O projeto político-pedagógico em sua construção e implantação compartilhada: o estudo de caso de uma comunidade escolar

Autores

  • Samuel Robaert UFSM
  • Marilene Gabriel Dalla Corte UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113757

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem reflexiva sobre as concepções dos gestores, professores e demais integrantes de uma escola de educação básica do município de Três Passos – RS acerca do Projeto político-pedagógico (PPP), no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na escola e na concretização de ações que visem à implementação das ideias e pressupostos contidos neste documento. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB Nº 9.394/96, cabe as escolares se apropriarem dos princípios de autonomia, coletividade e participação para a construção e consecução do PPP, entretanto, passados vários anos, permanecem muitos equívocos e dúvidas quanto à elaboração e a implementação do Projeto político-pedagógico. Com esta pesquisa constatou-se que o PPP não se constitui, necessariamente, um documento norteador dos pressupostos e ações educacionais na escola, faltando, efetivamente, o espaço de compartilhamento, de reflexão e de re-definição das ações educacionais.

Palavras-chave: gestão escolar, projeto político-pedagógico, comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Samuel Robaert, UFSM

Mestrando em educação pelo PPGE (Programa de Pós Graduação em Educação) - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS, especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2012), licenciado em Química pela UNIJUÍ (2007), professor da educação básica, técnica e tecnológica no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto - RS.

Marilene Gabriel Dalla Corte, UFSM

Doutora em Educação PUCRS (2011); Mestre em Educação UFSM (2004); Especialista em Administração e Supervisão Escolar UFSM (2000); Especialista em Psicopedagogia FAFRA (1997); Graduada em Pedagogia FIC (1992). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

29-06-2014

Como Citar

Robaert, S., & Dalla Corte, M. G. (2014). O projeto político-pedagógico em sua construção e implantação compartilhada: o estudo de caso de uma comunidade escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 63–82. https://doi.org/10.5902/2176217113757

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