Contribuições da gestão escolar para a qualidade da educação

Autores

  • Leticia Degrandi Gelatti
  • Lorena Inês Peterini Marquezan Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110825

Resumo

Este trabalho é fruto da pesquisa em uma escola municipal de Santa Maria, RS, sobre os resultados desta no Ideb/2011. O objetivo da pesquisa foi investigar que ações são desenvolvidas pela gestão da escola para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e contribuir para esse sucesso. A metodologia adotou a abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de estudo de caso, entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação, pesquisa no projeto político-pedagógico da escola e dados quantitativos sobre o Ideb. Como resultados da pesquisa percebeu-se que, nessa escola a democracia é vivenciada na práxis pedagógica e social, bem como as ações que facilitam o sucesso escolar são planejadas e vivenciadas com a participação de toda a comunidade escolar, características de uma educação de qualidade.

Palavras-chave: gestão escolar, avaliação, Ideb, qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Lorena Inês Peterini Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria.

Lorena Inês Peterini Marquezan é professora no Cento de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.
Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97119-900 - Santa Maria - RS - Brasil.
E-mail: lorenamarquezan@yahoo.com

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Publicado

20-11-2013

Como Citar

Gelatti, L. D., & Marquezan, L. I. P. (2013). Contribuições da gestão escolar para a qualidade da educação. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(4), 43–62. https://doi.org/10.5902/2176217110825

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