O impacto das diretrizes nacionais para a formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842328

Palavras-chave:

projeto pedagógico, administração pública, formação humanística, UFRRJ

Resumo

Neste texto discute-se os resultados da reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação em Administração Pública de 2017 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em cotejo com o projeto pedagógico de 2010 e as críticas contidas acerca deste em Baptista (2017). Analisamos 38 disciplinas que compõem a formação do discentes em créditos contidas no PPCGAP, especificamente nos atentando sobre ementas de 24 disciplinas obrigatórias quanto: objetivo geral, objetivos específicos, ementa, conteúdo programático, referências bibliográficas. No caso do novo PPCGAP/2017 da UFRRJ podemos situar uma formação humanística. No ciclo de formação básica, que vai do 1º ao 4º período, quase 65% das disciplinas abordam questões de desigualdade social, classe, gênero, raça e sexualidade. No novo PPCGAP/2017 há menção clara e direta aos tipos de desigualdades, violação de direitos e o compromisso do gestor público para com a resolução destes e outros problemas. Por fim, pode-se afirmar que o novo PPCGAP/2017 é pautado em sentido humanístico, crítico e situado em perspectiva democrática no âmbito de combate às desigualdades sociais.

Palavras-chave: projeto pedagógico, administração pública, formação humanística, UFRRJ.

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Biografia do Autor

Vinicius Ferreira Baptista, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Referências

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Baptista, V. F. (2021). O impacto das diretrizes nacionais para a formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133842328