtos educacionais decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com base no estado do conhecimento das dissertações disponíveis no repositório digital da UFSM, relativas às turmas que defenderam os trabalhos em 2017 e 2018. Constatou-se que das 53 dissertações destacam-se com maior incidência: propostas de formação continuada (24%), planejamento estratégico (9%), diretrizes (9%). Assim, foi possível identificar as maiores demandas e inquietações dos profissionais da educação, bem como os tipos de produtos que foram propostos para qualificar a atuação desses profissionais no trabalho.
Palavras-chave: mestrado profissional; pós-graduação; formação continuada; produtos educacionais.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2018, p. 30-41.
BRASIL. Parecer n. 977, de 3 de dezembro de 1965. Conceitos de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado; aconselha jornada de 360 a 450 horas anuais de atividades coletivas; autorização específica para os cursos stricto sensu. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf. Acesso em 7 mar. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020). Brasília: Capes, 2010. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em 5 jul. 2019.
BRASIL. Portaria n. 47, de 17 de outubro de 1995. Procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87/83. Acesso em 8 abr. 2019.
BRASIL. Portaria n. 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf. Acesso em 8 abr. 2019.
DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane. Políticas públicas para a formação de professores e contextos emergentes na Ensino superior. Revista Internacional de Ensino superior, Campinas, v. 1, n. 2, 2015, p. 160-181.
FIALHO, Nadia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados profissionais em educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. 63, 2017, p. 19-34.
FISCHER, Tânia. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 4, 2005, p. 24-29.
FREIRE. Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernardete Angelina. A pesquisa em mestrados profissionais. FÓRUM DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, 1, 2014. Anais ... Salvador: Uneb, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002.
LATINI, Rose Mary et al. Análise dos produtos de um mestrado profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 4, n. 2, 2011, p. 45-57.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio; NARDI, Roberto. O mestrado profissional na área de ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2009, p. 1-9.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2014, p. 154-164.
UFSM. Projeto pedagógico de curso Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Santa Maria: UFSM, 2015. Disponível em http://w3.ufsm.br/pppg/wp-content/uploads/2016/03/PPC_MESTRADO-PROFISSIONAL_2015.pdf. Acesso em 9 abr. 2019.
ZAIDAN, Samira; FERREIRA, Maria Cristina Costa; KAWASAKI, Terezinha Fumi. A pesquisa da própria prática no mestrado profissional. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 88-103, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.