Perspectivas de desigualdades sociais no curso de graduação em Administração Pública de uma universidade pública federal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829657Resumo
Neste texto discute-se a percepção de estudantes do curso de graduação em Administração Pública de uma universidade federal em relação às dimensões de desigualdades sociais de gênero, raça e diversidade sexual. Apoiamo-nos na análise bibliográfica e pela pesquisa de campo. Percebemos que as três dimensões são pouco discutidas, quando não negligenciadas, o que provoca resistência e pouca abertura às mesmas, gerando incômodos quando são abordadas. Ao se negligenciar, propositadamente, a abordagem das três dimensões, ou de outras que tratem de grupos sociais marginalizados, põe-se em xeque a universidade como local de debate e reflexão sobre ideias e problemas sociais.
Palavras-chave: projeto pedagógico; administração pública; desigualdades sociais.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, 2010, p. 1381-1416.
ATKINSON, Anthony B. Desigualdade: o que pode ser feito. São Paulo: Leya, 2015.
BAPTISTA, Vinicius Ferreira. Diretrizes nacionais e o descompasso na formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 6, n. 13, 2017, p. 101-119.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2010.
CNE. Resolução CNE/CES n. 1, de 13 de janeiro de 2014. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14957-rces001-14&category_slug=janeiro-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 jun. 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo: São Paulo, 2016.
DYE, Thomas R. Understanding public policy. 14th. ed. United States: Pearson Education, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2009.
HOOKS, Bell. Ensinando e transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HOULSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. Companhia das Letras: São Paulo, 2013.
HRUSCHKA, Janete; MAIO, Eliane Rose. Gênero e diversidade sexual: análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas estaduais de Londrina/PR - ensino médio. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 78-89, 2015.
MINELLA, Luzinete, Simões. Temáticas prioritárias no campo de gênero e ciências no Brasil: raça/etnia, uma lacuna? Cadernos Pagu, Campinas, v. 40, 2013, p. 95-140.
PASSOS, Joana Célia dos. Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, 2015, p. 155-182.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, Seesp/MEC, ano I, n. 1, out. 2005, p. 19-23.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano XII, 2009, p. 10-16.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
UNIVERSIDADE X [UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO]. Projeto pedagógico do curso de Administração Pública. Seropédica: UFRRJ, 2010.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitário de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 32, 2006, p. 226-237.
WALKER, Alice. Rompendo o silêncio: um poeta diante do horror em Ruanda, no Congo Oriental e na Palestina/Israel. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.